É inegável que o cenário artístico, especialmente musical, sempre foi machista. As mulheres que repercutem na música quase sempre precisaram trabalhar no apelo visual – caso contrário, não chegariam ao estrelato.
Mas algumas mulheres fizeram história no âmbito machista da música. Essa lista apresenta dez guitarristas do sexo feminino que você precisa conhecer. Não apenas o trabalho delas, mas também a história.
Runaways e se notabilizou bastante por sua carreira solo e também por princípios feministas. Considerada por muitos a “rainha do rock n roll”, a cantora e guitarrista lançou vários singles de sucesso e mostrou que as mulheres também podem fazer rock de atitude.
Nancy Wilson (Heart): Ao lado da irmã e vocalista Ann Wilson, a guitarrista Nancy Wilson lidera o Heart há mais de 40 anos. Nancy apareceu em um cenário roqueiro completamente machista, que foi quebrado ao lado das Runaways na década de 1970. A guitarrista é uma das mais técnicas e habilidosas dessa lista.
Ozzy Osbourne, na música “Close My Eyes Forever”. Ford é do tipo que tem pegada nas seis cordas e consegue tocar várias notas por segundo.
“>Jennifer Batten: Entre 1987 e 1997, Michael Jackson não era o único destaque em seus próprios shows. A guitarrista Jennifer Batten, uma bela loira e habilidosa musicista, o acompanhou por dez anos em suas turnês mundiais. Além disso, ela tem três discos solo lançados, em que aposta no jazz fusion como estilo.
Les Paul também mandava ver nas seis cordas, em uma época que mulheres praticamente só podiam ficar dentro de casa. Mary Ford se apresentou ao lado do marido por quase 30 anos, entre 1939 e 1966. Depois, eles se divorciaram e ela embarcou para uma carreira solo. Ela morreu aos 53 anos, vítima de complicações de diabetes, em 1977. Enquanto viveu, vendeu cerca de 10 milhões de discos.