Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Anitta
'Ninguém é obrigado a assistir', dispara Anitta sobre série de sua vida na Netflix
Gusttavo Lima
Antes e depois: Gusttavo Lima brinca com aparência do passado e se diverte com fãs
Ariana Grande
Deus é mulher? Novo clipe de Ariana Grande gera polêmica e divide opiniões na web
Eric Clapton
Vídeos: Eric Clapton segue fazendo shows mesmo após anunciar surdez
Últimas Notícias
RSSTwitterRevista Cifras no Youtube
YouTube

Youtuber desabafa após ser acusado de plagiar a própria música

Paul Davids publicou vídeo criticando o sistema de infringimento por direitos autorais da plataforma

Arlindo Cruz

Filho diz que Arlindo Cruz 'está voltando a ser feliz' após AVC

'Ontem fizemos um ensaio pra ele, se emocionou, segurou o banjo, chorou, riu', contou ao 'Encontro'

Jojo Todynho

Jojo Todynho lança 'Arrasou Viado', feita com Anitta, e divide opiniões

Cantora está sendo criticada nas redes por usar a temática LGBT em seu novo single

Joe Jackson

Michael Jackson foi castrado quimicamente pelo pai, diz médico

Conrad Murray, responsabilizado pela morte de Michael, diz que o pai do cantor adotou o procedimento para que ele mantivesse a voz aguda

Wesley Safadão

Wesley Safadão cancela show após ter problema com avião

Cantor não conseguiu viajar de Fortaleza para Iturama, em Minas Gerais, a tempo da apresentação

Mais Notícias
Entrevistas Artigos

#notícia

Justiça determina arrombamento de apartamento de João Gilberto após filha pedir

3/29/2018 11:12:57 AM
Justiça determina arrombamento de apartamento de João Gilberto após filha pedirDecisão foi tomada após interdição do cantor (Reprodução)
Conforme publicado pelo jornal 'O Globo', o juiz da 5ª Vara de Órfãos e Sucessões do Rio de Janeiro, Renato Lima Charnaux Sertã, determinou o arrombamento da porta do apartamento onde João Gilberto mora, no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada após pedido da filha do cantor, Bebel Gilberto, segundo o colunista Lauro Jardim.


Renato Lima Charnaux Serta decidiu que Bebel deverá "indicar um médico de confiança para acompanhamento da diligência, zelando-se assim pela integridade física" de João em um prazo de até 48 horas. O juiz exigiu ainda que a filha do cantor acompanhe o procedimento pessoalmente.

O juiz teria determinado também que Bebel deve "esclarecer quais as providências que serão adotadas caso haja necessidade da imediata remoção" de João do apartamento para um hospital.

Em novembro do ano passado, Bebel conseguiu na Justiça interditar o pai. A medida seria para proteger o artista, que vive sozinho no Rio e está com a saúde fragilizada pela idade.

Bebel, que mora em Nova York, veio à cidade para tratar da questão. Recluso, João não é visto em público desde 2008, quando fez shows por ocasião dos 50 anos da bossa nova.

Bebel também teria afirmado, por intermédio de sua advogada, no último dia 22 de março, que estará presente no dia e no horário previamente agendado pela Justiça para cumprimento da diligência, além de ter médico e chaveiro profissionais habilitados.

'Absoluta penúria financeira'

No fim de 2017, Bebel Gilberto afirmou que o pai vive em "absoluta penúria financeira", corre risco de despejo e apresenta quadro de confusão mental já há alguns anos. Ela conseguiu na Justiça a interdição de João Gilberto e se tornou sua curadora. Declarado incapaz, ele não poderá assinar contratos nem movimentar sua conta bancária, por exemplo.

A interdição e a curatela, relativamente comuns em casos de idosos com saúde precária ou dificuldades mentais, foram concedidas depois que Bebel comprovou ao juízo que João não compreende as consequências de seus chamados "atos civis" e das decisões que toma em sua vida.

"João já vem apresentando, há alguns anos, um quadro confusional, que não o permite compreender com clareza e exatidão os atos jurídicos que lhe são solicitados por terceiros, resultando numa situação atual de absoluta penúria financeira, apesar de ser titular de direitos autorais que deveriam lhe garantir mais que sua subsistência por toda a sua vida", informou uma nota publicada à época.

Manipulação?

A família acredita que João Gilberto tenha sido manipulado para assumir compromissos que não poderia honrar. Na nota que divulgou, a advogada de Bebel não nomeia quem seriam, mas as discordâncias da família com Claudia Faissol, mãe de Luiza, caçula de João, são notórias.

O cantor responde a processos por não ter comparecido a compromissos profissionais "contratados por terceiros em seu nome, o que acarretou em condenações indenizatórias em valores superiores à sua baixa renda", ainda de acordo com a nota. Entre eles, estaria a turnê de 2011, ano em que João se tornou octogenário.

O projeto era ousado. Incluía interpretações de canções que João nunca havia tocado e cantado, e a transmissão do espetáculo ao vivo, via satélite - um roteiro difícil de imaginar em se tratando de João e sua obsessão pela perfeição. O cancelamento foi atribuído pelos produtores a duas hérnias que ele tinha na coluna, que doíam quando fazia shows, por causa da posição do instrumento junto ao corpo.

O que Claudia Faissol diz

Também na época da interdição de João Gilberto, no fim de 2017, a jornalista Claudia Faissol respondeu brevemente a algumas acusações em nota. "Eu já tinha até escrito um depoimento para você e gostaria muito de te contar essa história, mas, por orientação de amigos advogados, só devo me pronunciar depois de conhecer os autos do processo, que correm em segredo de justiça. Entenda, tenho uma filha de 13 anos para preservar e essa é a minha única preocupação no momento. Fui acusada de sequestro quando João Gilberto respondeu à Universidade de Columbia e queria ter comparecido a ocasião de condecoração de doutor honores causa. Até agora não entendi o que está por trás de tudo isso. Segue também a conta com o valor da escola da minha filha que é paga por mim há muito tempo. Hoje, ela dispõe de meia bolsa de estudos. Peço que não revelem o nome da escola para proteção dela e de outras crianças."

Claudia se refere às acusações de que estaria indevidamente usando dinheiro de João para suas despesas. "Ainda estou a procura de um escritório sério de direito de família que possa defender minha filha, dentro das minhas condições. Agradeço sua atenção. Um abraço, Claudia Faissol."

Por Igor Miranda (@silvercm) e Estadão Conteúdo

#suaopinião


ei nerd  


logo letras Veja a lista de letras das músicas de: logo letrasAprenda a tocar as músicas de
Letras de músicas: Aprenda a tocar:
Letras de João Gilberto Cifras de João Gilberto
Letras de João Gilberto Cifras de João Gilberto

#tags

anitta

pop

funk

gusttavo lima

sertanejo

ariana grande

Música

Arlindo Cruz

Anitta

Michael Jackson

Joe Jackson

xxxtentacion

rap

Bruno Mars

Nego do Borel

Mick Jagger

Rolling Stones

pagode

polêmica

nego do borel

Justin Bieber

Hailey Baldwin

luísa sonza

Ed Sheeran

Simone e Simaria

Shakira

Queen

Paris Jackson

Dua Lipa

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2018

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2018 Petaxxon Comunicação Online