Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
David Bowie
Documentário sobre anos finais de David Bowie ganha trailer
Phil Collins
Phil Collins anuncia show extra em São Paulo
Steven Tyler
Steven Tyler inaugura abrigo para jovens vítimas de abusos
Anitta
Fã tatua Anitta na panturrilha e tatuador mostra resultado
Trilha Sonora
Ver Colunas de Trilha Sonora

#artigo

Nevermind e sua capa inesquecível

11/22/2010 7:43:37 AM
"Come as you are, as you were, as I want you to be". Esses versos embalaram os anos 90 e junto com as outras músicas de Nevermind colocaram o allstar surrado, a camisa de flanela e o jeans rasgado, na moda. Neste post Nevermind será lembrado pela histórica capa do bebê nadando atrás da nota de um dólar. Mas o álbum que levou o Nirvana ao estrelato é muito mais que uma capa memorável. O CD foi aclamado pela crítica no lançamento em 1991 e vendeu milhões de cópias. Kurt Cobain passou a ser figurinha fácil nas capas das principais revistas. O vocalista gostava de causar polêmica, e, antes de se matar, chegou a dizer em entrevista que tinha genes suicidas.


Nirvana - Nevermind

Mas como o que interessa hoje é a capa, vamos a ela. O bebê nadando atrás do dólar é a melhor capa de todos os tempos pela revista Rolling Stone, que chegou a recriar a foto anos depois. Em 2001, no décimo aniversário do lançamento de Nevermind, a revista recriou a foto com o mesmo garoto que fez a original. O bebê de quatro meses cresceu, e tinha onze anos na reedição da foto que o deixou famoso no mundo todo. Spencer Elden agora nadava atrás de uma nota de dez dólares. O fotógrafo contratado pela revista foi o mesmo da capa original, Kirk Weddle. A revista também recriou a capa como desenho, com Bart Simpson correndo atrás do dólar. Por censura, Bart não estava totalmente pelado na imagem publicada.

Spencer com 11 anos

Bart Simpson
A ideia da foto veio de Kurt Cobain e do baterista Dave Grohl. Os dois se inspiraram num documentário sobre bebês que nasciam debaixo d'água, e a ideia de colocar a nota de um dólar no anzol foi de Kurt. Para fazer a foto, a mãe teve que soltar o bebê de quatro meses na água três vezes. Por sorte, o fotógrafo foi rápido e conseguiu a imagem perfeita após meia dúzia de fotos. O bebê escolhido como modelo, Spencer, era apenas filho de um casal amigo do fotógrafo. O que ele ganhou pelo trabalho? Um álbum de platina e um ursinho de pelúcia.

Anos depois, com doze anos o garoto vira modelo para nova capa de disco. Dessa vez o álbum se chama The Dragon Experience, do cantor Cevin Key. O artista conheceu Spencer através da namorada, que foi babá do famoso bebê. E novamente o garoto não recebeu pagamento em dinheiro.

Em 2008 Spencer recriou a foto da capa que o deixou conhecido. O garoto vestia um calção dessa vez, mas a piscina era a mesma, no Rose Bowl Aquatic Center, na Califórnia. O "nu artístico" de Spencer está espalhado por quartos grunges ao redor do mundo, o que mostra que nem sempre fama traz dinheiro.

Spencer com 17 anos

por Trilha Sonora

#interessante

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2017

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2017 Petaxxon Comunicação Online