Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Naldo
Denunciado por agressão, Naldo Benny é preso por porte ilegal de arma
Maiara e Maraisa
Maiara, da dupla com Maraisa, é atropelada por motorista no celular
Mr Catra
Mr. Catra é internado às pressas em São Paulo
John Mayer
Com apendicite, John Mayer é levado às pressas para hospital
Rodrigo Mello
Ver Colunas de Rodrigo Mello

#artigo

As 10 Maiores Vocalistas Femininas

10/15/2010 12:51:27 PM
10 - ROBERTA FLACK


ROBERTA FLACK
Roberta Flack (10 de fevereiro de 1937, Asheville, Carolina do Norte) tem uma das vozes mais afinadas da década de 70, nasceu na Carolina do Norte em 1939, numa família de músicos. Começou a estudar piano desde cedo, assim como a desenvolver sua bela voz. Formada em música pela Universidade de Howard, cantava nos "pubs" de Washington quando foi contratada pela Atlantic Records, em 1969. Seu primeiro LP, First Take, teve uma certa repercussão, mas o sucesso veio com os compactos "First Time Ever I Saw Your Face" e "Killing Me Softly With His Song". Em 1977, gravou ao lado de Donny Hathaway o sucesso "The Closer I Get To You". Considerada uma cantora soul, Roberta Flack revela influências jazzísticas e até clássicas em seu estilo.




9 - DARLENE LOVE

DARLENE LOVE
Darlene Wright começou a cantar com o coral de sua igreja em Hawthorne, Califórnia. Enquanto ainda estava no colegial (1959), foi convidada para participar de um grupo de meninas pouco conhecido chamado "The Blossoms", que em 1962 começou a trabalhar com o produtor Phil Spector. Com sua voz poderosa, ela foi logo procurada e conseguiu trabalhar com muitas das lendas do rock e do soul dos anos 1950 e 1960, incluindo Sam Cooke, Dionne Warwick, The Beach Boys, Elvis Presley, Tom Jones e Sonny e Cher. Darlene e "The Blossoms" cantou como back de Shelley Fabares, o "Johnny Angel", bem com no álbum solo de John Phillips, Wolfking de LA gravado em 1969. Elas também apareceram em hits de Johnny Rivers como "Poor Side of Town" e "Motown".

Com "The Blossoms", Darlene Love também fez backing vocal em vários dos maiores hits da década de 1960, incluindo o próprio Spector "Da Doo Ron Ron" (supostamente gravado com a sua liderança, que mais tarde foi apagada por Spector e re-gravadas com Dolores "LaLa" Brooks). Ela diz que Spector lhe ofereceu US $ 3.000 pelos direitos da música. Ela também fazia parte de um trio chamado Bob B. Soxx & the Blue Jeans, que gravou uma canção em 1962, com a sua versão de "Zip-A-Dee-Doo-Dah" do filme de Walt Disney, A Canção do Sul, que entrou no top dez em 1963.




8 - CELINE DION

CELINE DION
Céline Marie Claudette Dion (Charlemagne, 30 de março de 1968) é uma das cantoras mais bem sucedidas e respeitadas do mundo, recebeu certificado da billboard de álbum da década, já vendeu mais de 46 milhões de copias só nos E.U.A. Tornou-se um enorme sucesso em sua cidade natal ainda criança aos onze anos de idade. Seu empresário (e futuro marido), René Angelil, hipotecou a sua única casa para poder financiar seu primeiro álbum (La Voix Du Bon Dieu de 1981). Tornou-se reconhecida na Ásia e na Europa após ganhar os concursos Festival de Yamaha de 1982 e Festival Eurovisão da Canção 1988.

