As melhores músicas da MPB para aproveitar o Carnaval - Revista Cifras

As melhores músicas da MPB para aproveitar o Carnaval

Estamos em pleno carnaval e nada melhor do que curtir uma playlist com clássicos populares sobre a folia que faz o Brasil parar. Além das tradicionais marchinhas, a MPB está repleta de clássicos que falam sobre o Carnaval. Das mais animadas até as melancólicas, ouça algumas das melhores canções da festa.

Jorge Ben Jor – País Tropical

A canção que destaca todos os aspectos mais populares do Brasil, foi composta pelo músico em 1969, e fez sucesso logo depois na voz do cantor Wilson Simonal. Ao longo dos anos, País Tropical se tornou uma espécie de hino da MPB e ganhou diversas versões entre os artistas nacionais.

Los Hermanos – Todo Carnaval Tem Seu Fim

Veja também:  Trilha do Filme: The Wonders - O Sonho Não Acabou

Essa música é perfeita para aquela inevitável quarta-feira de cinzas, onde a folia acabou e o que sobra é apenas a ressaca do feriado. A música lançada em 2001, compõe o álbum “Bloco do Eu Sozinho”, dos Los Hermanos.

Chico Buarque – Noite dos Mascarados

Mais um clássico sobre o carnaval, a música foi lançada em 1967, no segundo disco de Chico Buarque. A canção foi trilha sonora do filme “Garota de Ipanema”, do mesmo ano. “Noite dos Marcarados” transmite exatamente o espirito do carnaval: “Mas é carnaval, não me diga mais quem é você, amanhã tudo volta ao normal, deixa a festa acabar, deixa o barco correr”.

Caetano Veloso – A Filha da Chiquita Bacana

Veja também:  15 fatos da música que vão fazer você se sentir velho. Parte II

Caetano lançou a canção em 1977 e foi sucesso entre os blocos de carnaval, fazendo referência a tradicional marchinha carnavalesca “Chiquita Bacana”, de Emilinha Borba, lançada em 1949.

Paulinho da Viola – Foi um Rio Que Passou em Minha Vida

https://www.youtube.com/watch?v=7gNUqyZJNTM

Lançada em 1970, o clássico da música popular brasileira é uma verdadeira declaração de amor a escola de samba Portela.

Engenheiros do Havaii – Quando o Carnaval Chegar

Composta por Chico Buarque, a música foi trilha sonora do filme homônimo de 1972, que também contou com a atuação do músico. Entre as versões lançadas posteriormente da música, a mistura do rock nacional dos Engenheiros do Havaii, mereceu destaque na lista.

Veja também:  10 imagens que melhor representam o espírito do metal

Luiz Bonfá – Manhã de Carnaval

https://www.youtube.com/watch?v=rjRSZoPXAOY

É a música mais famosa de Bonfá, conhecida por se ter se tornado o tema principal do filme Orfeu Negro, de 1959. Manhã de Carnaval foi uma das primeiras músicas de Bossa Nova a ganhar popularidade fora do Brasil e foi regravada por diversos músicos desde então.

Roberto Carlos – Maria, Carnaval e Cinzas

O samba melancólico foi composto por Luís Carlos Paraná, e apresentada ao público por Roberto Carlos no Festival da Record em 1967.

#comentários