Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Nando Reis
Nando Reis critica gabarito de prova da UFRJ que usou sua música
Roger Waters
Temer em vez de Trump nos shows? 'Talvez', diz Roger Waters
Prince
Vida do ídolo pop Prince deve virar documentário
Beyonce
Beyoncé ordena que cerveja em sua homenagem pare de ser produzida
Trilha Sonora
Ver Colunas de Trilha Sonora

#artigo

Entre brigas, drogas e rock'n roll

9/27/2010 9:02:32 AM
"Olho para Chris Martin (vocalista do Coldplay) que diz que nunca consumiu drogas em sua vida e penso que é um idiota. Drogar-se é o melhor de estar em uma banda de rock. Até 1998, devo ter gastado pelo menos 1 milhão de libras esterlinas. Depois abandonei, porque faz mal à saúde, ao cérebro, à vida, às pessoas que estão a seu redor. Mas, enquanto as consome, exceto a heroína que mata as pessoas e nunca provei, 'mamma mia', como vocês dizem", essa entrevista dada a um jornal italiano, é apenas uma das várias declarações polêmicas de Noel Gallagher, líder do Oasis.

A banda inglesa, marcada por discussões entre os irmãos Noel e Liam Gallagher, surgiu em 1991 e reapresentou o rock do Reino Unido ao mundo, que à época se fartava do grunge do Nirvana.

Oasis

No início da década de 90, Paul McGuigan (baixo), Paul "Bonehead" Arthurs(guitarra), Tony McCarroll (bateria) e Chris Hutton (vocalista), formavam a banda The Rain e precisavam muito de um vocalista. É aí que surge o nome de Liam Gallagher, que chegou botando banca e mudou o nome da banda para Oasis.

Noel, irmão mais velho de Liam e roadie da banda Inspiral Carpets, foi acompanhar o primeiro show dos garotos no clube Boardwalk, em Manchester. Porém, achou o som do Oasis pouco original. Quando convidado a entrar na banda, viu uma boa oportunidade para tocar suas próprias composições e impôs uma condição: teria que ser do jeito que ele quisesse. Noel Gallagher queria ser líder supremo do Oasis.

A princípio a nova formação deu certo e eles gravaram a primeira fita demo, Live Demonstration. Não demorou muito para a trupe comandada pelos irmãos Gallagher fosse descoberto por empresários. Em maio de 1993, o grupo foi achado por Alan McGee, sócio da gravadora Creation Records, que ofereceu um contrato aos integrantes após um show em Glasgow, na Escócia.

No ano seguinte o Oasis lançou Definitely Maybe, seu álbum de estréia que entrou nas paradas com hits como Rock?n?Roll Star, Live Forever,Supersonic e Cigarrettes & Alcohol. Com o primeiro disco começaram a aparecer as primeiras brigas entre os Gallagher. Em 95 o Oasis conseguiu chegar ao primeiro lugar nas paradas, com o Single "Some Might Say". Ao mesmo tempo o baterista Tony Macrroll não conseguiu mais aturar as lutas de ego da banda e pediu pra sair, alegando "conflito de personalidades".

O segundo CD do Oasis, (What?s the Story?) Morning Glory se tornou o maior êxito do grupo. Com mais de 30 milhões de cópias vendidas até hoje, o disco rendeu sucessos como Wonderwall, Don?t Look Back in Anger eC hampagne Supernova. O hit Wonderwall foi eleita a melhor música da década de 90, segundo a rádio britânica Virgin.Talvez pelo sucesso estrondoso desse disco e pela pressão por outro trabalho de excelência, o Oasis não conseguiu acertar a mão e o sucesso foi se corroendo.

Oasis

Invariavelmente a crítica se decepcionava com os novos trabalhos da banda, que também se perdia em brigas entre si. Lançado em 97, Be Here Now foi duramente criticado pela mídia, mesmo assim emplacou canções como Stand By Me e All Around the World. Em 2002 o Oasis lançou o álbum Heathen Chemistry. Mais uma vez o lançamento foi aguardado com muita expectativa, mas o disco não empolgou e a crítica acabou colocando ele no limbo da discografia dos britânicos.

Até que em outubro do ano passado Noel confirmou sua saída definitiva do grupo. "É com alguma tristeza e grande alívio que eu digo a vocês que saí do Oasis esta noite. Pessoas escreverão e dirão o que quiserem, mas eu simplesmente não consigo continuar a trabalhar com o Liam nem por mais um dia", disse o guitarrista em carta aos fãs. Porém, há boatos que Liam Gallagher pode reavivar o Oasis. O vocalista, eleitor maior líder musical de todos os tempos, diz que "vai seguir adiante sem ele (Noel Gallagher). O grupo vai mudar de nome porque não seria a mesma coisa, mas o resto da banda está comigo". É esperar e ver o resto dessa história, que ainda está longe do fim.

por Trilha Sonora

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2017

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2017 Petaxxon Comunicação Online