Foto: Jooão Luís / divulgação

Xand Avião fala sobre nova fase em entrevista exclusiva ao Cifras

Xand Avião está, mesmo, disposto a trabalhar – e de um jeito diferente, em uma nova pegada. Desde o início de 2017, o vocalista do Aviões do Forró não conta mais com a parceria de Solange Almeida, com quem cantou na banda desde 2002. Após ter encurtado o nome do grupo para Aviões, o cantor passou a se apresentar com seu próprio nome – agora, os shows e lançamentos são promovidos sob a alcunha de Xand Avião. E esse é só um dos indicativos da nova fase do artista.

Em entrevista exclusiva ao Cifras, Xand Avião falou sobre o seu trabalho atual, devidamente turbinado com o EP “Nota Dez“. O compacto chegou a público recentemente, por meio das plataformas digitais – em áudio e vídeo, já que todas as músicas ganharam clipes, disponibilizados no YouTube.

“Estou entrando em uma nova fase da minha carreira, e esse EP veio para consolidar este momento. As músicas foram escolhidas com muito carinho para compor este projeto e acredito que conseguimos agradar a todos. Tem algumas faixas que são mais românticas, outras mais animadas. Fiquei muito feliz com o resultado”, afirmou o cantor.

Chamou a atenção a agilidade entre a gravação do EP, feito em um show no Colosso, em Fortaleza, no dia 31 de agosto, e a divulgação do primeiro clipe, feito para a música ‘Se Mordendo de Raiva’ – o vídeo saiu apenas uma semana depois, em 7 de setembro. Mais um sinal dos novos tempos, já que também é curiosa a iniciativa de disponibilizar “Nota Dez” apenas nas plataformas digitais, em vez de formatos físicos, como CD.

Veja também:
Estudo revela que 50% dos novos guitarristas são mulheres

“Eu acredito que a tecnologia nos propõe muitos avanços. Com a internet, o alcance das músicas é bem mais alto, elas chegam a mais pessoas e a mais lugares. Antes, só quem comprava o CD ou tinha rádio, ouvia as músicas. Hoje em dia, nosso trabalho é disseminado para todos os cantos do país e do mundo”, diz Xand.

Xand do forró ou do sertanejo?

Xand Avião é, sem dúvidas, é um dos grandes nomes do forró atual. No entanto, algumas das músicas recentes do cantor têm flertado bastante com o sertanejo – especialmente as do EP “Nota Dez”.

E não é só com o sertanejo que Xand Avião tem flertado. A música “Eu e a Torcida do Brasil”, gravada em parceria com Wesley Safadão para a Copa do Mundo de 2018, chega a apostar em uma batida eletrônica em alguns trechos.

Apesar de mencionar que a mudança em sua sonoridade foi “natural”, Xand Avião afirmou que seu trabalho passou por uma mudança, aparentemente planejada, no início deste ano. “Foi um caminho natural que seguimos na carreira para se adequar ao mercado. O cenário musical brasileiro é muito amplo e temos que estar se renovando sempre. No início do ano passado passamos por uma reformulação tanto estética quanto musical e chegamos a este momento incrível que estamos vivendo”, disse.

A nova sonoridade pode se refletir, ainda, na ideia de manter o nome de Xand Avião em alta por todo o Brasil. O Aviões do Forró sempre foi uma banda grande, mas o momento atual é de expansão: nos últimos anos, o grupo se popularizou em regiões onde não tinha tanta fama, como no Sul e Sudeste. “Sinto que ganhamos cada vez mais espaço na música e conseguimos alcançar novos mercados. Para mim, estamos em nosso melhor momento”, pontuou o cantor.

Veja também:
Primeiro Beatle que veio ao Brasil só queria assistir ao GP de Interlagos

E o Aviões?

Como dito anteriormente, uma das mudanças na carreira de Xand Avião está relacionada ao seu próprio nome de apresentação. Em vez de Aviões (ou Aviões do Forró), os shows são feitos e as músicas são lançadas sob a alcunha de Xand Avião.

Nesse ponto, a alteração foi apenas no nome, já que Xand segue acompanhado pelos mesmos músicos do Aviões. “A banda segue a mesma! Essa mudança, na verdade, foi um processo natural. As pessoas ligavam lá para o escritório e pediam pelo show do ‘Xand Avião'”, disse, aos risos. “Fomos adotando isso aos poucos”, completou.

‘Correria’

Já que é incrivelmente popular, Xand Avião não passa um mês com menos de 14 shows. Em média, o cantor faz uma apresentação a cada dois dias – geralmente, em cidades e até estados diferentes.

Embora isso reflita seu grande sucesso, há a preocupação com a saúde – agendas requisitadas já tiraram artistas de combate, como Simaria, que precisou se afastar dos palcos para tratar problemas de saúde causados ou agravados pela rotina pesada.

Xand afirma ter consciência do ritmo forte em que segue sua carreira, mas destacou os cuidados que toma. “Eu procuro me hidratar, me alimentar bem e descansar sempre que possível. É uma agenda bem corrida, mas quando se faz o que se ama, a gente se dedica para fazer o nosso melhor”, disse.

Veja também:
Lucas Lucco lança novo álbum e videoclipe em parceria com Wesley Safadão

Opiniões, curiosidades, resenhas, listas e sobre todos os tipos de música são o foco desta coluna, comandada por Igor Miranda, jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical. Contato: [email protected]