9 músicas para os 90 anos de Chuck Berry, o homem que formulou o rock n’ roll

Um dos pioneiros do rock n roll chega, nesta terça-feira (18), a seu 90° aniversário. Chuck Berry, batizado de Charles Edward Anderson Berry, nasceu em 18 de outubro de 1926, na cidade estadunidense de St. Louis, Missouri.

A influência principal de Chuck Berry veio do blues de Muddy Waters e do jazz de Nat King Cole. Suas primeiras gravações, tidas como pioneiras no rock n roll por misturar blues, country, solos de guitarra e letras despretensiosas, aconteceram na metade da década de 1950.

Antes disso, Chuck Berry era um guitarrista de blues com Johnnie Johnson. Em 1955, moldou o rock n roll com seu estilo despretensioso e explosivo de tocar guitarra. Outros nomes como Bill Haley e Jimmy Preston fizeram o que se pode chamar de “proto-rock n roll”, mas foi Berry o responsável pelo formato definitivo do gênero.

Desde que explodiu, Chuck Berry não parou mais. O cantor e guitarrista esteve na ativa durante todo este tempo. Sua aposentadoria foi anunciada no Rock And Roll Hall Of Fame de 2012, mas ele voltou atrás e permanece em atividade da forma que consegue.

Veja também:

Os 30 anos da primeira cerimônia do Rock And Roll Hall Of Fame

Saiba quem já acusou ou foi acusado de plágio no rock

Hoje, Chuck Berry mora em Ladue, Missouri, a cerca de 16 km de St. Louis, e tocou uma vez por mês, até 2014, em um bar chamado Blueberry Hill. Desde então, não tem se apresentado, mas anunciou um novo disco para 2017.

Veja também:
A cantora de ópera que chocou um júri ao arrancar vestido e cantar AC/DC

Há nomes que muitos fãs de rock consideram mais importantes em seu gênero. Beatles, Rolling Stones, Elvis Presley e por aí vai. Mas pode ter certeza que cada um desses artistas absorveram um pouco do trabalho de Chuck Berry para se consolidarem.

Abaixo, uma seleção de nove músicas – uma para cada década de vida de Chuck Berry. Veja:

“Johnny B. Goode”:

“Maybellene”:

https://www.youtube.com/watch?v=LvKDr8AgvK8

“You Never Can Tell”:

“Wee Wee Hours” (com Eric Clapton e Keith Richards):

“Brown-Eyed Handsome Man”:

“Roll Over Beethoven”:

“Memphis Tennessee” (com John Lennon e Yoko Ono):

“You Can´t Catch Me”:

“My Ding A Ling”:

Compartilhar

Opiniões, curiosidades, resenhas, listas e sobre todos os tipos de música são o foco desta coluna, comandada por Igor Miranda, jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical. Contato: [email protected]