Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Claudia Leitte
Produtor acusa Claudia Leitte de plagiar Karol Conká em 'Lacradora'
Harry Styles
Harry Styles, do One Direction, beija James Corden durante 'Carpool Karaoke'
Rouge
Rouge faz versão em vídeo de cena natalina de 'Meninas Malvadas'
Claudia Leitte
Claudia Leitte é alvo de piadas após bloquear quem criticou sua música
Igor Miranda
Ver Colunas de Igor Miranda

#artigo

The Who: 42 anos de Who's Next

8/13/2013 10:35:17 PM
(Foto: Divulgação)


The Who: "Who´s Next" [1971]

Lançado em 14 de agosto de 1971, "Who´s Next" é o quinto disco do The Who, uma das bandas mais legendárias do rock n roll. E, no meu ponto de vista, trata-se do trabalho definitivo e derradeiro da banda. Mesmo com lançamentos do porte de "Sings My Generation" e "Tommy".

A história inicial deste disco foi originada de uma opera rock, feita pelo guitarrista Pete Townshend chamada "Lifehouse". Apesar do disco conter certos fragmentos e vestígios da mesma, a proposta se desvirtuou completamente da história. Talvez tenha sido o acontecimento mais ideal, pois "Who´s Next" é mais direto que "Tommy", por exemplo.

"Who´s Next" se destaca não apenas por sua soberba qualidade musical, mas também por certo experimentalismo e originalidade. Sua produção, aliás, soa excelente para os padrões da época. Em 1971, as tecnologias de mixagem e masterização, pouco avançadas, só permitiam algo mais elaborado por meio de improviso. Mérito para o próprio The Who, que produziu o disco juntamente de Glyn Johns.



Das músicas que demonstraram tal pioneirismo, sobressaem-se as mais famosas do lançamento, "Baba O´Riley" e "Won´t Get Fooled Again", pelo uso de sintetizadores programados por Townshend essencialmente utilizando padrões pulsantes, criando trechos contínuos para as canções e gerando as melodias inciais que as consagraram.

Tais detalhes se aliaram ao hard rock um pouco mais direto apresentado pela banda no momento, com a exuberância técnica de seus integrantes (sem dúvidas era a banda mais virtuosa da época), as ótimas letras e as performances pra lá de adequadas.



Se antes dele o The Who já era grande e havia lançado discos históricos como "Tommy" e "Sings My Generation", com "Who´s Next" a banda atingiu o topo dos topos. O disco, cultuadíssimo pelos fãs e pela crítica, permaneceu em 1° lugar nos charts ingleses e em 4° nas paradas americanas.

Os destaques, além da genial capa onde os membros da banda acabaram de urinar, ficam por conta das anteriormente citadas "Baba O´Riley" e "Won´t Get Fooled Again"; da balada "Behind Blue Eyes", recentemente popularizada graças à versão do Limp Bizkit; de "My Wife", única composição do baixista John Entwistle no disco; e da excelente "Bargain", onde Roger Daltrey demonstra todo seu poder vocal e os músicos demonstra muita energia, principalmente pelo insano baterista Keith Moon.



Roger Daltrey - vocal, gaita
Pete Townshend - guitarra, órgão, sintetizadores, piano em 1, vocal em 5 e 7, backing vocals
John Entwistle - baixo, piano, vocal em 4, backing vocals
Keith Moon - bateria, percussão

Músicos adicionais:
Dave Arbus - violino em 1
Nicky Hopkins - piano em 5 e 7
Leslie West - guitarra solo em 3

01. Baba O´Riley
02. Bargain
03. Love Ain´t For Keeping
04. My Wife
05. The Song Is Over
06. Getting In Tune
07. Going Mobile
08. Behind Blue Eyes
09. Won´t Get Fooled Again

por Igor Miranda

#interessante

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2017

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2017 Petaxxon Comunicação Online