Foto: Divulgação

Dia Mundial do Rock: 20 bandas fundamentais do rock e heavy metal

O Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho. Esse estilo tão apaixonante e abrangente, que vai desde o dançante som dos anos 1950 até os movimentos mais pesados iniciados nos anos 1970, vem arrastando multidões há décadas, mesmo que algumas pessoas insistam na conversa de que a qualquer momento o rock morrerá.

Para constatar que as guitarras continuam firmes e fortes até hoje, basta observar a existência de músicas escritas há quase 50 anos e que ainda tocam regularmente em rádios, festas, filmes e bebedeiras mundo afora.

Ao longo do tempo, inúmeros artistas e bandas do rock e heavy metal marcaram seus nomes na historia da música, através de grandes álbuns,  historias inesquecíveis, shows memoráveis e grandes doses de loucura.

Como uma pequena homenagem ao Dia Mundial do Rock, confira 20 bandas fundamentais na historia do rock e heavy metal!

1) The Beatles

Sem sombra de dúvidas, a banda mais famosa de rock que já pisou na Terra, além de ser o grupo com mais discos vendidos em toda a historia fonográfica.

Veja também:
Paul McCartney e Steven Tyler cantam música do Beatles juntos; assista

Em pouco mais de uma década de atividade, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr enlouqueceram milhões de pessoas ao redor do mundo e ajudaram o rock a se popularizar, através de sucessos como “Love Me Do”, “Help”, “Yesterday”, “Twist And Shout”, “All My Loving”, “Let It Be”, entre outras.

Infelizmente, John Lennon (que chegou a declarar que a banda era mais famosa que Jesus Cristo) foi assassinado de maneira covarde por um “fã” em 8 de dezembro de 1980.

Até os dias de hoje, a banda continua sendo lembrada por muitos como a maior da história do rock.

2) Chuck Berry

O guitarrista e vocalista foi um dos pioneiros na arte de fazer rock and roll, ainda nos 1950, misturando influências adquiridas no blues.

Entre os vários sucessos que escreveu em sua gloriosa carreira, está a famosa “Johnny B. Goode”, que além de possuir uma introdução icônica, foi regravada por uma infinidade de artistas. Certamente você já ouviu esse grande clássico alguma vez na vida!

3) Little Richard

Outro que foi pioneiro na arte de fazer rock and rol, misturava elementos do blues com um peculiar e único ritmo acelerado de seu piano, tudo capitaneado por uma voz alta e cheia de energia.

Artista muito influente para as futuras gerações, ajudou o rock a se tornar um ritmo dançante, através de algumas pitadas de funk. Escreveu sucessos inesquecíveis como “Tutti Frutti” , “Long Tall Sally” e “Good Golly, Miss Molly”.

4) Elvis Presley

Tal qual Pelé, Elvis Presley é considerado o rei de seu ofício quase por unanimidade após mais de meio século. E dificilmente alguém recebe um título nobre destes sem razão.

Veja também:
Harry Styles é cotado para viver Elvis Presley em novo filme

Elvis foi um dos primeiros artistas a fazer rock and roll e rockabilly. Suas performances eram cheiras de energia e rebolado, o que o tornou um dos primeiros símbolos sexuais em nível mundial.

Durante sua carreira, nos brindou com lindas obras, casos de “Suspicious Minds”, “Love Me Tender”, “It´s Now Or Never”, “Jailhouse Rock” e “Always On My Mind”, esta última que já ganhou uma versão até da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano.

5) Rolling Stones

Uma das primeiras bandas subversivas do rock. Se por um lado os Beatles eram os rapazes bonzinhos, o Rolling Stones representava a rebeldia.

Veja também:
Rolling Stones fazem 1° show após Mick Jagger ter coração operado; veja vídeos

Com quase sessenta anos de carreira (!!!), acumula milhões de discos vendidos, muito por conta de sucessos do calibre de “Start Me Up”, “It´s Only Rock And Roll (But I Like It)”, “(I Can´t Get No) Satisfaction” e “Gimme Shelter”.

6) Jimi Hendrix

O guitarrista mais influente de todos os tempos, Jimi Hendrix é considerado o maior mestre em seu instrumento.

Com uma carreira curtíssima cheia de performances assustadoras, mudou a maneira de enxergar a guitarra com suas técnicas, que faziam o instrumento praticamente falar em sua mão.

Infelizmente, faleceu de forma trágica em 1970, aos 27 anos, sendo que foi o segundo a entrar para o terrível “Clube dos 27”, que é composto por artistas de rock que faleceram com esta idade.

