Lista: músicas que já foram utilizadas em sessões de tortura

Muitas pessoas dizem, de brincadeira, que uma música que não é agradável a elas soa como “tortura”. A lista a seguir, feita pelo blog da revista Super Interessante, é capaz de mudar esse conceito.

A seleção abaixo apresenta oito músicas que foram utilizadas como tortura para prisioneiros, reproduzidas por horas ou até dias seguidos para que os mesmos não dormissem. A intenção é acabar com a resistência dos detidos, para que cooperem com as investigações. A curiosa lista traz artistas variados, de Metallica à trilha sonora da série infantil Barney. Confira:

“Enter Sandman”: Metallica

Uma das músicas de maior sucesso no metal, “Enter Sandman” pode ser uma boa pedida para quem gosta do Metallica. Mas não por 24 horas seguidas – tempo em que era executada em torturas ao redor do mundo.

“Killing In The Name”: Rage Against The Machine

A pancada sonora do Rage Against The Machine era utilizada como forma de tortura na Baía de Guantánamo. A banda se opôs publicamente ao uso da faixa, já que os integrantes são defensores dos direitos humanos.

“The Real Slim Shady”: Eminem

O hit do Slim Shady foi utilizado em Guantánamo, além de outras faixas de Dr. Dre. Os prisioneiros eram obrigados a ouvir as músicas de hip hop durante 20 dias.

Veja também:
Kanye West alcança recorde de Beatles e Eminem com 8° disco no topo das paradas

“Amo vocês”: música de “Barney e seus amigos”

A versão em inglês de “Amo vocês” era utilizada em treinamentos militares, como uma espécie de tortura.

“Born In The USA”: Bruce Springsteen

Curiosamente, o hit de Springsteen critica o estilo de vida norte-americano, mas foi utilizado como forma de tortura em Guantánamo pelos próprios.

“Vila Sésamo”: faixa da trilha sonora

A música tema do programa infantil “Vila Sésamo” era utilizada como forma de tortura em Guantánamo, em interrogatórios.

“Bodies”: Drowning Pool

Um levantamento divulgado pela BBC apontou “Bodies”, que integra a trilha sonora do filme “Triplo X”, como uma das mais utilizadas para tortura pelo mundo.

“My Sweet Lord”: George Harrison

A música do ex-Beatle foi utilizada como tortura durante a ditadura de Augusto Pinochet no Chile, além de canções de Julio Iglesias.

#comentários