Foto: reprodução / Instagram

Lady Gaga é gaga? 5 coisas que você não sabia sobre a cantora

Cantora, compositora capaz de criar uma música em dez minutos e atriz, Lady Gaga tem uma carreira que foi cercada de vários mitos ao desde a estreia, quando lançou ‘The Fame’, em 2008. Entre os exemplos mais famosos, que aparecem no Google como opções mais buscadas pelos internautas, estão: Lady Gaga é homem? Lady Gaga tem pênis? Ou, simplesmente, Lady Gaga é gaga?

Para responder a essas e outras perguntas, o Revista Cifras reuniu cinco coisas que você não sabia sobre Lady Gaga, mas sempre teve vontade de perguntar – e nem sempre o Google responde tão bem.

1) Lady Gaga é gaga mesmo?

Foto: Divulgação

Motivada pelo nome artístico escolhido por Stefani Joanne Angelina Germanotta, a Lady Gaga, essa questão possivelmente nasce – e se espalha – dos brasileiros, que interpretam o nome da cantora como uma possível referência ao distúrbio de fala conhecido como gagueira.

Diferentemente do que se possa pensar à primeira vista, Lady Gaga não é gaga, nem se baseou na gagueira para criar a identidade artística. Na verdade, a cantora tirou o nome de um antigo apelido pelo qual era chamada por amigos e pelo produtor musical Rob Fusari, que foi um dos primeiros a chamá-la assim.

A referência para o apelido era a música ‘Radio Ga Ga’, do Queen. O motivo foi explicado de formas diferentes por Lady Gaga e por Fusari – que também é ex-namorado da cantora.

Ao site NJ.com, Fusari contou que as habilidades vocais dela estavam à altura do talento de Freddie Mercury, então passou a associar a música à cantora e chamá-la de Radio Ga Ga.

Veja também:
Lady Gaga volta a falar sobre os rumores de romance com Bradley Cooper

“Todo dia, quando Stef vinha ao estúdio, ao invés de dizer “olá”, eu começava a cantar “Radio Ga Ga”. Esta era a sua canção de entrada”, explicou Fusari.

Um dia, no entanto, ele diz que foi mandar uma mensagem de texto para ela, mas o corretor fez uma mudança… “Eu digitei “Radio Ga Ga” em um texto e ele fez uma autocorreção, então, de alguma maneira ‘Radio’ mudou para ‘Lady'”, continuou ele.

A cantora assumiu a nova identidade. “Ela me respondeu: ‘é isso’. Depois daquele dia, era Lady Gaga. Ela disse: ‘nunca mais me chame de Stefani'”, concluiu.

Lady Gaga, no entanto, diz que só metade dessa história é real. Segundo ela, os amigos mais próximos realmente a chamavam de Gaga por causa da música, mas a outra parte foi decidida apenas por ela.

“Decidi que tocava usando meu nome real há tanto tempo que queria me reinventar. Então eu disse: ‘E Lady Gaga? Já que Gaga é meio louca e Lady tem essas conotações'”, afirmou a cantora, segundo o site ‘Insider’.

Fusari já não é mais grande amigo da cantora e chegou a processá-la na Justiça. O motivo: ele garante ser o autor do nome de Gaga e ter ajudado a compor algumas das canções do álbum de estreia.

2) Lady Gaga é homem/tem pênis?

Foto: Reprodução/YouTube

O boato é antigo, mas criou raízes, gerou teorias das mais diversas e gera reações até hoje. Contudo, a história já foi desmentida várias vezes pela cantora em dezenas de entrevistas.

As teorias de que Lady Gaga é homem, tem pênis e seria até hermafrodita começaram a ganhar força por causa de vídeos de uma apresentação em no Glastonbury Festival, na Inglaterra, em 2009.

Nas imagens, ela aparece de vestido em cima de moto e, ao tentar descer, percebe que poderia “mostrar demais”. Ao movimentar a perna, Gaga deixa à mostra um “volume” – que muitos afirmaram ser uma genitália masculina.

