Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Dave Grohl
Líder do Foo Fighters, Dave Grohl sofreu depressão em 2015
Rock in Rio
Vibrador, armas e outros itens bizarros são apreendidos no Rock In Rio
Shakira
Shakira surge pintada e dourada em clipe para 'Perro Fiel'
Alicia Keys
Com líder indígena, Alicia Keys faz protesto no Rock In Rio
Igor Miranda
Ver Colunas de Igor Miranda

#artigo

5 astros da música dos anos 80 e 90 que a internet reviveu

7/10/2017 4:35:00 PM
A internet tem um combo de características que favorece a nostalgia de ídolos da cultura pop. O ambiente virtual privilegia movimentos e situações autênticas, que não sejam programadas, nem forçadas por alguém. E tudo o que já teve fama algum dia pode retomar sua popularidade por meio das redes sociais.


O poder das redes no Brasil tem sido evidenciado por alguns fenômenos recentes. O mais recente tem a ver com Gretchen, que, graças ao apelo popular no Twitter - onde sua imagem ilustra milhares de memes -, estrelou um clipe de Katy Perry. O lyric video para "Swish Swish" chegou a público há uma semana e, desde então, acumulou mais de 16 milhões de visualizações.

Fora da música, a personagem Cuca, do "Sítio do Pica-pau Amarelo", se destacou após internautas estrangeiros utilizarem sua imagem para ilustrar diversos memes, em especial, no Twitter. A vilã da história de Monteiro Lobato se internacionalizou de forma não-programada, pois não aparece na TV há quase uma década.

Apesar dos exemplos nacionais, isso também acontece com ícones do exterior. As situações que transformam celebridades pop em memes são tão variáveis que cada caso descrito nesse artigo ocorreu de forma diferente.

Na lista abaixo, resgatei cinco ícones da música, tanto brasileiros quanto gringos, que tiveram novos momentos de glória graças aos memes. Veja:

Gretchen



O caso de Gretchen já foi citado na introdução deste artigo, mas vale a pena descrevê-lo com mais detalhes.

Há alguns anos, Gretchen se tornou uma espécie de "imagem padrão" para muitos memes, em especial no Twitter, onde os internautas a adoram. Curiosamente, a Rainha do Bumbum pouco utilizava as redes sociais e não aparecia tanto na mídia na época em que se transformou em um "fenômeno viral": atualmente, ela mora na França com seu marido, o empresário português Carlos Marques.



Alguns artistas com forte base de fãs no Brasil, como Katy Perry e Bruno Mars, chegaram a conhecer os memes de Gretchen após internautas enviarem, de forma exaustiva, as imagens da Rainha do Bumbum para ilustrar alguma situação. Geralmente, os GIFs (formato de imagem em movimento) são feitos a partir de participações da brasileira em programas de TV - em especial, sua passagem pelo reality show "A Fazenda", da TV Record.

Katy Perry teve a sacada de trabalhar com Gretchen para expandir, ainda mais, seu público no Brasil. E a participação da Rainha do Bumbum no lyric video de "Swish Swish" consolida, ainda mais, a imagem dela como rainha, também, dos memes.



"Os meus fãs começaram a dizer para ela que seria muito legal se ela fizesse qualquer coisa comigo, eles começaram a mandar para ela os meus memes, os meus GIFs. E ela se interessou, entrou em contato com o meu empresário e falou sobre o interesse que ela tinha em fazer esse clipe comigo", contou Gretchen, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Gretchen antecipou, durante a mesma entrevista, que a parceria com Katy Perry não se limitará ao lyric video de "Swish Swish". "A continuação dessa parceria eu não posso adiantar nada, porque nós assinamos um termo de confidencialidade. Tem muito mais coisa por aí, mas por enquanto é só isso que eu posso falar", afirmou.

Molejo



A transformação do Molejo em ícone das redes sociais passou por diversas etapas. E houve uma pitada, ainda que questionável, de "internacionalização".

