Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Anitta
Anitta e J Balvin lançam clipe retrô para 'Downtown'
Cifras
Ricardo Bueno, ex-cantor do Dominó, morre aos 40 anos
Lady Gaga
Fãs comparam Lady Gaga a Joelma por visual em show no AMAs
Taylor Swift
Ed Sheeran nega que música de Taylor Swift seja sobre ele
Igor Miranda
Ver Colunas de Igor Miranda

#artigo

67 anos de Bon Scott

7/8/2013 11:32:02 PM
Um dos vocalistas mais icônicos da história do Rock completaria 67 anos hoje, se estivesse vivo. Bon Scott faleceu aos 33 anos, em 19 de fevereiro de 1980, mas o legado do homem de frente do AC/DC entre 1974 e 1980 permanece intacto.


Início

Ronald Belford Scott nasceu no dia 9 de julho de 1946, na cidade de Forfar, Escócia. Ironicamente, o município está situado no condado de Angus, primeiro nome daquele que seria um de seus parceiros de banda no futuro.



Com apenas seis anos de idade, mudou a cidade de Melbourne, Austrália, juntamente de sua família. Aos quinze, era detido pela primeira vez, por roubar doze litros de combustível e dar nome e endereço falsos para a polícia. Tentou entrar para o exército australiano, mas foi rejeitado. O motivo? "Socialmente desajustado".

Música

Seu pai era músico, herdando daí a sua aptidão. Além de vocalista, Bon Scott tocava bateria e gaita de foles - talento comprovado na música "It's A Long Way To The Top (If You Wanna Rock N' Roll)", do AC/DC.

Antes da banda que o relevaria ao mundo, esteve no grupo The Spektors, em 1966, como baterista. Posteriormente, participou do The Valentines como co-vocalista, que teve expressão nacional. Inspirado em Little Richard, Scott começava a sua história no mundo do Rock.



Antes do AC/DC, o seu trabalho de maior repercussão foi o Fraternity, grupo de rock progressivo que chegou a tocar com o Status Quo durante a década de 1980. A banda excursionou pelo Reino Unido, mas acabou em 1973.

AC/DC

Bon Scott não foi o primeiro vocalista do AC/DC. Antes dele, entre os anos de 1973 e 1974, Dave Evans liderou a banda. Mas foi com Scott que o grupo ganhou a cara que lhe rendeu sucesso.

A habilidade dos irmãos guitarristas Angus e Malcolm Young aliada à performance de Bon gerou o primeiro disco, "High Voltage", ainda em 1974. O vocalista mergulhou de cabeça no projeto, também colaborando com as composições. Influências como Little Richard, Chuck Berry e ícones do blues eram notáveis no rock n' roll do AC/DC.



O crescimento paulatino da banda, que passou a contar com Phil Rudd como baterista fixo, é destacável. A cada trabalho, o AC/DC demonstrava evolução. O sucesso veio em definitivo com "Let There Be Rock" (1977) e "Powerage" (1978), este marcando a estreia do baixista Cliff Williams, até hoje na formação.

"Highway To Hell" potencializou a boa repercussão que o grupo vinha tendo no mundo. O AC/DC, finalmente, chegava ao mercado fonográfico de maior consumo: os Estados Unidos. Foi o primeiro disco a atingir as 100 primeiras posições das paradas do país.



Morte

Apesar de seus talentos, Bon Scott era um "junkie". Esteve envolvido com drogas e álcool durante parte de sua vida. Sua morte, ocorrida em 19 de fevereiro de 1980, é emblemática: não há confirmação oficial, mas tudo indica que o vocalista tenha morrido asfixiado com seu próprio vômito.

Os fatos comprovados são: Scott estava em uma noite de bebedeira e foi encontrado desacordado. Sua morte foi confirmada ainda a caminho do hospital. A causa oficial é "envenamento acidental por ingestão exagerada de álcool".



O AC/DC considerou encerrar suas atividades após o baque. Mas os integrantes acreditavam que Bon Scott gostaria que eles continuassem. A família do cantor apoiou o prosseguimento do trabalho e eles retornaram com o vocalista Brian Johnson para lançar o quarto disco mais vendido da história da música: "Back In Black", ainda em 1980.

Os trabalhos posteriores tiveram uma orientação menos centrada no blues, dádiva de Bon Scott. Mas seu legado foi preservado com respeito pelo grupo. Não é pra menos: a influência de Scott ainda se reflete na música contemporânea.

por Igor Miranda

#interessante

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2017

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2017 Petaxxon Comunicação Online