Revista Cifras - As notícias do mundo da música
Revista Cifras
Rock in Rio
'Rio, Desistir Jamais': artistas gravam 'We Are The World' à carioca
YouTube
Hackers tiram 'Despacito' e clipes de Shakira e Taylor Swift do YouTube
Demi Lovato
Demi Lovato adia shows no Brasil para novembro: 'coração partido'
Pabllo Vittar
Com denúncia ao preconceito, Pabllo Vittar lança clipe de 'Indestrutível'

#notícia

'Rio, Desistir Jamais': artistas gravam 'We Are The World' à carioca

4/11/2018 11:41:47 AM
'Rio, Desistir Jamais': artistas gravam 'We Are The World' à cariocaIniciativa foi capitaneada por organização do Rock in Rio (Fabio Motta/Estadão)
Anitta, Elba Ramalho, Tony Bellotto (Titãs), Evandro Mesquita, Fernanda Abreu, Rogério Flausino (Jota Quest), Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Di Ferrero (NX Zero) e outros artistas se reuniram na última terça-feira (10) para gravar um clipe intitulado 'Rio, Desistir Jamais'. Espécie de 'We Are The World' à carioca, a iniciativa foi do empresário Roberto Medina, criador do Rock in Rio.


Medina espera chamar a atenção da sociedade e da classe política para a necessidade de se "mudar o astral" da cidade, impactada pela crise fiscal e de segurança que assola o Estado, e também estimular o turismo.

O grupo se reuniu na Cidade das Artes, monumental complexo cultural da prefeitura. Entre tantas odes ao Rio, a música escolhida para o clipe, que deverá ser divulgado no fim do mês, foi Valsa de uma cidade, de Antônio Maria e Ismael Netto, composição dos anos 1950 já gravada por Dick Farney, Caetano Veloso e Rita Lee. O refrão "Rio de Janeiro, gosto de você/ Gosto de quem gosta desse céu, esse mar, essa gente feliz" foi cantado em tom de otimismo, e numa levada mais pop do que a da valsa original.

"Esse é um protesto do bem. Temos que mudar o espírito. A cidade parece perdedora", criticou Medina.

No ano passado, o empresário, com apoio inicial do município, Estado e União, capitaneou um movimento em prol do turismo do Rio - em especial o nacional, uma vez que oito em cada dez visitantes vêm de outros Estados. Do trabalho, surgiu o calendário turístico Rio de Janeiro a janeiro, com mais de 90 eventos divulgados.

"O Rio não tem plano B: ou faz turismo ou não faz nada. Não aguento mais meus amigos dizendo que vão sair do Rio. Seria uma covardia eu sair. Passei dez anos fazendo festival na Europa e não estava feliz", afirmou o empresário. "O Rio é fantástico e não está entre as mais violentas do Brasil. É a luz para fora do País, ninguém olha para São Paulo, lugar nenhum. No ano passado, a Rocinha era metralhada enquanto 100 mil pessoas estavam felizes no Rock in Rio. O Rio não é aquilo, a Rocinha também não é."

Com camisetas com dizeres como "O Rio pede paz", os artistas fizeram discursos exaltando as belezas naturais, a riqueza cultural e a condição de capital turística brasileira do Rio, e pedindo olhares positivos para a cidade, a despeito das notícias relacionadas à violência urbana e outras mazelas.

"O Brasil está num momento delicado e importante; o Rio, mais ainda", disse Anitta. "Não podemos jogar a toalha. Temos que focar nas qualidades. Esperança é a palavra-chave."

Líder do Capital Inicial, o curitibano Dinho Ouro Preto disse que o "colapso" do Rio "consterna do País". "Os problemas daqui existem em todo o Brasil, pobreza, violência. Mas a cultura brasileira converge para cá, o Rio faz parte de todos nós, então ninguém fica indiferente."

O músico Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, lembrou que é função dos artistas endossar esse tipo de mobilização. "É o mínimo."

Ao fim da gravação, Medina afirmou que a prefeitura não aderiu, como esperado, ao Rio de Janeiro a janeiro. O calendário, cujo primeiro evento foi o réveillon, fora lançado no Rock in Rio, em outubro do ano passado, com a presença de autoridades do governo federal, o governador Luiz Fernando Pezão (MDB) e o prefeito Marcelo Crivella (PRB).

Segundo o empresário, o prefeito alegou falta de caixa para investir no projeto. "Lamento. Ele não entendeu a dimensão, não teve interesse. Tenho que respeitar. Estamos improvisando", afirmou. "O governo federal está fazendo a parte dele, a Fundação Getúlio Vargas está analisando os projetos (que recebem uma chancela que permite aos proponentes usar recursos incentivados). Com 20% a mais de turistas, são gerados 170 mil empregos. Não existe política pública de turismo no Rio. Esses caras têm que acordar."

A prefeitura informou à reportagem que "mantém seu compromisso de apoiar todos os eventos que fazem parte do calendário" e que "o governo federal é quem responde por ele, por ser o responsável pela certificação dos projetos e seus possíveis desdobramentos".

* Por Estadão Conteúdo

#suaopinião


ei nerd  


logo letras Veja a lista de letras das músicas de: logo letrasAprenda a tocar as músicas de
Letras de músicas: Aprenda a tocar:
Letras de Anitta Cifras de Anitta
Letras de Anitta Cifras de Anitta
Letras de Capital Inicial Cifras de Capital Inicial
Letras de Capital Inicial Cifras de Capital Inicial
Letras de Elba Ramalho Cifras de Elba Ramalho
Letras de Elba Ramalho Cifras de Elba Ramalho

#tags

Anitta

Raimundos

Luis Fonsi

Taylor Swift

Chris Brown

Demi Lovato

Pabllo Vittar

Balão Mágico

Beyoncé

Jay Z

Selena Gomez

Bon Jovi

Música

K-pop

João Gilberto

Mr. Catra

Gretchen

MC Carol

Funk

Sorriso Maroto

Nego do Borel

Fifth Harmony

Justin Bieber

Camila Cabello

Simone e Simaria

The Voice

The Voice Brasil

The Voice Kids

Lollapalooza

Pearl Jam

Lana Del Rey

Liam Gallagher

Cleo Pires

Cleo

Katy Perry

Britney Spears

Revista Cifras
Petaxxon Comunicação Online

© Copyright 2018

notícias | artigos | entrevistas | videos

©2018 Petaxxon Comunicação Online