Cientistas criam playlist que consegue reduzir a ansiedade

A música é capaz de fazer milagres com o humor. Independentemente de quais sejam nossos sentimentos no dia, uma boa canção pode potencializar sensações ou fazer com que esqueçamos de fatos inconvenientes da nossa rotina.

A ciência tem reconhecido, cada vez mais, o poder da música em nossa mente. E um estudo realizado pela organização britânica Mindlab, focada no comportamento do cérebro humano, obteve um resultado interessante relacionado ao tema.

Cientistas da instituição montaram uma playlist com 10 músicas ideais para reduzir a ansiedade. Eles chegaram às canções escolhidas a partir de testes feitos com voluntários, enquanto eles eram testados com tarefas de lógica.

Com sensores acoplados em seus corpos, os voluntários mostraram suas atividades cerebrais e fisiológicas, em geral, enquanto ouviam determinadas canções. O resultado é uma playlist para lá de relaxante.

Entre as músicas escolhidas, estão a música “Weightless”, do grupo Marconi Union, e “Someone Like You”, da cantora Adele. Enquanto a primeira foi feita em parceria com a instituição British Academy of Sound Therapy, com o intuito de reduzir a ansiedade em até 65%, a segunda é um dos grandes sucessos da década.

Veja a playlist por completo, na ordem divulgada pela Mindlab:

1. “Weighless” (Marconi Union)

2. “Electra” (Airstream)

3. “Mellomaniac – Chill Out Mix” (DJ Shah)

4. “Watermark” (Enya)

5. “Strawberry Swing” (Coldplay)

6. “Please Don´t Go” (Barcelona)

7. “Pure Shores” (All Saints)

8. “Someone Like You” (Adele)

9. “Canzonetta Sull´aria” (Mozart)

10. “We Can Fly” (Café Del Mar)

Opiniões, curiosidades, resenhas, listas e sobre todos os tipos de música são o foco desta coluna, comandada por Igor Miranda, jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical. Contato: [email protected]