Metallica: 27 anos sem Cliff Burton

(Foto: Divulgação)

Hoje, 27 de setembro de 2013, acontece o lançamento do novo filme-concerto do Metallica. Intitulada “Metallica Through The Never”, a obra mistura momentos de ficção com trechos de shows da banda.

Não foi por acaso que esta data de lançamento foi escolhida. A intenção da banda, mesmo que misteriosamente, era prestar tributo à morte de um integrante que jamais será substituído: o baixista Cliff Burton.

Burton integrou o Metallica de 1982 até o ano de sua morte. Morreu, aliás, cumprindo compromissos da banda, em um acidente de ônibus na Suécia, durante a turnê de divulgação do álbum “Master Of Puppets”. A única morte foi a de Cliff, que foi jogado para fora do veículo durante o acidente.

Justamente quando o grupo pelo qual tanto trabalhou começava a se tornar grande. E justamente tão novo, aos 24 anos. Fica a sensação de que Cliff poderia ter oferecido muito mais.

Sua habilidade com o baixo era rara. Influenciado por nomes como Geezer Butler (Black Sabbath), Geddy Lee (Rush) e o gênio Phil Lynott (Thin Lizzy), Burton tinha velocidade e gostava de tocar com distorção, mesmo sendo no baixo.

Sua contribuição para o heavy metal é imensurável, visto que influenciou a maioria dos baixistas que vieram depois. A lista abaixo presta homenagem ao grande Cliff Burton. Descanse em paz.

“Whiplash”:

Veja também:
Naiara Azevedo relembra época em que trazia mercadorias do Paraguai

“(Anesthesia) Pulling Teeth”:

“For Whom The Bell Tolls”:

“The Call Of Ktulu”:

“Battery”:

“Master Of Puppets”:

“The Thing That Should Not Be”:

https://www.youtube.com/watch?v=HihhEe0U-ps

Compartilhar

Opiniões, curiosidades, resenhas, listas e sobre todos os tipos de música são o foco desta coluna, comandada por Igor Miranda, jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical. Contato: [email protected]