Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Jorge e Mateus
9 celebridades sertanejas com os cachês mais altos da atualidade
Milton Nascimento
Milton Nascimento apresenta filho adotivo no programa de Pedro Bial
Katy Perry
Katy Perry paga bebida para fãs, que abandonam show de imediato
Avicii
DJ Avicii terá funeral privado somente para família
Igor Miranda
Ver Colunas de Igor Miranda

#artigo

38 anos de Daron Malakian

7/18/2013 1:27:38 AM
(Foto: Getty Images)


Aos 38 anos que são completos no dia de hoje, é possível dizer que o multi-instrumentista Daron Malakian tem enorme relevância no metal enquanto cenário geral. Consagrado por seu trabalho como guitarrista e vocalista de apoio do System Of A Down, Daron encontrou um novo modo de se expressar como músico.

Além de guitarra, Malakian domina uma enorme gama de instrumentos de corda, como baixo, viola, banjo, ukelele, sitar e bandolim, entre outros, bem como toca bateria, teclado , e por aí vai.



Seu estilo único como guitarrista, seu talento para compor e sua performance vocal em contraponto com a do companheiro Serj Tankian foram decisivos para o sucesso do SOAD, apesar de não ser o único projeto de sua carreira.

Início

Assim como seus colegas de System Of A Down, Malakian tem descendência armênia. No entanto, foi o único que nasceu nos Estados Unidos. Oriundo de Los Angeles, Califórnia, Daron sempre esteve ligado às artes: seu pai era dançarino e artista visual, enquanto sua mãe trabalhava com esculturas.



Aos quatro anos, teve seu primeiro contato com o rock. Foi apresentado ao Kiss, através de um primo. Logo após, esteve em contato com Van Halen, Iron Maiden e outros grupos do hard rock e heavy metal.

Com onze anos de idade, decidiu que queria aprender a tocar bateria, mas seus pais não deixaram por não ser possível "desligá-la". Então, ganhou uma guitarra e durante os dois primeiros anos com o instrumento, aprendeu o instrumento de ouvido.



Seu gosto musical versátil durante a adolescência colaborou para a sua formação e performance únicas. Ao mesmo tempo que gostava de bandas de thrash metal como Slayer, Metallica e Sepultura, apreciava os Beatles e cita John Lennon como sua maior influência na composição de letras.

Pré-System

No ano de 1993, Daron Malakian conheceu Serj Tankian, que até então era tecladista, ensaiando no mesmo estúdio mas com bandas diferentes. A primeira banda com os dois foi formada logo depois.



Nomeada Soil, contava com Shavo Odadjian como guitarrista base e empresário. Logo, Shavo se tornou o baixista. Permaneceram com o baterista Andy Khachaturian, que foi substituído por John Dolmayan em 1997. Nascia, então, o SOAD.

System Of A Down

A salada mista do SOAD tem muito de Daron Malakian. O grupo surgiu na onda do new metal, mas não tem nada desse gênero. Agrega elementos do rock/metal alternativo no geral, tendo muito de Faith No More, além de elementos do thrash metal, jazz/fusion, rock/metal industrial e folk music da Armênia.



Apesar do atual hiato que a banda vive, sua influência permanece notável. O grupo, que pode voltar às atividades a qualquer momento, conquistou a primeira posição das paradas dos Estados Unidos em três de seus cinco lançamentos.

A fama do SOAD no Brasil vem desde os primórdios do grupo. Mesmo em tempos não tão globalizados, seus dois primeiros trabalhos, "System Of A Down" (1998) e "Toxicity" (2001) conquistaram disco de platina e ouro, respectivamente, por vendas acima da média.



O grupo, aliás, arrastou multidões em sua única turnê pelo Brasil, que aconteceu em 2011 e contou com shows nas cidades de São Paulo (Chácara do Jockey) e Rio de Janeiro (Rock In Rio IV).

Além-SOAD

Alguns anos após o estouro do System Of A Down, Daron passou a comandar, assumindo os vocais principais além da guitarra, um projeto paralelo. Foi justamente do Scars On Broadway que nasceu um dos grandes hits do System: "B.Y.O.B.", lançada em 2005.



O Scars On Broadway contou com John Dolmayan até o ano passado e tem apenas um disco lançado, autointitulado, de 2008, além de dois singles posteriores. Há rumores de que o grupo deve colocar nas prateleiras um novo disco neste ano, com a bateria gravada pelo próprio Daron. No entanto, não há atualizações sobre esse trabalho.

Malakian também atua como produtor, tendo trabalhado com as bandas The Ambulance e Bad Acid Trip. Além disso, participou como baterista em uma música do Cypress Hill.

por Igor Miranda

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2018

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2018 Petaxxon Comunicação Online