Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Camila Cabello
Assista a "Crying In The Club", primeiro clipe de Camila Cabello
Alinne Rosa
Fotos do ensaio sensual de Alinne Rosa para a "Playboy" são divulgadas
Mc Anitta
Anitta é vaiada ao surgir em telão de show de Simone e Simaria em Maringá
Mc Biel
Biel diz que Luciano Huck o proibiu de entrar na Globo

#notícia

O MP3 acabou? Empresa aposenta a licença do formato

5/16/2017 3:16:06 PM
O MP3 acabou? Empresa aposenta a licença do formatoExtensões mais modernas se tornaram prioridade a partir de agora (Divulgação)
Um dos primeiros formatos de áudio digital, o MP3 pode estar com os dias contados. Ao menos é a forma que o Instituto Fraunhofer enxerga a situação.


O Instituto, responsável por desenvolver o MP3 e proprietário de seus direitos, optou por aposentar o programa de licenciamento do formato, tão popular entre as décadas de 1990 e 2000. A informação foi divulgada no fim do último mês, mas só foi publicada de forma mais massiva no início desta semana.

Ainda que o MP3 siga bastante popular por todo o mundo, representantes do Fraunhofer entendem que alguns formatos lançados posteriormente devem se tornar prioridade. Extensões como OGG e AAC - a última, utilizada de forma padrão em plataformas de streaming - foram citadas como as mais avançadas até o momento.

"Apesar de haver codecs de áudio mais eficientes e com recursos avançados, o MP3 ainda é bastante popular entre os consumidores. Entretanto, a maioria dos serviços de mídia, como streaming ou transmissões de rádio e TV, usam codecs ISSO-MPEG modernos como a família AAC ou, no futuro, o MPEG-H", diz a instituição, em comunicado.

A não-renovação da licença não influencia, de imediato, na rotina de quem costuma escutar músicas em MP3. Ainda será possível reproduzir o formato em diversas plataformas digitais. Contudo, a decisão deve levar o MP3 ao ostracismo, visto que desenvolvedores deixarão de atualizá-lo em breve.

O fim do MP3 era esperado, visto que o avanço tecnológico possibilitou o surgimento de outros formatos. A extensão foi responsável por uma verdadeira revolução no mercado fonográfico, pois se tratava de uma alternativa, por vezes gratuita, aos CDs. A partir da popularização do MP3, passou-se a discutir sobre direitos autorais no âmbito digital.

Por Igor Miranda (@silvercm)

#interessante

#suaopinião


ei nerd  


#tags

Anitta

Simone e Simaria

Simone & Simaria

Miley Cyrus

Iggy Azalea

Michael Jackson

Marília Mendonça

Música

Claudia Leitte

Katy Perry

Migos

Ludmilla

Luan Santana

Taylor Swift

Joelma

Spice Girls

Arlindo Cruz

Belchior

Justin Bieber

Sandy

Rihanna

Elton John

Victor e Leo

Victor & Leo

Victor Chaves

Selena Gomez

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2017

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2017 Petaxxon Comunicação Online