Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
João Gilberto
Criador da bossa nova, João Gilberto vive em 'absoluta penúria financeira'
The Grammy Awards
'Despacito' domina Grammy Latino 2017 com quatro prêmios
Anitta
Anitta está oficialmente 'casada' com Thiago Magalhães
Janet Jackson
Nariz de Janet Jackson está 'caindo', diz cirurgião plástico
Igor Miranda
Ver Colunas de Igor Miranda

#artigo

54 anos de Richie Sambora

7/11/2013 3:45:56 PM



(Foto: Getty Images)

Guitarrista consagrado pela banda que carrega o sobrenome de seu colega, Richie Sambora não se resume apenas ao Bon Jovi. Também é cantor, produtor, compositor, toca diversos instrumentos como piano e instrumentos de sopro, e exerce papel tão importante no grupo quanto o vocalista Jon Bon Jovi.

Apesar de atualmente estar afastado da banda, por problemas pessoais, "descanso" não é uma palavra conhecida por Sambora. Nos últimos 30 anos, esteve em atividade intensa, seja pelo Bon Jovi ou por sua carreira solo.



Início

Descendente de poloneses, Richie Sambora nasceu na cidade de Perth Amboy, no estado de Nova Jérsei, Estados Unidos. Aos doze anos, começou a tocar guitarra, inspirado por nomes do blues e do rock clássico, como Eric Clapton, Jimmy Page, Jimmy Page, George Harrison e Joe Perry, entre outros.

Sempre influenciado por outras vertentes fora do rock, Sambora alega que o soul de Janis Joplin e a música clássica espanhola orientaram muito seus gostos e sua formação musical.



Antes de se consagrar com o Bon Jovi, Richie integrou uma banda chamada Message e chegou a fazer um teste para o Kiss, para substituir Ace Frehley, em 1982. O escolhido, no entanto, foi Vinnie Vincent.

Bon Jovi

A amizade de Richie Sambora com Jon Bon Jovi começou no início da década de 1980. O guitarrista se impressionou com uma apresentação ao vivo do vocalista, que logo se tornaram amigos e começaram a ensaiar juntos.



Jon já tinha um projeto e Richie passou a integrá-lo após a saída do guitarrista anterior, Dave "The Snake" Sabo (que, curiosamente, montou o Skid Row anos depois).

O sucesso do Bon Jovi foi inevitável desde o seu primeiro disco, de 1984. Richie participou de todos os álbuns, que já venderam mais de 130 milhões de cópias, como guitarrista e principal compositor ao lado de Jon.



Fora do Bon Jovi

Alheio ao grupo principal, Sambora lançou três discos solo durante as pausas mais longas do Bon Jovi. "Stranger In This Town", de 1991, apresenta maior influência do blues. "Undiscovered Soul", de 1998, é mais experimental e ligado a outros gêneros. "Aftermath Of The Lowdown", de 2012, é mais emocional e recheado de baladas.



Além disso, já participou de diversas trilhas sonoras de filmes, com músicas instrumentais, bem como tem participações registradas com Takashi Sorimachi, LL Cool J, Amanda Marshall e Superbus.

Durante seu namoro com a cantora Cher, no final da década de 1980, participou de seu décimo-nono disco de estúdio, intitulado com o nome da cantora. Um dos maiores sucessos do álbum, "We All Sleep Alone", foi co-escrito por Sambora, com a parceria de Jon Bon Jovi e Desmond Child.



Problemas

O abuso de álcool por parte de Richie Sambora tem sido notável nos últimos anos. Em 2007, ele foi internado em uma clínica de reabilitação. Nessa época, também revelou estar dependente de remédios prescritos.

No ano seguinte, foi preso por estar dirigindo alcoolizado, com sua filha de 10 anos e um amigo de mesma idade no carro. Apesar da infração, foi apenas multado, por não ter causado maiores problemas.



Neste ano, se afastou do Bon Jovi alegando "problemas pessoais" e está sendo substituído provisoriamente por Phil X (Triumph). Em tabloides de todo o mundo, circulou a informação de que, na verdade, ele foi afastado para se tratar de seus vícios.

Rumores ainda alegam que haveria uma briga entre o guitarrista e Jon Bon Jovi, mas ambos negaram na mídia (apesar de notáveis trocas de farpas). Os fãs aguardam um retorno ainda neste ano, principalmente os brasileiros, pois o Bon Jovi se apresenta no Rock In Rio em setembro.

por Igor Miranda

#interessante

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2017

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2017 Petaxxon Comunicação Online