A música de Céline Dion foi influenciada por vários gêneros: do Pop ao rock, do jazz ao clássico e o gospel. A cantora é admirada pelas suas habilidades vocais, possuindo 3.1 oitavas de tessitura e sendo capaz de alcançar nos agudos notas na 5ª oitava em performances ao vivo, como em 2008 na música "It's A Man's World", durante sua Turnê Mundial. Céline lançou vários álbuns notáveis , de vendagens jamais vistas, se tornando uma das cantoras que mais venderam discos de toda história da música mundial , vendendo mais de 250 milhões de álbuns - incluindo seus doze álbuns do início de sua carreira, cantados em francês. Antes de anunciar que iria parar de cantar por tempo indeterminado em 1999, para se dedicar à maternidade, e cuidar do seu marido doente com câncer na laringe. Em 2002, Céline regressou ao estrelato musical com o álbum A New Day Has Come que ficou em primeiro lugar em 27 países simultaneamente. Atualmente, Dion está de férias, com mais um recorde na carreira, o último foi na sua Tour Mundial, intitulada de Taking Chances World Tour, onde em um pouco mais de um ano arrecadou cerca de 297 milhões de dólares, o segundo maior valor arrecadado por uma cantora em todos os tempos, ficando atrás da Madonna com sua Sticky & Sweet Tour, que arrecadou quase meio bilhão de dólares. A diva cantou seus maiores sucessos e novas canções de seu novo álbum Taking Chances em meio de vários telões, elevadores, rampas, dançarinos e efeitos especiais. Taking Chances World Tour teve início em fevereiro de 2008 e foi até março de 2009. Países como África do Sul, Malásia, Emirados Árabes, Japão, China, Austrália, Alemanha, Inglaterra, França, Holanda, Dinamarca, Bélgica, Suíça, Áustria, Polônia, Coréia do Norte, Canadá, Estados Unidos e Itália são alguns dos países que a grande World Tour passou.



7 - CHRISTINA AGUILERA

CHRISTINA AGUILERA
Christina María Aguilera (Nova York, 18 de dezembro de 1980) Iniciou sua carreira na televisão, em 1990, aparecendo no programa de talentos americano Star Search, e depois entrou para The Mickey Mouse Club, onde ficou por dois anos, entre 1993 e 1994. Ela foi contratada pela RCA records, em 1999, depois de cantar "Reflection", canção do filme Mulan.

Aguilera é uma artista de renome que já vendeu mais de 42 milhões de álbuns em todo o mundo. Sendo considerada uma das cantoras que mais venderam nos anos 2000. Christina, que teve quatro singles na primeira posição da parada musical mais importante do mundo, a Billboard Hot 100, esses singles são: "Genie in a Bottle", "What a Girl Wants", "Come on Over Baby (All I Want Is You)", e a música que faz parte da trilha-sonora do filme de 2001 Moulin Rouge, "Lady Marmalade". Fez sua estreia no mundo da música em 1999, com o álbum Christina Aguilera, pela RCA, que obteve uma alta receptividade e se tornou sucesso imediato - ganhando alguns prêmios, incluindo o Grammy de artista revelação. Mas, ainda faltava ela ganhar o sucesso mundial, então, em 2000, lançou um álbum voltado para o mercado latino, intitulado Mi Reflejo, contendo versões em espanhol do primeiro álbum e outras canções inéditas. Seu segundo álbum de estúdio, Stripped, foi lançado em 2002 e causou impacto pela postura sexy e provocativa assumida pela cantora. "Beautiful", segundo single do álbum, foi premiado com o Grammy de melhor perfomance pop feminina e essa música teve um enorme sucesso em todo o mundo, chegando a posição de número dois na Billboard Hot 100, ajudando nas vendas do albúm. Em 2005, casou-se com o executivo da indústria fonográfica, Jordan Bratman. É Vencedora de 5 Grammy, 2 VMA, 3 EMA, 3 Teen Choice Awards, 1 Billboard Music Awards, 1 Juno Awards, entre outros.

