Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Kurt Cobain
Courtney Love homenageia Kurt Cobain em seu 51° aniversário
Phil Collins
Contra todas as probabilidades, Phil Collins volta ao Brasil
The Cranberries
Cranberries anuncia disco com últimas gravações de Dolores O'Riordan
Fergie
Fergie pede perdão após cantar hino dos EUA de forma 'sexy'
Débora Blezer
Ver Colunas de Débora Blezer

#artigo

Por trás da música: Helter Skelter dos Beatles

4/17/2013 5:33:11 PM



Helter Skelter é uma das mais famosas músicas dos meninos de Liverpool. Foi lançada em 1968 no "Álbum Branco" e regravada por vários artistas desde então. Entenda a história obscura por trás da canção.

Tudo começou quando Pete Townshend, do The Who declarou que sua música "I Can See For Miles" era a música mais crua e suja que ele já havia ouvido. Paul McCartney, ao ouvir a afirmação ficou imaginando, como seria fazer sua própria música nesses padrões. Em dupla com Lennon, os músicos analisaram a canção de Townshend e perceberam que poderiam fazer muito mais do que aquilo. Lançaram para si o desafio de fazer uma música que realmente abalasse as estruturas.

E assim nasceu Helter Skelter, que traduzindo ao pé da letra para o inglês britânico significa algo como um escorregador em espiral que causa muito barulho, já no inglês americano, significa "Confusão fora do controle".

A música trazia uma letra divertida e um pouco sem sentido. Segundo McCartney, sua ideia inicial era fazer uma música sobre a ascensão e queda do Império Romano, usando metaforicamente a imagem do escorregador. Porém não foi assim que Charles Manson entendeu.


Charles Manson

Charles Manson, até então era só mais um fanático, totalmente desmiolado e com várias passagens pelo crime. Manson então totalmente pirado acreditava que os Beatles eram os cavaleiros do apocalipse que vieram à Terra anunciar o fim do mundo através de suas músicas. Junto a uma seita, que havia montado ele criou a teoria "Helter Skelter".


Sharon Tate

Manson e companhia invadiram a casa do diretor de cinema Roman Polanski. O diretor estava viajando, no entanto sua mulher, a atriz de Hollywood, Sharon Tate estava em casa com amigos quando foram surpreendidos pelo grupo. Todos que estavam na casa foram assassinados a facadas, incluindo Sharon, que estava grávida de 9 meses. Na parede da casa, eles escreveram com o sangue das vítimas, "Helter Skelter".

Não satisfeitos, eles também invadiram aleatoriamente uma nova residência, onde cometeram mais assassinatos. Dessa vez, as vítimas foram Leno LaBianca, presidente de uma rede de supermercados da Califórnia, e sua esposa. Manson e toda sua "família" acabaram presos pelo resto de suas vidas.

Paul McCartney queria uma música pesada, só não imaginou que seria nesse sentido. Independente da história bizarra por trás de Helter Skelter, o clássico é uma das melhores obras do Beatles.




por Débora Blezer

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2018

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2018 Petaxxon Comunicação Online