O vídeo que criou a fake news:

Algumas versões do vídeo têm mais de 2 milhões de visualizações, mas a constante em todas são os comentários recentes que tentam associar o antigo rumor a novas teorias conspiratórias.

Para aumentar a lenha nessa fogueira, uma página no blogspot postou a primeira fake news sobre o caso: uma suposta entrevista na qual a cantora admitia tudo e dava detalhes.

O site era do tipo que postava coisas do tipo “Gwen Stefani deixa restaurante 45 kg mais gorda“, mas na época ninguém checou as fontes da página – e isso ajudou a história a ganhar força. Ou seja: tudo falso.

Em setembro do ano passado, Lady Gaga disse que esse foi o rumor mais estranho que ela já ouviu sobre ela durante bate-papo com a revista ‘Vogue’.

3) Lady Gaga é viúva?

Foto: Divulgação/Warner Bros.

Outra dúvida muito pesquisada por fãs da cantora é se Lady Gaga é viúva. Como já falamos, ela chegou a namorar o antigo produtor dela, o Rob Fusari, além de outros homens, mas, não, ela não é viúva.

Gaga namorou e ficou noiva de Christian Carino, ex-agente de talentos, com quem ela ficou durante 2= anos e terminou em 2018. Além dele, a cantora também namorou o ator Taylor Kinney, de quem se separou após cinco anos.

Veja também:
Fã tenta levantar Lady Gaga no colo e ela leva um tombo durante show

A história que mais se aproxima do que pode ter gerado essa curiosidade está no filme ‘Nasce uma Estrela’ (2018). No longa, Lady Gaga interpreta Ally, que se lança na carreira como cantora pop e se apaixona pelo cantor Jackson Maine, interpretado por Bradley Cooper.

Muitos fãs entenderam que a história de Ally seria, na verdade, 100% inspirada na biografia de Gaga – e, por isso, podem ter associado os acontecimentos do filme à vida da cantora. Mas calma lá que não é bem assim!

4) Lady Gaga é italiana?

Foto: Reprodução/Instagram

Neste caso, a pergunta não é tão absurda e tem uma resposta parcialmente afirmativa. Lady Gaga nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, mas tem pais italianos. Ou seja: ela é ítalo-americana.

A cantora é filha de Cynthia Germanotta e Joseph Germanotta, cujo sobrenome tem origem no sul da Itália.

Em agosto de 2018, a cantora foi ao Festival de Veneza para a estreia do filme com Bradley Cooper e foi flagrada falando algumas palavrinhas em italiano ao atender aos fãs.

Veja o vídeo:

E um detalhe interessante: os pais de Lady Gaga são donos do Joanne Trattoria, um restaurante italiano que fica em Nova York. O nome é inspirado na tia paterna de Gaga, que faleceu aos 19 anos por causa da lupus.

E, sim, a tia de Gaga também inspirou o nome do álbum ‘Joanne’ – a quem a cantora nunca conheceu, mas considera uma das figuras mais importantes da vida dela.

5) Lady Gaga é prima da Madonna?

Foto: Reprodução/YouTube

Para finalizar a lista, uma dúvida curiosa: Lady Gaga é da mesma família que Madonna? Pode até parecer que não, mas um especialista no assunto apontou que sim.

Em 2011, o famoso genealogista Chris Child garantiu que as duas estrelas da música pop são primas distantes. “Elas são primas em nono grau”, garantiu ele ao ‘Boston Globe’.

Na época, Lady Gaga comentou a conclusão do especialista: “Nós somos mulheres ítalo-americanas, nós duas começamos na cena underground de Nova York e ficamos famosas quando tingimos o cabelo de loiro”.

Apesar da aparente familiaridade, Gaga e Madonna já chegaram a brigar na Justiça. Na época, Madonna acusou Gaga de plagiar a música ‘Express Youself’, de 1989, em ‘Born This Way’, de 2011.

Em fevereiro deste ano, elas selaram a paz com uma foto juntas na festa do Oscar. “Não mexa com garotas italianas”, escreveu Madonna, a prima de Gaga.

Compartilhar