Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Zezé Di Camargo
Depois de cantar 'É o amor', Maradona envia mensagem para Zezé di Camargo
Mr Catra
Mr. Catra revela luta contra câncer no estômago há 9 meses
Cifras
Karol Conka denuncia assédio em hotel no Rio: 'tive que dar na cara dele'
The Voice
Melanie Martinez volta a negar abuso sexual contra ex-amiga
Igor Miranda
Ver Colunas de Igor Miranda

#artigo

Os 10 maiores recordistas da história do Grammy

2/10/2017 2:24:55 PM
O Grammy sempre nos surpreende com vitórias e derrotas inesperadas. Além disso, alguns recordes chamam a atenção - há artistas tão "queridos" que acumulam vários prêmios em uma só edição do evento.


A 59ª cerimônia do Grammy acontece neste domingo (12) e pode marcar alguns recordes por Adele e Justin Bieber, alguns dos principais indicados. Veja quem já se destacou no passado:

1) U2





O U2 é o recordista em Grammys vencidos por um grupo musical. São 22 prêmios obtidos na carreira. Entre as honras, estão Melhor performance de rock por duo ou grupo (por sete vezes) e Música do ano e Disco do ano (ambas as categorias por duas vezes).

2) Georg Solti





O condutor de orquestra Georg Solti é o maior vencedor da história do Grammy. Ele acumula 31 prêmios no total.

Solti também é o recordista de êxitos no segmento de música clássica do Grammy. A última vitória dele aconteceu em 1997, ano de sua morte, quando ele levou o prêmio de Melhor gravação de ópera por "Die Meistersinger von Nürnberg".

3) Michael Jackson





Falecido em 2009, o Rei do Pop é o artista solo que mais venceu em uma noite só. Ele levou oito prêmios para casa durante a cerimônia de 1984.

Entre os prêmios conquistados por Michael Jackson naquela noite, estão Disco do ano, por "Thriller", e Gravação do ano, pela música "Beat It".

4) Santana





A banda Santana, do guitarrista Carlos Santana, é o grupo musical que mais venceu em uma só noite. O conjunto mantém a marca de Michael Jackson: oito prêmios em uma só noite.

Entre as honras obtidas no ano de 2000, estão as de Disco do ano e Melhor disco de rock, por "Supernatural".

5) Christopher Cross





Em 1981, Christopher Cross se tornou o primeiro artista a vencer as quatro categorias gerais do Grammy: Gravação do ano, Disco do ano, Música do ano e Melhor artista revelação. Essas categorias são as únicas que não têm restrição por estilo musical.

Na ocasião, Christopher Cross venceu tais categorias graças ao seu disco autointitulado e o hit "Sailing".

6) Adele





Em 2012, Adele repetiu a marca de Christopher Cross e se tornou a primeira artista mulher a vencer as quatro categorias gerais do Grammy.

A cantora conseguiu esta marca de forma separada. Em 2009, ela venceu a categoria de Melhor artista revelação, pelo disco "19". Já em 2012, levou as outras três: Gravação do ano, Disco do ano e Música do ano, por "21" e "Rolling In The Deep".

7) LeAnn Rimes





A então jovem LeAnn Rimes, com 14 anos, impressionou ao fazer sucesso com o disco "Blue", na década de 1990.

Em 1997, ela foi além e venceu os prêmios de Melhor artista revelação e Melhor performance vocal country feminina. Resultado: tornou-se a primeira artista country a obter a honra como revelação e a mais jovem artista solo a ganhar um Grammy.

8) Pinetop Perkins





Já Perkins foi o mais velho a levar um Grammy para a casa. O pianista de blues venceu a categoria de Melhor disco de blues tradicional, graças ao álbum "Joined at the Hip", gravado em parceria com Willie "Big Eyes" Smith.

Pinetop Perkins tinha 97 anos quando venceu o prêmio, em 2011. Infelizmente, ele faleceu um mês depois da conquista.

9) Aretha Franklin





Uma das maiores cantoras da história, Aretha Franklin tem o recorde de ter vencido a maior sequência de Grammys em uma categoria. Ela levou o prêmio de Melhor performance vocal feminina de R&B por oito vezes em sequência, de 1968 a 1975.

Nesta categoria, Aretha não parou por aí. Ela também faturou a honra em 1982, 1986 e 1988. No total, são 11 conquistas.

10) Quincy Jones





O ilustre produtor Quincy Jones é o artista mais indicado da história do Grammy. Foram 79 indicações relacionadas a seu trabalho. Dessas, ele levou 27. Está entre os três artistas que mais faturaram a honra.

por Igor Miranda

#interessante

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2017

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2017 Petaxxon Comunicação Online