Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Cifras
Faustão erra nome de Pabllo Vittar e vira piada nas redes sociais
Queens Of The Stone Age
Josh Homme chuta fotógrafa durante show do Queens Of The Stone Age
Ivete Sangalo
Vídeo: Grávida de gêmeas, Ivete Sangalo faz show em trio elétrico
Luan Santana
Luan Santana bate recorde com novo clipe, mas trecho causa polêmica
Carlos Aquino
Ver Colunas de Carlos Aquino

#artigo

Sons do Silêncio

10/29/2010 9:25:28 AM
Trilhas sonoras de jogos eletrônicos tem arrebatado inúmeros fãs pelo mundo. Uma parcela destes aficcionados, porém, não se limita a escutar as composições de outros autores. Eles também criam suas próprias músicas.


Inspirados pela fascinante obra de Akira Yamaoka (autor das trilhas da série Silent Hill), um coletivo de músicos criou o projeto Broken Notes. Em dezembro de 2002, o grupo lançou o álbum virtual Silent Hill Fan Soundtrack, distribuído gratuitamente no site. O resultado era uma justa homenagem às sombrias paisagens rítmicas geradas originalmente por Yamaoka. Um ouvinte desavisado, em alguns momentos, poderia pensar estar escutando faixas perdidas das trilhas dos jogos, uma mistura intrigante de ruídos estranhos, melodias melancólicas e silêncios tensos. Não era exatamente o tipo de música que você colocava no carro para dirigir, mas Silent Hill também não era um típico jogo eletrônico de terror.

Silent Hill 2
Logo em seguida, outros artistas/fãs foram se juntando e novas compilações foram sendo produzidas, já chegando à marca de seis álbuns virtuais gratuitos. Todo este material pode ser baixado de graça. Navegando pelo site, também é possível encontrar faixas que não foram lançadas e músicas não aproveitadas para os álbuns, também livre para download.

Em dezembro de 2007, o site entrou em um longo período de silêncio. A princípio, parecia que o projeto estava condenado ao imerecido esquecimento e que o time havia se dispersado. No entanto, eles voltaram à ativa. Desde Julho deste ano, Jason Gervais, um dos músicos participantes da iniciativa, assumiu o site e ressuscitou seus antigos camaradas. Desde então, eles criaram um canal no YouTube, onde é possível ouvir algumas músicas online, e já preparam um novo álbum: Broken Notes Extremitas.

Se você ainda não conhece o trabalho deles, não perca tempo e baixe todos os álbuns já lançados. Eu estive re-escutando suas músicas recentemente e posso afirmar que aquilo que o Broken Notes produziu transcende o conceito de homenagem e se aproxima muito da genialidade de Yamaoka; indispensável para qualquer fã de Silent Hill ou para aqueles que curtem uma música feita de silêncios, horrores e saudades.

Confira abaixo um dos vídeos oficiais do projeto, um prenúncio do próximo álbum:

por Carlos Aquino

#interessante

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2017

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2017 Petaxxon Comunicação Online