Lynyrd Skynyrd: 40 anos do álbum de estreia - Revista Cifras

Lynyrd Skynyrd: 40 anos do álbum de estreia

(Foto: Divulgação)

Lynyrd Skynyrd: “Pronounced Leh-nerd Skin-nerd” [1973]

As raízes do Lynyrd Skynyrd se deram na metade da década de 1960, quando colegas de escola e conhecdos se juntaram para fazer um som. Após ter vários nomes, chegaram à Lynyrd Skynyrd – uma forma diferenciada de se fazer referência ao professor de ginástica do vocalista Ronnie Van Zant, do guitarrista Gary Rossington e do baterista Bob Burns, chamado Leonard Skinner, que suspendia os alunos justamente pelos seus longos cabelos.

Após muitos ensaios, shows, tentativas de contrato com gravadoras e mudanças de line-up, os caipiras de Jacksonville, Estados Unidos, foram descobertos pelo multi-instrumentista e produtor Al Kooper, que garantiu um contrato na MCA Records para os mesmos, que já estavam predestinados ao sucesso.

“Pronounced Leh-nerd Skin-nerd”, “Pronounced” ou simplesmente o álbum autointitulado, completa nesta terça-feira (13) seu aniversário de 40 anos de lançamento. Um petardo revolucionário e digno de ser ovacionado.

Trata-se de uma evolução do trabalho anteriormente apresentado por grupos como The Allman Brothers Band, cruzando rock n roll com blues e country de uma forma madura, consistente, com bons refrões e excelente trabalho de guitarra. Este era o southern rock em seu auge.

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Logo de cara, com a música de abertura “I Ain´t The One”, podemos perceber que os caras não estavam pra brincadeira. A contagiante e grooveada canção permanece até hoje como um dos carros-chefe e indispensável em qualquer “best of” que seja feito para a banda.

O ritmo cai com a belíssima balada “Tuesday´s Gone”, liderada pela emoção impressa na voz de Ronnie e minuciosamente detalhada, chegando a ter uma orquestra em sua passagem instrumental, mas logo os ânimos são retomados com a cativante “Gimme Three Steps”, onde Gary Rossington dá um show nas seis cordas e dá uma aula de como se fazer southern rock.

Novamente o cenário fica mais calmo com a perfeita “Simple Man”, outra balada repleta de feeling. Mas as faixas seguintes mantém a sonoridade “música de cabaré de beira de estrada” com a sequência matadora de “Things Goin´ On”, “Mississipi Kid” e “Poison Whiskey” – esta, endiabrada e digníssima de se ouvir no talo, é uma referência à lenda do blues, Robert Johnson.

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E se o ouvinte acredita que a perfeição foi atingida no andamento de “Pronounced”, com certeza o mesmo não ouviu o lendário fechamento. “Free Bird” emociona até pedra durante seus 9 minutos de duração.

Inicialmente, com um riff no slide e o piano mágico de Billy Powell, Ronnie tem uma base excelente para, novamente, cantar com muito sentimento. Quando menos se espera, o ritmo se acelera e é hora de Allen Collins brilhar com um dos solos de guitarra mais divinos da história – e divindade é tanta que dura 5 minutos e ainda inclui outras duas guitarras solando!

Com muita classe fecha-se “Pronounced”, que já vendeu mais de 6 milhões de cópias nos Estados Unidos e permanece como um clássico inconstestável da música em geral. Além disso, “Free Bird” chegou ao top 20 das paradas estadunienses e o play, de uma forma geral, deu credibilidade para que os caipiras fizessem muita música boa nos anos seguintes.

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Ronnie Van Zant – vocal

Gary Rossington – guitarra solo em 2, 3, 4, 5 e 7, guitarra base

Allen Collins – guitarra solo em 1 e 8, guitarra base

Ed King – baixo, guitarra base, guitarra solo em 6

Billy Powell – teclados, piano, órgão Hammond

Bob Burns – bateria

Músicos adicionais:

Al Kooper (Roosevelt Gook) – baixo em 2 e 6, mellotron em 2 e 8, mandolin em 6, órgão em 4, 7 e 8

Robert Nix – bateria em 2

Bobbi Hall – percussão em 3 e 5

Steve Katz – gaita em 6

01. I Ain´t The One

02. Tuesday´s Gone

03. Gimme Three Steps

04. Simple Man

05. Things Goin´ On

06. Mississippi Kid

07. Poison Whiskey

08. Free Bird

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