Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Pabllo Vittar
Faustão erra nome de Pabllo Vittar e vira piada nas redes sociais
Queens Of The Stone Age
Josh Homme chuta fotógrafa durante show do Queens Of The Stone Age
Ivete Sangalo
Vídeo: Grávida de gêmeas, Ivete Sangalo faz show em trio elétrico
Luan Santana
Luan Santana bate recorde com novo clipe, mas trecho causa polêmica
Carlos Aquino
Ver Colunas de Carlos Aquino

#artigo

Música para jogos: bandas e DJs

12/7/2010 11:23:36 AM
As trilhas sonoras de jogos eletrônicos conseguiram romper os limites dos próprios jogos onde se originaram e influenciaram uma nova geração de bandas e DJs. Já vimos aqui o macabro projeto Broken Notes, mas muitos outros músicos que cresceram ouvindo este tipo de som abraçaram as sonoridades originárias destes mundos virtuais. O poder não está mais concentrado na mão dos grandes mestres, ele se espalha por seus discípulos.


O mais famoso desses seguidores talvez tenha sido o Video Game Pianist. Para quem não conhece o popular vídeo, Martin Leung é um jovem pianista que conquistou a Internet ao tocar o tema de Super Mario no piano usando uma venda nos olhos. Com formação clássica no instrumento, ele agora se dedica exclusivamente a interpretar temas de jogos. Martin faz parte da turnê do Video Games Live e já rodou o mundo com suas apresentações. Confira abaixo uma de suas perfomances:



Os Minibosses vão por outra linha: com a velha fórmula de duas guitarras, baixo e bateria, eles são uma banda completa. Uma banda especializada em reinterpretar clássicos dos jogos eletrônicos, como Castlevania, Ninja Gaiden, Metroid e Super Mario. O primeiro álbum está disponível completo para download no site oficial.

MegaDriver
Engana-se, porém, quem acredita que esta devoção às trilhas de jogos seja exclusividade gringa. Um dos melhores projetos do gênero é nacional e atende pelo nome de MegaDriver! A banda se conclama a criadora oficial do estilo Game Metal e realiza versões de peso de velhos temas dos consoles. Já são oito álbuns completos, disponíveis gratuitamente para download, com músicas de Golden Axe, Altered Beast, Sonic, Zelda e muitos outros.

Outra opção é o grupo 8 Bit Weapon. Eles radicalizam a proposta e não fazem apenas música de videogames ou inspirada nos jogos, mas também música COM videogames. Seus instrumentos são máquinas Commodore 64 e 128, Nintendo Gameboys, N.E.S., um sintetizador Intellivision, um Atari 2600 e outras traquitanas. Algumas de suas faixas e álbuns completos podem ser encontrados para download no site oficial.

Direto de Minas Gerais, vem o 8 Bit Instrumental. Nascida nos corredores da Universidade Federal de Uberlândia, a banda reuniu guitarristas com uma paixão em comum pela música, pelos jogos e pelos trocadilhos. Seu primeiro projeto atendia pelo nome de The Song Remains the Game, logo seguido por Altered Bit. O álbum posterior tinha o impagável título de The Number of the Bit. Todo o material também está disponível de graça no site.

Reinventando a Roda

Determinados fãs preferem se manter longe dos holofotes, do palco, dos fãs e dos instrumentos. Eles sentam em frente dos seus computadores, pegam suas músicas favoritas, desmontam em fragmentos, jogam tudo para o alto e depois juntam novamente com novas sonoridades. Eles são os remixers.

OC Remix

A maior comunidade da Internet para estes geniais embaralhadores é o site OverClocked Remix. Com quase dez anos de atividade, o site apresenta centenas e centenas de recriações de músicas de jogos eletrônicos. Todo o material é gratuito para download e de excelente qualidade.

O projeto também funciona como um portal para criadores e entusiastas. Sua missão:
  • Apreciar e honrar os compositores de jogos eletrônicos e sua música
  • Encorajar a expressão artística e o desenvolvimento através de arranjos feitos por fãs
  • Preservar e promover a música dos jogos eletrônicos do passado e do presente
  • Prover recursos e conexões para os compositores de jogos do amanhã
  • Distribuir música de qualidade gratuitamente para o mundo.

Alguns dos remixers do site conseguiram realizar trabalhos profissionais dentro do mercado e seguem atuando. Jeremy Soule, responsável pela trilha de jogos como Prey, The Elder Scrolls IV: Oblivion, Neverwinter Nights, TODOS os jogos da franquia Harry Potter e muitos outros, começou no OCRemix.

Super Street Fighter II Turbo HD Remix
Em 2008, através de uma parceria com a Capcom, os remixers da comunidade do site produziram a trilha sonora oficial do jogo Super Street Fighter II Turbo HD Remix! Mais de vinte artistas de toda parte do mundo deram sua contribuição e re-inventaram as músicas do jogo original, misturando ritmos como jazz, hip-hop, reggaeton, spaghetti western, garage rock, big beat e electronica. O resultado pode ser conferido gratuitamente, legalmente, em formato .torrent e com as bençãos da produtora!

Às vezes os aprendizes podem se tornar os novos mestres... e o ciclo se repete.

por Carlos Aquino

#interessante

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2017

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2017 Petaxxon Comunicação Online