Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Claudia Leitte
Ouça 'Lacradora', nova música de Claudia Leitte com Maiara e Maraisa
Marília Mendonça
Marília Mendonça faz post e fãs creem que seja indireta a Naldo Benny
Naldo
Show de Naldo no réveillon do Rio é cancelado após denúncia de agressão
Gusttavo Lima
Gusttavo Lima se revolta com preço de coxinha em aeroporto e vídeo viraliza
Débora Blezer
Ver Colunas de Débora Blezer

#artigo

Dia do rock: As músicas que revolucionaram o rock n´roll

7/12/2013 5:45:48 PM
Em mais de 60 anos de história, o rock n´roll vive em constante mutação, sendo marcado por alguns momentos decisivos que fizeram a divisa entre novas eras. Nesse período, bandas incríveis nasceram e morreram, mas seus legados permanecem intactos e são lembrados por todos esses anos.


Todo mundo sabe que listas são controversas, infelizmente não poderíamos mencionar todas as músicas ou bandas que contribuíram para a evolução do rock n´roll. Mas as canções abaixo mudaram paradigmas não só no mundo da música como na sociedade em geral.


Conheça algumas delas!

Chuck Berry ? Johnny B Goode



Quem não conhece "Johnny B Goode"? E nem adianta dar a desculpa que não é do seu tempo, porque o riff da música é um dos mais conhecidos e marcantes de todos os tempos. Chuck Berry é apontado por muitos como pai do rock, embora haja certa controvérsia nisso, o fato é que Berry com seu estilo único, transformou "Johnny B Goode", sua obra prima em uma das músicas mais importantes na história do rock n´roll.

Elvis Presley ? That´s All Right Mama



Se Chuck Berry é considerado o "pai do rock" Elvis Presley por sua vez é o "Rei do rock". O músico quebrou paradigmas sendo o primeiro branco a cantar o que era considerado "músicas de negros" em meados dos anos 50. O dia 5 de julho de 1954 é considerado o "marco zero" na história do rock, pois foi quando Elvis, ensaiando com alguns músicos de forma improvisada, começou a cantar "That´s All Righ Mama" de Artur Crudup, deixando todos impressionados com seu talento.

Beatles ? Love Me Do



O primeiro single dos Beatles foi o responsável por colocar os meninos de Liverpool nos holofotes e consequentemente pelo surgimento da "beatlemania". "Love Me Do" foi composta por John Lennon e Paul McCartney em 1958, e foi peça chave para o fenômeno que se tornou a banda a partir de 1962, quando o mundo conheceu um dos maiores grupos de rock que já existiu.

Rolling Stones ? Satisfaction



Quando surgiram nos anos 60, o Rolling Stones não passava de uma banda de covers que não chamava muito atenção. Mas quando a banda colocou para fora todo seu potencial com material próprio, mostraram que vieram para ficar. "(I can´t Get No) Satisfaction" foi um divisor de águas na carreira dos Rolling Stones e na história do rock.

Led Zeppelin ? Stairway to heaven



Considerada por muitos o maior hino do rock, "Stairway to Heaven" foi composta por Robert Plant e Jimmy Page. A música de oito minutos possui umas das introduções mais bonitas e marcantes. A faixa integra o quarto álbum de estúdio da banda.

Black Sabbath ? Paranoid



Em meio a vibe paz e amor trazida pelos hippies, quatro jovens de Birmingham na Inglaterra colocavam o Heavy Metal no mapa com seus dois primeiros discos, "Black Sabbath" e "Paranoid", e especialmente com a marcante que dá nome ao segundo álbum, trazendo um conceito obscuro e oculto ao mundo do rock que jamais havia se deparado com guitarras tão pesadas.

Pink Floyd ? Time



Os anos 60 foi a década da experimentação, uma infinidade de vertentes do rock surgiam e inovavam a forma de fazer música, dentre eles, o rock progressivo do Pink Floyd. Em seu oitavo disco de estúdio, o "The Dark Side of The Moon" rompeu todos os conceitos já existentes, entrando numa verdadeira viagem sonora. O álbum inteiro é considerado um marco na história do rock, mas "Time" é com certeza uma das faixas mais notáveis.

Ramones ? Blitzkrieg Bop



Em uma época onde solos sofisticados e intermináveis de guitarra pareciam dominar a cena do rock, surgia uma banda que fugia de todos os padrões jamais vistos. Quatro rapazes de cabelos esquisitos fazendo músicas de três acordes, com letras não muito elaboradas. Esses eram os Ramones, a banda que fundou o punk rock com seu eterno "Hey Ho Let´s Go".

Guns n´Roses ? Sweet Child O´mine



Dentre tantas bandas que surgiram no cenário do Hard Rock na década de 80, sem dúvidas o Guns n´Roses foi a que teve mais destaque. No álbum de estreia, "Appetite For Destruction" era um hit atrás do outro, mas "Sweet Child O´ Mine" com seu riff inconfundível marcou época.

Nirvana ? Smells Like Teen Spirits



Final dos anos 80 e um novo estilo tomava conta do underground de Seattle, o grunge chegava e sem demorar muito ganharia o mundo. Muitas bandas de nome surgiram nessa época, mas foi o Nirvana que a transformou em inesquecível. O trio não só fez de "Smells Like Teen Spirits" uma das músicas mais marcantes de todos os tempos, como também acendeu uma legião de jovens que encontraram no grunge uma forma de extravasar toda a energia.

por Débora Blezer

#interessante

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2017

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2017 Petaxxon Comunicação Online