Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
AC DC
Luto: aos 64 anos, morre Malcolm Young, do AC/DC
João Gilberto
Criador da bossa nova, João Gilberto vive em 'absoluta penúria financeira'
The Grammy Awards
'Despacito' domina Grammy Latino 2017 com quatro prêmios
Anitta
Anitta está oficialmente 'casada' com Thiago Magalhães
Igor Miranda
Ver Colunas de Igor Miranda

#artigo

Playlist Cifras: 10 grandes solos de guitarra

1/27/2015 11:23:51 PM



Um dos elementos mais únicos e autênticos de um bom rock n roll é o solo de guitarra. O gênero, que se expandiu e hoje é um dos mais populares do planeta, impôs padrões para que até canções de outros estilos fossem baseadas em sua estética. O momento do solo é sempre um dos destaques, até mesmo em outros gêneros.

A lista abaixo é a primeira da Playlist Cifras, que sempre destaca dez músicas interessantes. A intenção não é colocar os melhores ou maiores solos da história, mas sim apresentar dez solos legais. Somente. Sem rankings ou competições. Confira, divirta-se e, caso queira, sugira outros solos nos comentários!

Chuck Berry - "Johnny B. Goode": o início de tudo. Historicamente, o primeiro solo de guitarra relevante no rock.



Lynyrd Skynyrd - "Free Bird": três guitarras trabalhando juntas para estourar o cérebro de quem ouve essa obra-prima.



Led Zeppelin - "Stairway To Heaven": Jimmy Page estava inspirado quando fez tudo isso aqui. Genial!



Black Sabbath - "N.I.B.": provavelmente o solo mais bonito e caótico do heavy metal. Consegue ser melodioso e brutal ao mesmo tempo. Tony Iommi é o cara!



Pink Floyd - "Comfortably Numb": melodia perfeita. É um dos poucos solos que precisam ser executados perfeitamente, nota a nota, para transmitir a mensagem de forma devida.



Guns N Roses - "Sweet Child O´Mine": o solo que colocou Slash no mapa e fez com que ele, à época, fosse comparado ao mestre Jimi Hendrix. É pouco?



Michael Jackson - "Beat It": o solo que o mito Eddie Van Halen gravou de graça para Rei do Pop é, também, a única presença fora do rock nessa playlist.



Dire Straits - "Sultans Of Swing": dá para acreditar que esse incrível solo foi concebido sem o uso de palheta? Mark Knopfler tem muita musicalidade - e força extra nas cabeças dos dedos da mão direita!



Beatles - "While My Guitar Gently Weeps": quando Eric Clapton gravou um solo para o Fab Four, só poderia sair coisa boa. Um dos solos mais geniais e melódicos do rock.



Jimi Hendrix - "Voodoo Child": a cada performance de Hendrix, esse solo era executado de um jeito diferente. Mas a essência era sempre mantida: rock n roll com potência!

por Igor Miranda

#interessante

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2017

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2017 Petaxxon Comunicação Online