Influência ou plágio? Tire suas conclusões

Muitos músicos se inspiram em músicas que gostam para compor novas canções. Até ai tudo bem, influências fazem parte do processo criativo de qualquer coisa, porém em alguns casos o ditado, “nada se cria, tudo se copia” é seguido à risca.

Muitas vezes a rixa entre plagiado e plagiador não dá em nada, mas não há dúvidas que se torna uma situação bem desagradável para os envolvidos.

Confira a polêmica lista que traz os casos mais famosos de plágio na música.

Quem copiou: Red Hot Chili Peppers – Dani Califórnia

Copiado: Tom Petty – Mary Jane’s Last Dance

A semelhança entre a guitarra, melodia e o tempo da música é óbvia, Porém, Tom Petty não quis arrumar polêmica e diz não acreditar que o RHCP seria capaz de plagiar. “Há assuntos legais frívolos o bastante no País para a gente ficar brigando por canções pop”, finalizou o cantor.

Quem copiou: Led Zeppelin – Stairway to Heaven

https://www.youtube.com/watch?v=BcL—4xQYA

Copiado: Spirit – Taurus

Há quem considere esse, um dos maiores plágios da música, mas a questão em si não teve maiores complicações legais. Segundo Jimmy Page, a canção não foi um plágio, e sim uma homenagem a banda Spirit, que os ajudou no início da carreira, deixando o Led Zeppelin abrir seus shows.

Quem copiou: Vanilla Ice – Ice Ice Baby

Veja também:
O nome verdadeiro do Rogério Flausino, do Jota Quest, vai te deixar de queixo caído

Copiado: Queen & David Bowie – Under Pressure

O rapper Vanilla Ice só fez sucesso com uma música, e essa ainda por cima era uma cópia deslavada do clássico Under Pressure do Queen em parceria com Bowie. O rapper negou o máximo que pode, mas no final a questão foi parar nos tribunais, onde um acordo deixou ambas as partes satisfeitas.

Quem copiou: Rod Stuart – Do You Think I´m Sexy?

Copiado: Jorge Ben Jor – Taj Mahal

https://www.youtube.com/watch?v=h0_rQhtKGPA

Poucas pessoas seriam tão cara de pau quanto Rod Stuart foi nesse caso. O Britânico simplesmente se apoderou da música que Jorge Ben gravou nos anos 70. O cantor brasileiro entrou com processos por direitos autorais, mas antes de um desfecho, Rod Stuart cedeu os direitos da música para a Unicef. Só para não ter de pagar nada ao carioca.

Quem copiou: Legião Urbana – Que País é esse?

Copiado: Ramones – I Don´t Care

Os fãs do Legião Urbana ficarão decepcionados ao saber que o clássico nacional “Que País é esse?” é uma cópia do início ao fim da música dos Ramones. Renato Russo nem se deu ao trabalho de argumentar e quando questionado respondeu com o trocadilho “Eu não ligo”.

Quem copiou: Radiohead – Creep

Copiado: The hollies – The Air That I Breath

Veja também:
Paul McCartney afirma ter visto Deus em experiência com droga psicodélica

https://www.youtube.com/watch?v=Bb7S8-Iewi0#!

A música depressiva que fez o Radiohead estourar nas rádios nos anos 90 na verdade foi uma “Inspiração” da música da banda The Hollies, dos anos 60. O vocalista do Radiohead, Tom York reconheceu a semelhança e disse que foi uma homenagem.

Quem copiou: Latino – Festa no apê; Sem noção; Amigo Fura Olho; Selinho na boca; Dança Kuduro; Despedida de Solteiro

Copiado: O-Zone – Dragostea Din Tei; El Chombo – Chacarron Mocaron; Decai – Ella Y Yo; Kiss kiss – Tarkan Simarik; Don Omar ft Lucenzo – Danza Kuduro; Psy – Gangnam Style

https://www.youtube.com/watch?v=eRG4yzcX19k

E esses são apenas alguns dos hits que o cantor brasileiro pegou “emprestado”. Conhecido como o “Rei do plágio” no Brasil, Latino afirma que suas músicas não são plágios, e que ele apenas faz novas versões para os hits famosos. Versões ou não, o fato é que muita gente não gosta nada desse hábito do cantor.

Compartilhar