7) Janis Joplin

Janis Joplin é conhecida como a grande rainha do rock. Além de suas músicas carregadas de emoção, ajudou a abri as portas para a mulher no mundo do rock, dominado pelos homens na década de 1960.

Infelizmente, Janis teve uma carreira curta e faleceu poucos dias depois de Jimi Hendrix, também aos 27 anos.

8) Led Zeppelin

O Led Zeppelin pode ser considerado um dos fundadores do heavy metal. Sua música, cheia de influências do blues e elementos psicodélicos, foi uma verdadeira revolução para a época.

As canções do grupo são verdadeiras obras primas, com destaque especial para “Stairway To Heaven”, uma das músicas mais gravadas e reproduzidas da historia.

Outros temas como “Black Dog”, “Rock And Roll”, “Kashmir”, “Goos Times Bad Times”, “Whole Lotta Love”, “Thank You” e “Moby Dick” embalam festas e romances até os dias de hoje, mesmo quase quatro décadas depois do fim das atividades, causados principalmente pela morte do exímio e inovador baterista John Bonham.

9) The Who

Outra grande banda dos anos 1960 que merece ser relembrada sempre, o The Who foi um dos primeiros grupos que escreveu álbuns conceituais (que contam uma história com músicas ligadas umas às outras), sendo “Tommy” o principal deles.

Outro ponto que chamava a atenção era a energia mostrada em apresentações ao vivo, até mesmo com instrumentos destruídos algumas vezes.

Após algumas pausas, a banda retomou as atividades no final da década de 1990 e continua alegrando fãs ao redor do mundo até hoje!

10) Queen

Dificilmente existe alguém no planeta que nunca ouviu falar do Queen. A banda inglesa é até hoje um dos maiores nomes do classic rock, e suas músicas na maioria das vezes épicas são sucesso até os dias de hoje.

Uma das principais razões para o êxito do Queen é o talento de Freddie Mercury, frequentemente citado como o maior vocalista da historia do rock, não apenas por sua voz inesquecível, mas também pelas suas performances.

11) Black Sabbath

A banda formada em Birmingham, Inglaterra, é quase uma unanimidade, já que 9 entre 10 fãs de música pesada os consideram os pais do heavy metal.

Sem dúvidas, foi a banda que fez com que o rock pesado se tornasse algo mais obscuro, assustador e misterioso, como bem indica a capa de seu primeiro disco.

Apesar de conhecida por sua fase com o vocalista Ozzy Osbourne, a banda também tem ótimos registros com o lendário Ronnie James Dio, Tony Martin e Ian Gillan nos microfones.

Durante a longa trajetória, o Sabbath passou por várias fases, chegando até mesmo a flertar com o rock progressivo.

Se você é um(a) metaleiro(a) da pesada, agradeça aos quatro caras que fundaram a banda e escreveram clássicos como “Wars Pigs”, “Heaven And Hell”, “Paranoid”, “N.I.B.”, “Iron Man”, “Headless Cross”, “Zero The Hero”, “Die Young”, “Children Of The Grave” e muitas outras.

12) Ramones

Vindos do subúrbio de Nova York, quatro rapazes ajudaram a mudar o rock. Em uma época onde canções mais longas e trabalhadas eram a rega, Joey, Johnny, Dee Dee e Tommy Ramone apareceram cheios de sangue nos olhos para mostrar que com muita energia e poucas notas, o rock and roll poderia voltar a ser mais agitado e direto. Nascia ali o punk rock, que serviu de influência para muitos músicos que viriam na próxima geração.

Com inúmeros discos e músicas cativantes, o Ramones é uma das bandas mais queridas que já existiu. Vale destacar as apresentações ao vivo, sempre longas e com as músicas tocadas na velocidade da luz já nos últimos anos de atividade.

Apesar de ter inventado o punk, movimento conhecido pela rebeldia, o Ramones chamava a atenção também pelas baladas românticas.

13) Pink Floyd

Se o Ramones era conhecido pela simplicidade, o Pink Floyd representava o outro extremo do rock: o progressivo.

Uma das bandas mais geniais, inovadoras, psicodélicas e técnicas da historia da música, escreveu álbuns como “The Wall” e “The Dark Side Of The Moon”, indispensáveis até os dias de hoje.

14) Eric Clapton

Outro exímio guitarrista, que passou por grandes bandas como Cream e Yardbirds, Clapton gravou clássicos memoráveis, como “Riding With The King”, do álbum de mesmo nome escrito ao lado do gênio do blues B.B. King.

