Foto: Divulgação

A carreira musical de Will Smith, que rendeu até Grammy a ele

Mais lembrado pelo seriado ‘Um Maluco no Pedaço’ (The Fresh Prince Of Bel Air) e papéis icônicos no cinema, Will Smith não começou a carreira como ator – e nem achava que era capaz de atuar. Antes disso, o americano fez sucesso na música, como rapper, carreira que rendeu 4 prêmios Grammy a ele.

Entre 1986 e 1994, Will Smith fazia dupla com o DJ Jazzy Jeff – o mesmo Jazz que aparece no seriado e é sempre arremessado pelo Tio Phil. Eles formavam o duo DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince e, ao todo, lançaram 5 álbuns de estúdio e 14 singles.

O primeiro single de sucesso da dupla foi ‘Girls Ain’t Nothing But Trouble’, do álbum ‘Rock the House’ (1987), que lembra muito a sonoridade da música de abertura da série feita anos depois. Uma curiosidade: a canção estourou um mês antes de Will Smith se formar no colegial.

Veja o videoclipe de ‘Girls Ain’t Nothing But Trouble’:

Devido ao sucesso da música e das vendas do primeiro trabalho, que ganhou disco de ouro, os dois saíram em turnê com grandes nomes do gênero, como o grupo de hip hop Run-DMC.

O primeiro Grammy

Em 1988, a dupla lançou o disco ‘He’s the DJ, I’m the Rapper’ (‘Ele é o DJ, eu sou o rapper’), que vendeu ainda mais do que o primeiro álbum e recebeu três discos de platina.

No ano seguinte, ‘Parents Just Don’t Understand’ rendeu o primeiro Grammy da dupla. Eles levaram o prêmio na categoria Melhor Performance de Rap.

Veja o videoclipe de ‘Parents Just Don’t Understand’:

Fracasso, condenação e ‘Um Maluco no Pedaço’

Foto: Divulgação

Também em 1989, DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince lançaram o terceiro álbum, ‘And in This Corner…’, mas dessa vez os lucros não vieram.

“Nós tínhamos lançado nosso álbum e foi um fracasso. Foi uma tragédia, disco duplo de plástico”, ironizou Will Smith ao relembrar a época num vídeo publicado no canal dele, em maio de 2018.

Will Smith não estava preparado para o fiasco e, ainda por cima, tinha deixado de pagar seus impostos. “Eu gastei todo o meu dinheiro e, não esqueci, mas simplesmente não paguei as taxas do IRS (Internal Revenue Service, o equivalente à Receita Federal no Brasil)”, contou.

Veja também:
Iza já foi convidada para competir no The Voice antes de estourar no Brasil

“Na minha mente, eu não estava tentando evitar pagar os impostos, eu estava só pensando: ‘caramba, eles precisam do dinheiro deles'”, relembrou ele, que foi condenado por evasão fiscal, teve todos os bens confiscados e estava, literalmente, falindo.

“Ser famoso e estar quebrado é combinação de merda, porque você continua famoso e as pessoas te reconhecem, mas te identificam quando você está sentado no ônibus”, refletiu.

Em entrevista em 2002, Jeff relembrou esse período da carreira e assumiu que, na verdade, os dois nem tinham ideia do que essas taxas eram. “Will e eu tínhamos muito orgulho negro para dizer aos advogados e contadores que não sabíamos do que eles estavam falando”, afirmou ele ao ‘City Paper’.

Assista ao relato de Will Smith (em inglês):

Will Smith começou a correr atrás de outras alternativas para ganhar dinheiro, pagar os impostos e sair da situação. Na época, ele conheceu Benny Medina, que sugeriu que ele fizesse o seriado para a NBC, mas o rapper teve dúvidas, pois pensava: “Eu não sou um ator”.

Sem outra opção, Will fez o teste para o papel em 1990. Três semanas depois da audição, já estava gravando o piloto da série que abriria caminho para que ele se tornasse um dos grandes atores de Hollywood.

Foto: Divulgação

Durante as três primeiras temporadas de ‘Um Maluco no Pedaço’, 25% do pagamento do agora rapper e ator ia direto para pagar os impostos devidos.

Veja a versão completa da abertura de ‘The Fresh Prince Of Bel Air’:

Novo álbum, novo Grammy

Recuperando-se financeiramente, Will Smith decidiu retomar o projeto DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince. Em 1991, eles lançaram o álbum ‘Homebase’, mais maduro do que os anteriores e, dessa vez, a empreitada deu certo.

O comeback foi um sucesso e a dupla novamente ganhou o disco de platina pelas vendas. Além disso, eles conseguiram outro feito: ganhar o segundo Grammy.

O single ‘Summertime’ ficou em primeiro lugar nos Estados Unidos e ultrapassou fronteiras, chegando a ficar no top 5 da Nova Zelândia. Para completar, a música rendeu o prêmio de Melhor Performance de Duo ou Grupo de Rap em 1992.

Veja o clipe de ‘Summertime’:

O duo encerrou a parceria logo após lançar ‘Code Red’. Will Smith estava focado em ser reconhecido como ator, embora tenha se mantido na música e iniciado carreira solo.

Carreira solo de Will Smith

Sem o DJ Jazzy Jeff, Will Smith iniciou a carreira solo em 1977 e lançou quatro álbuns de estúdio, 18 singles, um álbum visual e 20 videoclipes, incluindo participações com outros artistas.

O primeiro lançamento aconteceu com a música-tema do filme ‘Homens de Preto’ (1997). O single ‘Men In Black’ rendeu: ficou em primeiro lugar em vários países, recebeu várias certificações, incluindo discos de platina e trouxe o terceiro Grammy da carreira de Will Smith (por Melhor Performance Solo de Rap).

No mesmo ano, Will lançou o primeiro álbum ‘Big Willie Style’, que repetiu o sucesso do single e garantiu a rentabilidade da carreira solo.

Veja o videoclipe de ‘Men In Black’:

Até hoje, uma das músicas mais icônicas desse período é ‘Gettin’ Jiggy Wit It’. A canção passou três semanas no topo das paradas da Billboard em 1998.

Além disso, o single rendeu o quarto Grammy da carreira de Will Smith, novamente na categoria Melhor Performance Solo de Rap.

Apesar de ter encerrado a carreira em 2005, com o álbum ‘Lost and Found’, Will Smith ainda mostra o lado cantor por aí. Em outubro de 2017, ele lançou o single ‘Get Lit’ e, um ano depois, cantou o tema da Copa do Mundo da Rússia, ‘Live It Up’.

Ouça ‘Get Lit’:

Veja o videoclipe oficial de ‘Live It Up’, com Nicky Jam feat. Will Smith & Era Istrefi:

Neste ano, Will Smith também fez novos acenos para a carreira musical. Ele se reuniu com Jazzy Jeff para cinco apresentações pela Croácia e o Reino Unido. O ensaio para os shows foi compartilhado com os fãs.

Assista: