Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Bateria
Com vaquinha online, baterista amputado consegue próteses para pernas
Black Sabbath
Black Sabbath lança DVD com último show de sua carreira
Selena Gomez
Desafiada, Selena Gomez não se lembra de músicas da própria carreira
Gretchen
Gretchen e Katy Perry devem se encontrar no Brasil
Carlos Aquino
Ver Colunas de Carlos Aquino

#artigo

Videoclipes de Jogos

1/14/2011 2:23:18 PM
Para o lançamento do jogo Dead Space 2, a Electronic Arts não economizou esforços para lançar o trailer definitivo. Ainda que o título já tivesse um ou dois trailers já exibidos nos últimos meses, além de entrevistas, vídeos de jogabilidade, making ofs e outras firulas, o trailer oficial que marcasse a chegada da continuação do aclamado Dead Space nas lojas precisava ser especial. Entram em cena os Smashing Pumpkins. Com uma edição mais nervosa do que os trailers anteriores e a clássica "Bullet With Butterfly Wings", o trailer ganha ares de videoclipe:


>

O Chamado do Sucesso

Mas esta não é a primeira vez que uma produtora licencia uma música famosa para promover seus jogos. Por exemplo, a grande rival da EA, a Activision tem um bom histórico envolvendo hip hop, rock n' roll e a franquia Call of Duty.

Para o lançamento do sucesso de vendas Call of Duty: Modern Warfare 2, foi utilizada a canção "Till I Collapse", do rapper Eminem, em um dos trailers:



Já Call of Duty: Black Ops efetuou um verdadeiro intercâmbio com o mundo da música. Além da participação do Metallica no show de lançamento do jogo,  Eminem foi convocado mais uma vez para emprestar uma de suas músicas para um dos trailers. A faixa escolhida foi "Won't Back Down" e o vídeo abaixo estreou com toda a pompa durante a feira de jogos E3 2010:



Como se isso não fosse suficiente, até os Rolling Stones lucraram com a parceria com a Activision. Um comercial de Call of Duty: Black Ops, feito especialmente para a televisão, trazia na trilha o hino "Gimme Shelter". A canção, que costumava vender duas mil cópias por dia em lojas virtuais, saltou para onze mil cópias por dia durante a semana de lançamento do jogo. Confira abaixo o comercial, que também tem a participação do astro do basquete Kobe Bryant:



Metal e RPG

Jogos de RPG de fantasia também costumam ser beneficiados por estas parcerias entre músicos e produtoras. Masmorras, dragões, guerreiros, magos, velas acesas e correntes não combinam com a música urbana de Eminem ou com sessentões ingleses. O rock, o pop e o hip hop cedem lugar ao metal e ao gótico.

Risen, da desenvolvedora alemã Piranha Bytes, trazia em um de seus trailers uma narrativa épica e a música "Poet and the Pendulum", da banda finlandesa Nightwish:



Essa não foi a primeira vez que a equipe da Piranha Bytes flertava com o metal europeu. No começo do segundo capítulo de Gothic, a banda alemã In Extremo fazia uma apresentação virtual no Old Camp Castle. Considerando que o som do grupo mistura elementos de rock com sonoridades medievais, o resultado encaixou como uma luva no universo selvagem de Gothic.



Misturar metal e RPG não é, tampouco, exclusividade da Piranha Bytes. Um dos trailers de Dragon Age: Origins apresentou dois componentes pouco comuns no gênero: muito sangue e Marilyn Manson, com a música "This is the New Shit". O vídeo chegou a ser criticado por alguns fãs, mas a Bioware garantiu que o tom violento exibido não seria o foco principal do jogo e que a empresa, como é de costume, continuaria privilegiando uma boa história e a construção de personagens. Para selar a trégua, o jogo foi um sucesso de vendas. Confira abaixo o motivo da polêmica:



Um Lugar ao Sol

A junção entre a música e os trailers de jogos não passa necessariamente por nomes de sucesso. Em alguns casos, artistas emergentes podem se beneficiar deste encontro e alcançar uma popularidade que seria inimaginável de outra forma. É o caso, por exemplo, da música sueca Lisa Miskovsky, responsável pela trilha do jogo Mirror's Edge. O impressionante trailer de divulgação do jogo incendiou os jogadores não apenas pela visão inusitada, mas também pela qualidade daquela música desconhecida tocando ao fundo. A canção-tema "Still Alive" ganhou um disco especial de remixes, com participação de DJs consagrados, como Benny Benassi, Junkie XL, Paul van Dyk e outros. Confira abaixo o trailer com a música:



Por outro lado, às vezes o destino se recusa a colaborar. A obscura banda alternativa de metal industrial Grim Faeries foi contratada em 1999 para participar da trilha sonora da continuação do mais popular MMORPG da época, Ultima Online. Inicialmente, o grupo produziria somente as músicas ambientais da região de Logosia, lar da raça dos Juka, adeptos da industrialização e da tecnologia. Entretanto, a música "Faerie Raide" acabou sendo utilizada no trailer oficial do jogo. O que poderia ser considerado como uma chave para a porta do sucesso, não resultou em nada quando o próprio jogo foi cancelado sem maiores explicações. De Grim Faeries ou UO2, pouco restou além do trailer abaixo:

por Carlos Aquino

#suaopinião

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2018

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2018 Petaxxon Comunicação Online