No início desta década, o grupo de pagode foi resgatado em uma espécie de movimento para provar que suas músicas são melhores que as dos Beatles. Imagina-se que isso tenha começado com o site de humor Não Salvo, ainda que alguns registros apontem discussões anteriores sobre o bordão "Molejo é melhor que Beatles".



Os memes passaram a circular sob a ótica de que o Molejo é superior musicalmente aos Beatles e fizeram com que o grupo de pagode fosse apresentado a públicos mais jovens. Além disso, a situação proporcionou um flashback aos que conheceram hits do porte de "Cilada", "Dança da vassoura" e "Brincadeira de criança".

Algum tempo depois, páginas que resgatam o pagode da década de 1990 começaram a se popularizar e a apresentar o som de grupos como o Molejo nas redes sociais. E a grande "cartada" aconteceu no fim de 2016, quando a cantora Lady Gaga divulgou uma música, intitulada "Perfect Illusion", cuja letra traduzida se assemelhava ao refrão de "Cilada", dos pagodeiros.




A comparação fez com que o Molejo disparasse em reproduções nas plataformas de streaming, como o Spotify. Até o perfil de Lady Gaga no Facebook brincou com a situação, com uma publicação feita exclusivamente ao público brasileiro - por isso, a internacionalização, tão comentada, não ocorreu.



Raça Negra



O sucesso de páginas nas redes sociais dedicadas ao pagode - e até ao futebol - dos anos 1990 fez com que o Raça Negra também fosse bastante lembrado. Músicas como "Cheia de manias" e "É tarde demais" voltaram a ser lembradas por milhares de internautas.



Contudo, o Raça Negra ilustrou ainda mais memes após um vídeo antigo, de um pequeno fã do grupo, ter sido resgatado na internet. A filmagem mostra o garoto participando do programa "Topa tudo por dinheiro", de Silvio Santos, no SBT.



Graças ao recente "boom", o vocalista do Raça Negra, Luiz Carlos, confirmou, em recente entrevista ao G1, que o grupo pretende regravar a música "Cheia de manias" em inglês e espanhol. "É a força da molecada, que 'viralizou' (a música). A gente vai gravar essa música por causa da internet. Uma versão em inglês e uma em espanhol", afirmou.

Eurythmics



A dupla de synthpop Eurythmics havia conquistado uma sobrevida com um público muito específico, antes do "boom" da internet: os fãs de rock do fim da década de 1990. Em 1995, um dos maiores sucessos do duo, "Sweet Dreams (Are Made Of This)", foi regravado por Marilyn Manson em uma versão bem dark.





Novamente, um público bem específico - o brasileiro - fez com que o Eurythmics, que encerrou suas atividades na década passada, voltasse a ser comentado. No primeiro semestre de 2017, viralizou um vídeo em que um convidado do programa "Casos de família", do SBT, dançava no chão ao som de "Sweet Dreams".



Curiosamente, a música originalmente utilizada pelo programa nem foi "Sweet Dreams". Contudo, foi a edçião feita por um internauta, ao som do hit do Eurythmics, que repercutiu na internet (veja a partir de 3min30seg).



Smash Mouth



No fim da década de 1990, o Smash Mouth se popularizou com alguns hits, como "All Star". E eis que a canção voltou a ser bastante comentada, especialmente no exterior, devido a uma série de memes relacionadas a ela.



O viral mais famoso tem a ver com o youtuber Jon Sudano, que fez uma série de vídeos cantando a letra de "All Star" sob diversas melodias.



Apesar da homenagem ter feito com que "All Star" retomasse repercussão nas redes sociais, o vocalista do Smash Mouth, Steve Harwell, disse em entrevista ao Stereogum que não gosta da brincadeira de Jon Sudano.

por Igor Miranda

#interessante

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2017

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2017 Petaxxon Comunicação Online