10 Covers que superaram as versões originais

Fazer cover é uma coisa normal no mundo da música, aliás, é fazendo cover que muitos artistas começam a carreira e se tornam conhecidos. E não são raros casos em que os covers ficam muito mais conhecidos do que as versões de seus compositores.

Não é que as músicas fossem ruins em suas versões originais, é que elas apenas se tornaram muito melhores com a interpretação do outro.

Veja quais são os covers que superaram completamente sua primeira versão:

Nirvana – The Man Who Sold The World (David Bowie)

Sim, é difícil de acreditar, mas essa famosa música do acústico MTV Nirvana, não é do Nirvana. A canção foi escrita e lançada originalmente por David Bowie em 1970 no seu terceiro álbum, mas é claro, só se tornou realmente famosa após tocada pela banda grunge de Seatle.

Eric Clapton – I Shot The Sheriff (Bob Marley)

O clássico conhecido na voz de Eric Clapton na verdade é de autoria de Bob Marley. Eric lançou a música apenas um ano depois de Marley lançar o álbum “Burnin’” em 1973, que continha a faixa. E não foi só Clapton que saiu ganhando, depois de estourar com “I Shot The Sheriff” o mundo inteiro queria conhecer o autor jamaicano da canção. E o resto é história…

Eric Clapton – Cocaine (J.J. Cale)

Veja também:
Alcione coloca Iza no patamar de cantores como Roberto Carlos e Elza Soares

https://www.youtube.com/watch?v=fdDhV45lYHU

Cocaine foi originalmente composta por J.J. Cale em 1976. E então, mais uma vez Eric Clapton esperou um ano, e em 1977 ele regravou a música em se disco “Slowhand”. Desde então a faixa se tornou um de seus maiores sucessos de todos os tempos.

Sinead O’ Connor – Nothing Compares 2 U (Prince)

https://www.youtube.com/watch?v=iUiTQvT0W_0

Nothing Compares 2 U teria sido apenas mais uma faixa sem nenhuma visibilidade na carreira de Prince, senão fosse por Sinead O’ Connor ressuscita-la nos anos 90. A música que foi originalmente gravada em 1985, estourou em todas as paradas de sucesso com a versão feita pela cantora e embalou dores de cotovelo por todo o mundo.

The Beatles – Twist and shout (Top Notes)

https://www.youtube.com/watch?v=ZVCDjLyyIV0

Um dos maiores sucessos da carreira do quarteto fantástico de Liverpool, é na verdade um cover. Os responsáveis pela música são um grupo americano chamado Top Notes. E o pior de tudo é que os Beatles não foram nem os primeiros a fazer o cover. No início da década de 60, uma outra banda chamada Isley Brothers chegou a gravar a música e até a fazer um certo sucesso, mas não teve pra ninguém, foi na versão dos Beatles que a música estourou de verdade.

Jeff Buckley – Hallelujah (Leonard Cohen)

Essa bela canção composta pelo canadense Leonard Cohen já ganhou inúmeras versões, difícil mesmo é escolher a melhor, já que a composição por si já é quase, senão perfeita. Mas a versão que fica até hoje imortalizada na memória de quem ouve o clássico, está na voz de Jeff Buckley

Veja também:
Antes de se assumir publicamente, Lulu Santos foi casado com outro homem por 14 anos

Jimi Hendrix – All Along The Watchtower (Bob Dylan)

https://www.youtube.com/watch?v=z_L4RtU1iRg

Entre versão original e cover, o caso de All along the Watchtower é na verdade uma questão de gosto. Mas fato é que a música se tornou conhecida apenas, na guitarra e voz de Jimi Hendrix, que gravou a música em 1968, um ano depois de ser lançado originalmente por Bob Dylan. O que não deixa dúvida é que os dois mandaram muito bem.

Vários – Knocking On Heavens Door (Bob Dylan)

A faixa conhecida por ter ganhado versões de vários artistas, é uma obra de Bob Dylan. Tem cover para todos os gostos, Avril Lavigne, U2, Guns n´Roses… E a música é tão boa que conseguiu ganhar destaque com todos eles. É uma questão de gosto afinal.

Metallica – Whiskey in the Jar (Thin Lizzy)

A música é na verdade uma antiga e tradicional canção irlandesa, executada a centenas de anos. É claro que ela só ficou mundialmente famosa depois de regravada por bandas de rock. Umas delas foi o Thin Lizzy, em meados de 1970. Mas, a verdade é que ela só caiu nas graças do mundo depois que o Metallica fez sua versão, e muito bem por sinal.

Johnny Cash – Hurt (Nine Inch Nails)

A música composta por Trentz Reznor do Nine Inch Nails em 1994 a príncipio era apenas uma canção que se tratava de um desabafo sobre seu vício por drogas. Mas na versão de Johnny Cash em 2003, a música se transformou em um relato emocionado de sua vida, poucos meses antes da morte.

#comentários

Compartilhar