AirPiano: ‘teclas virtuais’ acionadas pelo movimento

(Foto de Divulgação)

(Foto de Divulgação)

Quem nunca “viajou” dedilhando o ar ao ouvir, por exemplo, uma peça de Beethoven para piano. Tentamos acompanhar a mão do pianista, que corre pelas teclas em velocidades que nem mesmo o olho humano consegue acompanhar. Se este é o seu caso, o AirPiano pode ser uma boa opção, apesar de curioso. Criado em 2007 pelo designer Omer Yosha, o novo instrumento consiste em uma interface musical inovadora, que permite controlar plugins ou módulos de som simplesmente com o movimento das mãos no ar.

O equipamento possui uma matriz de 24 teclas virtuais, que disparam mensagens MIDI ao comando de gestos manuais. A duração de uma nota, por exemplo, equivale ao tempo que a mão é colocada em determinada tecla virtual, identificada por leds. Ainda em fase de testes, o AirPiano vem acompanhando de um software, permitindo salvar e carregar configurações, além de conexão USB.

Para quem não conhece, a Roland possui um sistema similar de comando via gestos manuais, chamado D-BEAM (foto), que funciona por meio de feixes luminosos infravermelho. O dispositivo acompanha diversos equipamentos produzidos pela fabricante, como o Virtual Bass VB-99, que teve seu lançamento anunciado com exclusividade no Overdubbing.

AirPiano controlando o Ableton Live

Texto de André Iunes Pinto

Confira esse e outras notícias no blog Overdubbing

Veja também:
Rock in Rio 2019 anuncia programação completa com Titãs, Funk Orquestra e mais

#COMENTE