Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Nirvana
Nirvana: 'Kurt Cobain era feminista', diz Dave Grohl
Henrique e Juliano
Tumulto é causado após Henrique e Juliano cancelarem show em RJ
Led Zeppelin
Robert Plant revela música do Led Zeppelin que tem vocais 'horríveis'
Lady Gaga
Vídeo: Lady Gaga interrompe show após fã se machucar na plateia
Igor Miranda
Ver Colunas de Igor Miranda

#artigo

65 anos de Ozzy Osbourne

12/2/2013 10:33:39 PM
(Foto: Divulgação)


Hoje seria um dos dias em que poderia ser decretado o "dia oficial do heavy metal". O nascimento de uma lenda como Ozzy Osbourne merece ser celebrado de forma especial, sem dúvidas, por qualquer amante da música pesada.

Nascido John Michael Osbourne em 3 de dezembro de 1948 na cidade inglesa de Aston, Birmingham, Ozzy é do tipo que não poderia ser outra coisa na vida. Ele nasceu para ser vocalista e trabalhar no estilo que trabalha.



Quem conhece mais a fundo sobre sua trajetória, sabe que ele não levava muito talento para outras coisas. Largou a escola aos 15 anos e não foi bom em nenhuma das funções que desempenhou. Nem mesmo para ladrão, Ozzy - que veio de uma família bem humilde - tinha talento.

Aos 20 anos, ele se envolveu de forma mais profissional com a música, ao entrar para uma banda de blues chamada Polka Tulk, que depois se tornaria Earth e, enfim, o Black Sabbath, com Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria).



De um bairro operário da cidade de Aston, Ozzy despontou para o mundo. Fez álbuns de sucesso e viajou pelo globo durante a década de 1970, com o Sabbath. Talvez deslumbrado, o cantor começou aí a se envolver de vez com drogas, motivo principal que o levaria a ser descontinuado do grupo, em 1979.

Devastado, Osbourne foi incentivado por aquela que até então era a sua namorada, Sharon, a continuar. Ele formou uma nova banda, que o seguiria em sua carreira solo e contava com um talento raríssimo: o guitarrista Randy Rhoads. Infelizmente, após dois álbuns, Rhoads morreria em um trágico acidente de avião.



Após isso, diversos talentos integraram a formação da banda de Osbourne, incluindo os guitarristas Jake E. Lee e Zakk Wylde, os baixistas Bob Daisley (que já estava lá nos tempos de Rhoads), James LoMenzo, Mike Inez, Phil Soussan e Robert Trujillo e os bateristas Tommy Aldridge (idem a Daisley), Randy Castillo e Carmine Appice. A lista está pra lá de incompleta - de fato, Osbourne sempre foi acompanhado de exímios instrumentistas.

As reuniões com o Sabbath começaram em 1985. Uma, esporádica, aconteceu no Live Aid. Depois, inúmeras se sucederam entre as décadas de 1990 e 2000, até, finalmente, em 11 de novembro de 2011, a formação original do grupo anunciar seu retorno. Infelizmente, dias depois, Ward se fez ausente. Mesmo assim, o retorno foi selado com "13", álbum lançado em 2013.



Ozzy Osbourne é questionado por alguns fãs mais aficcionados por sua técnica vocal não ser tão apurada. Mas quem precisa de exuberância téncica quando se há emoção? Osbourne, de fato, se destaca pelo feeling e pela interpretação que atribui às suas canções. Ele tem facilidade para soar assustador e repleto de identidade.

Ainda disposto nos palcos e com muita personalidade em suas performances, Ozzy recebeu bem a terceira idade. Agora, com 65 anos, só me resta desejar a ele uma vida muito longa. O Madman ainda tem muito para nos oferecer.



Discografia (estúdio) com o Black Sabbath:

Black Sabbath (1970)
Paranoid (1970)
Master of Reality (1971)
Black Sabbath Vol. 4 (1972)
Sabbath Bloody Sabbath (1973)
Sabotage (1975)
Technical Ecstasy (1976)
Never Say Die! (1978)
13 (2013)



Discografia (estúdio) como artista solo:

Blizzard of Ozz (1980)
Diary of a Madman (1981)
Bark at the Moon (1983)
The Ultimate Sin (1986)
No Rest for the Wicked (1988)
No More Tears (1991)
Ozzmosis (1995)
Down to Earth (2001)
Under Cover (2005)
Black Rain (2007)
Scream (2010)

por Igor Miranda

#interessante

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2017

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2017 Petaxxon Comunicação Online