Sua música mais conhecida é “Tears In Heaven”, escrita para seu filho Conor, que faleceu após cair do 53º andar de um prédio.

15) Van Halen

Formada pelos irmãos Eddie e Alex Van Halen, é uma das mais influentes bandas surgidas nos anos 1970. O guitarrista Eddie Van Halen revolucionou a forma de tocar guitarra, principalmente pelo seu virtuosismo e técnica refinados.

O Van Halen fez sucessos como “Jump”, “Panama”, “Eruption”, “Dreams”, “Right Now” e “Can´t Stop Loving You” e até hoje continua sendo um fenômeno de popularidade, mesmo com todas as brigas entre integrantes atuais e do passado.

16) Iron Maiden

Uma das principais bandas da chamada Nova Onda do Metal Britânico (tradução para a NWOBHM, sigla para New Wave Of British Heavy Metal), o Iron Maiden mostrou que o heavy metal poderia ser algo lapidado e com muita melodia.

Com influências de grandes nomes como os conterrâneos do Judas Priest, transformaram o metal em algo mais acessível aos ouvidos, principalmente com o vocalista Bruce Dickinson, considerado um dos maiores cantores do metal.

17) Ozzy Osbourne

Após a saída conturbada do Black Sabbath, Ozzy resolveu seguir seu rumo, e montou uma das maiores bandas de todos os tempos, pela qual passaram verdadeiros gênios em seus instrumentos, com destaque para o saudoso guitarrista Randy Rhoads.

Seus discos foram sucessos absolutos e são cultuados até os dias de hoje por todo(a) headbanger que se preze.

O Madman também é conhecido por suas lendárias loucuras (a maioria delas incentivada por seus excessos), que quase acabaram com sua carreira. Por sorte, sua esposa Sharon Osbourne salvou sua vida.

18) Guns N’ Roses

Liderada pela voz rouca do controverso Axl Rose e pelos solos inconfundíveis do cabeludo Slash, o Guns N’ Roses foi uma das bandas que mais movimentou fãs.

Veja também:
Guns N' Roses processa cervejaria por bebida com nome parecido com da banda

Os pontos negativos ficam para os abusos cometidos pelos integrantes e pelas constantes brigas, que ocasionaram um longo hiato, encerrado no início deste século, para a alegria dos fãs.

No final dos anos 1980 e início dos 1990 dividiu com as duas próximas bandas o posto de maior nome do rock mundial.

19) Nirvana

Liderada pelo temperamental e genial Kurt Cobain, o Nirvana chocou o mundo com o grunge, gênero musical caracterizado pela fúria e simplicidade das composições.

O disco “Nevermind”, lançado em 1991, foi uma das últimas revoluções do mundo do rock, ajudando a mudar a história da música para sempre.

Kurt foi vítima de seus demônios e vícios, acabando com a sua vida em 5 de abril de 1994, aos 27 anos. Décadas após sua morte, continua reconhecido por sua imensa contribuição para o rock.

20) Metallica

O grupo californiano foi um dos responsáveis pelo nascimento e desenvolvimento do thrash metal, subgênero caracterizado pela velocidade e letras ácidas, que normalmente falam sobre guerras, política e violência.

Veja também:
Metallica: a discografia comentada dos quatro cavaleiros

Após quatro álbuns, o Metallica lançou o disco que leva o nome da banda em 1991, causando muita controvérsia: ao mesmo tempo que apostou em composições mais acessíveis, afastou os fãs mais antigos, que acusaram o grupo de se vender ao mercado por ter tornado o som algo comercial. O resultado de tudo no final é que o Metallica foi um dos principais responsáveis por fazer a música pesada chegar até o público que não gostava de heavy metal, através de vídeos na MTV e músicas como “Enter Sandman”, que tocava em todos os lugares.

Até hoje, é alvo de polêmicas após lançamentos contestáveis, porém, é, foi e sempre será uma das maiores bandas de heavy metal do mundo.

É claro que alguns nomes ficaram de fora, já que o cenário do rock/heavy metal conta com centenas de bandas influentes. Porém, como só citei vinte, muita gente boa ficou de fora, como Sepultura, Deep Purple, Faith No More, Dio, Kiss, AC/DC, Rush, Motorhead, Judas Priest, Venom, Linkin Park, Green Day, Angra, Alice In Chains e tantos outros artistas e bandas inesquecíveis.

Gostou da lista? Opine nos comentários!

Até a próxima, com muita música de qualidade!

*O texto não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cifras.

Listas, resenhas, curiosidades e notícias do mundo da música, entretenimento e esportes.