Em 2006, lança seu terceiro álbum, chamado de Back to Basics, que apresentou fortes influëncias de blues e jazz. O seu quarto álbum lançado em 2010, Bionic, foi mal recebido pela crítica e comercialmente. Em 2008, Christina Aguilera foi incorporada na lista dos "Cem melhores cantores de todos os tempos", realizada pela renomada revista Rolling Stone, ocupando a 58ª posição, sendo a cantora mais jovem a entrar nessa lista. Em 2009 foi considerada umas das 50 pessoas mais bonitas do mundo pela revista People. Para cada divulgação de um álbum de estúdio, cria um alterego sendo elas Xtina (Stripped) e Baby Jane (Back to Basics). Para o álbum Bionic ela traz a Xtina de volta. Atualmente, trabalha ao lado da cantora e atriz Cher nas filmagens do musical Burlesque, a ser lançado em novembro de 2010.




6 - GLADYS KNIGHT

GLADYS KNIGHT
Maria Gladys Knight (nascida em 28 de maio de 1944) é mais conhecida pelos hits que ela gravou nos anos 60 e 70, com seu grupo Gladys Knight & The Pips. Sua canção mais famosa, que contou com a parceria de seu irmão Merald Knight e seu primos William Edward Patten e William Guest.

Gladys Knight nasceu em Atlanta, Geórgia, e é filha de Sarah Elizabeth e Woodlow Merald Knight, um funcionário dos correios. Ela se deparou com a fama aos sete anos de idade ao vencer o concurso Ted Mack's Original Amateur Hour TV show em 1952. No ano seguinte, ela e seu irmão Merald, a irmã Brenda, e os primos William e Elenor Guest formaram um grupo musical chamado The Pips (em homenagem a um outro primo, James "Pip" Woods). Até o final da década, o grupo tinha substituído Brenda Knight e Eleanor Guest pelo primo de Gladys Knight Edward Patten e pelo amigo Langston George.

Em 1961, Bobby Robinson produziu o single "Beat of My Heart Todos" para o grupo, que se tornou primeiro lugar em R & B e sexto pop lançado pela Vee-Jay Records. Em 1962, Langston George deixou o grupo, que na época passou a se chamar Gladys Knight & The Pips e continuou como quarteto.

Em 1962, depois de marcar um segundo hit, "Full Letter of Tears", Knight engravidou e deu à luz um filho, Jimmy III. Naquele ano aposentou-se para criar seu filho, enquanto The Pips viajava por conta própria. Após dar à luz em 1963 para uma filha, Kenya, ela voltou a gravar com o Pips, para sustentar sua família.




5 - JANIS JOPLIN

JANIS JOPLIN
Janis Lyn Joplin (Port Arthur, 19 de janeiro de 1943 ? Los Angeles, 4 de outubro de 1970) Tornou-se conhecida no final dos anos 60 como vocalista da banda Big Brother and the Holding Company, e posteriormente como artista solo.

Janis Joplin nasceu na cidade de Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos. Ela cresceu ouvindo músicos de blues, tais como Bessie Smith, Leadbelly e Big Mama Thornton e cantando no côro local. Joplin concluiu o curso secundário na Jefferson High School em Port Arthur no ano de 1960, e foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com amigos.

Cultivando uma atitude rebelde, Joplin se vestia como os poetas da geração beat, mudou-se do Texas para San Francisco em 1963, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época seu uso de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína. Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira, e sua preferida era a bebida Southern Comfort. O uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar, e chegou a arruinar sua saúde.
Depois de retornar a Port Arthur para se recuperar, ela voltou para San Francisco em 1966, onde suas influências do blues a aproximaram do grupo Big Brother & The Holding Company, que estava ganhando algum destaque entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury. A banda assinou um contrato com o selo independente Mainstream Records e gravou um álbum em 1967. Entretanto, a falta de sucesso de seus primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até seu sucesso posterior.

O destaque da banda foi no Festival Pop de Monterey, com uma versão da música "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis. Seu álbum de 1968 Cheap Thrills fez o nome de Janis. Ao sair da banda Big Brother, Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969).




