Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Anitta
Anitta canta com Nick Jonas em tributo a Alejandro Sanz
Cifras
Morre aos 21 anos o 'emo rapper' Lil Peep
Caetano Veloso
Justiça ordena retirada de posts com hashtag #CaetanoPedofilo da web
Latino
Latino relembra seus crimes nos EUA e diz que Kelly Key é ingrata
Igor Miranda
Ver Colunas de Igor Miranda

#artigo

Opinião: Quem precisa de Richie Sambora no Bon Jovi?

12/25/2013 8:16:34 PM
(Foto: Getty Images)


Claro que o título deste texto é provocativo. Sou um grande fã de Richie Sambora. Nunca neguei minha admiração por ele, nem sua relevância no mundo da música - que vai muito além do trabalho com Bon Jovi. Seus dois primeiros discos solo são formidáveis (prefiro não comentar sobre o último).

Mas a notícia de que o Bon Jovi teve a turnê mais lucrativa do ano, com todos os ingressos de todos os shows vendidos, me deixa intrigado. É difícil admitir, mas a partir de determinado momento, uma banda se torna uma marca. E algumas alterações podem ser feitas nesta marca ou em quem a promove.



Na Coca-Cola, por exemplo: nem mesmo a parte mais alta da hierarquia da corporação conta com as mesmas pessoas de antigamente. Aliás, nem precisamos ir muito longe. A Microsoft é uma empresa mais nova que o AC/DC, por exemplo, e já sofreu alterações palpáveis em seu comando.

A música depende muito mais do material humano, então é claro que, inicialmente, a comparação não tem nexo. Mas, atualmente e a grosso modo, faz sentido sim. Assim como Paul Stanley e Gene Simmons falam em outras pessoas maquiadas darem continuidade ao Kiss, isso seria possível com outras bandas. Como o Bon Jovi.

A única alteração que o público realmente sentiria neste caso é a de Jon Bon Jovi. O público sentiria a falta do sorriso colgate e a voz do ex-caipira de Nova Jérsei. Em relação aos outros, ficou provado que não fazem falta. Um ou outro diehard reclamaria.



No vídeo acima, não tem nem Tico Torres na bateria - e duvido que alguém tenha realmente sentido uma falta muito grande.

Já prevendo um questionamento típico do caro leitor: "mas e no processo de composição, em estúdio?". Aí eu respondo: e "Blaze Of Glory", música solo de Jon, que integra o repertório do Bon Jovi há anos? Muitos nem sabem que é uma canção solo de Jon. Os dois álbuns solo dele, não poderiam ser perfeitamente discos do Bon Jovi? E quantos de vocês estão acompanhando a carreira solo de Sambora, que já conta com dois novos singles ("Come Back As Me" e "Engine 19") desde seu afastamento da banda?

O processo de composição do Bon Jovi sempre foi polarizado, evidenciando as criações de Jon e de Richie Sambora, vez ou outra com compositores de fora e uma colaboração ou outra de David Bryan. Phil X, que já tocou com Triumph, Tommy Lee, Powder e The Drills, poderia colaborar. Bryan também poderia ser mais participativo. Será mesmo que Sambora faria falta - ainda mais nesta fase pouco criativa do Bon Jovi, com álbuns fracos e repetições de clichês?



O novo álbum do Bon Jovi, "What About Now?" é uma espécie de cópia terrível de Bruce Springsteen. O single "Because We Can" (vídeo acima) resume toda a "xaropisse".

Os motivos que levaram Richie Sambora a se desvincular do Bon Jovi ainda são nebulosos. Mas parecem cada vez mais terem relação com dinheiro. Ele pode estar, sim, de saco cheio das turnês. Pode estar, sim, passando por perrengues por causa do alcoolismo. Mas esses problemas já foram contornados no passado e não geraram um afastamento completo de Sambora - como agora. Grana, sim, mexe com a relação profissional.

É notável, aliás, como o guitarrista amaciou o discurso depois de ver que ninguém deixou de ir aos shows do Bon Jovi porque Phil X estava em seu lugar. Ele dizia que não voltaria, agora já considera um retorno. Jon não fecharia as portas. Está nas mãos de Richie. Só espero que ele não deixe os fãs na mão novamente - apesar da grande maioria deles não sentirem lá muita falta. Só os haters de YouTube.

Obviamente, o texto acima é de minha autoria. Mas publiquei-o anteriormente no site Van do Halen.

por Igor Miranda

#interessante

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2017

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2017 Petaxxon Comunicação Online