Leonard Cohen: 15 versões inesquecíveis para “Hallelujah”

Leonard Cohen se foi. O músico e poeta faleceu no dia 7 de novembro, aos 82 anos, e o fato só foi divulgado na madrugada da última quinta-feira (11). A causa e o local da morte não foram informados.

Nascido em Montreal, Canadá, Leonard Cohen primeiro se firmou como escritor. Lançou livros de poesia já entre as décadas de 1950 e 1960, quando, na segunda metade dos anos 60, lançou seu primeiro álbum.

Desde então, Cohen trilhou uma carreira calcada no folk rock, com pitadas de world music. Afastou-se do mundo musical por algumas vezes, mas sempre voltava – tanto que seu último disco, “You Want It Darker”, saiu em outubro, um mês antes de sua morte.

Leonard tem uma série de canções conhecidas em sua voz. Mas a mais famosa, sem dúvidas, é “Hallelujah”, que foi imortalizada na voz de dezenas de artistas – mais de 300, em vários idiomas, segundo a Canadian Recording Industry Association.

Veja algumas das versões mais notáveis de “Hallelujah”:

Jeff Buckley

Bob Dylan

Bon Jovi

Alter Bridge

John Cale

Bono (U2)

Axel Rudi Pell

Pain of Salvation

Alexandra Burke

Willie Nelson

Susan Boyle

Il Divo

Damien Rice

Sam Alves

Regina Spektor

Opiniões, curiosidades, resenhas, listas e sobre todos os tipos de música são o foco desta coluna, comandada por Igor Miranda, jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical. Contato: [email protected]