4 - TINA TURNER

TINA TURNER
Anna Mae Bullock, conhecida como Tina Turner, (Nutbush, Tennessee, 26 de novembro de 1939) Foi chamada nos anos 1980 de a Rainha do Rock e nos 90 de a Rainha do Pop por ter uma voz inconfundível e por usar os graves e os agudos de uma forma ímpar, pelos seus shows eletrizantes, pela sua grande presença de palco e pelas suas pernas longas e bem proporcionadas. Tina Turner é a cantora de rock mais bem sucedida da história vendendo mais ingressos de show do que qualquer outro artista na história da música e com vendas de álbuns excedendo 54 milhões desde seu retorno como cantora solo em 1984. Considerada uma Diva da música e, também, segundo a MTV americana, uma das mais dinâmicas cantoras femininas da história. Tina tem 27 músicas na Billboard Top 10. Ela tornou-se famosa por explosivas apresentações com o The Ike and Tina Turner Revue durante os anos 1960 e 70 e mais conhecida por seu retorno solo no meio dos anos 1980.

Aos 17 anos, conheceu Ike Turner e, aos 18 anos começaram a fazer turnês juntos, fazendo parte do coro (backing vocal). Dois anos após o início da banda "The Ikettes", tornou-se a estrela do show, a formação passou-se a chamar Ike Turner & The Kings of Rhythm. Tempos depois teria definitivamente o nome de Ike & Tina Turner. A dupla começou a bater as listas de vendas em 1960 com o hit A Fool In Love.

Em 1983 voltou com o projeto dos integrantes de Heaven 17, Ian Craig Marsh e Martin Ware, denominado B.E.F., onde fazia uma versão do tema de The Temptations "Ball of Confusion". Neste mesmo ano foi contratada pela Capitol. Seu primeiro single foi uma versão do clássico de Al Green "Let's Stay Together", que entrou com força nas listas em 1984. Seu segundo single foi "What's Love Got To Do With It", que se manteve três semanas no posto número um, convertendo-se em um dos hits do ano. Em 1984 lançou "Private Dancer" com o qual conseguiu os sucessos "Better Be Good To Me" e "Private Dancer" (composta para ela por Mark Knopfler). Em 1985 Tina Turner gravou "We Don't Need Another Hero", para o terceiro filme da trilogia Mad Max (Mad Max Beyond Thunderdome), em que atuou como a vilã Aunty Entity. A música acabou se tornando o seu terceiro maior hit na Billboard. "Typical Male" em 1986 foi um grande sucesso da década e o segundo maior de sua carreira. Em 1989 tina lança "The Best". A década de 1990 realizou diversas turnês pelo mundo, reeditando músicas, que acrescentaram seu nome como artista consagrada.




3 - WHITNEY HOUSTON

WHITNEY HOUSTON
Whitney Elizabeth Houston (Newark, 9 de agosto de 1963) é uma das mais populares e famosas artistas das décadas de 1980, 1990 e 2000, recebendo vários Grammys, American Music Awards, Billboard Music Awards, Emmys, um MTV Video Music Award, um MTV Movie Award, um MTV Europe Music Award e o especial Legend Award.

Em 24 anos de carreira Whitney Houston já vendeu mais de 190 milhões de discos em todo o mundo, sendo 54 milhões somente nos Estados Unidos e 90 milhões de singles de acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), sendo uma das cantoras mais bem sucedidas. Ela é classificada como a quarta melhor artista feminina de vendas nos Estados Unidos pela RIAA, com 55 milhões de álbuns certificados.

É reconhecida em todo mundo por ter uma das vozes mais lindas de todos os tempos, além de uma grande habilidade vocálica que incluem uma imensa potência, melismas e vibratos sendo considerada uma voz única e lendária.

A mãe (Cissy Houston), uma prima em primeiro grau (Dionne Warwick) e a madrinha (Aretha Franklin) eram reconhecidas cantoras de gospel/R&B/soul, o que resultou na constante presença da música na vida da jovem Whitney. Aos 11 anos de idade, Whitney começou a cantar no coro gospel de uma igreja batista em Newark e mais tarde acompanharia sua mãe em alguns concertos. Mesmo sendo batista, Whitney se formou numa escola católica. Depois de aparecer no álbum de 1978 da mãe, Think It Over, ela começou a cantar como apoio vocal para muitos cantores famosos, entre eles: Chaka Khan e Jermaine Jackson.




2 - ETTA JAMES

ELVIS PRESLEY
Etta James nasceu em Los Angeles, California filha de Dorothy Hawkins, uma afro-americana, mãe solteira aos 16 anos. Ela teve o seu primeiro contacto com a música aos 5 anos de idade, tendo aulas com James Earle Hines, diretor musical da escola Echoes of Eden da igreja batista de St. Paul, em Los Angeles.

Sua família mudou-se para São Francisco, Califórnia, em 1950, e em 1952 Etta e mais duas amigas formaram o trio (As Creolettes), o qual viria a chamar a atenção de Johnny Otis. Otis inverteu as sílabas do seu nome para lhe dar uma melhor sonoridade assim surgindo o seu nome artístico. A partir daí Otis investiu na garota começando a gravar os seus primeiros temas.

Sua primeira gravação, e seu primeiro êxito R&B, foi de sua própria autoria, "The Wallflower (Dance with Me, Henry)", uma música-resposta para a músia de Hank Ballard, "Work with Me, Annie". Em 1954, Etta gravou juntamente com a banda de Otis e com Richard Berry, o qual cantava a segunda voz. A canção não estava totalmente boa, e foi re-escrita por Georgia Gibbs, ganhando o título de "Dance with Me, Henry". Também gravou momentaneamente o Etta James & the Peaches, com diversos hits e foi contratada mais tarde pela Chess Records em 1960.

Ela lançou vários duetos com Harvey Fuqua (de The Moonglows), do qual surgiu o seu maior sucesso já gravado, a belissima e clássica "At Last". A canção, que apareceu juntamente com outros êxitos como "All I Could Do Was Cry" e "Trust in Me", foi incluída no seu álbum de estreia, "At Last".
Em 2003 Etta James recebe uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Atualmente, Etta faz tours pela América junto com seus dois filhos, Donto e Sametto.




1 - ARETHA FRANKLIN

ARETHA FRANKLIN
Aretha Louise Franklin (Memphis, 25 de março de 1942) ja vendeu 110 milhões de albuns.

Nascida em Memphis, criada em Detroit, Michigan, tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Hall da Fama do Rock and Roll em 3 de janeiro de 1987. Muitos chamam Aretha de "Rainha do Soul" ou "Dama do Soul". Ela é reconhecida por suas habilidades na música soul e R&B, mas também é uma adepta de jazz, rock, blues, pop e até mesmo ópera. Ela é geralmente reconhecida como uma das melhores vocalistas da história da música por publicações de porte da revista Rolling Stone e do canal de televisão VH1. Ela é a segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy na história, atrás apenas de Allison Krauss. Aretha possui dezessete prêmios competitivos e três honorários.

Apesar de todo o sucesso, Aretha Franklin possui apenas dois singles que foram para o primeiro lugar na lista dos mais vendidos dos Estados Unidos segundo a Revista Billboard: "Respect" nos anos 1960 (sua canção mais conhecida) e "I Knew You Were Waiting (For Me)", um dueto com George Michael. No entanto, vários singles dela já apareceram entre os 20 mais vendidos na lista daquela publicação, como "Think", "I Say a Little Prayer", "Until You Come Back to Me", "Who's Zoomin' Who?", "Freeway of Love", entre outros.



(O material postado na coluna tem o intuito de compilar informações sobre os artistas e ajudar a compreender a história e a importância de cada um no cenário músical. O material é obtido em pesquisas na internet, em sites como Wikipédia e sites oficiais.)

E você, concorda com "OS10"? Se não, faça abaixo sua lista ou deixe seu comentário!!!

por Rodrigo Mello

#interessante

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2017

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2017 Petaxxon Comunicação Online