Foto: Thiago Gama/Reprodução/Instagram

Ana Cañas é atingida por ovo em show e desabafa: “Merecia respeito”

A cantora Ana Cañas usou o Instagram para fazer um desabafo após ser atingida por um ovo durante uma apresentação na Bahia, no último domingo (18).

“Após cantar as quatro primeiras músicas do show – que falam abertamente sobre a sexualidade feminina e a derrubada do patriarcado, um ovo atravessou o palco e explodiu no chão”, escreveu ela no post, que incluía uma foto da apresentação. “Foi como um choque de realidade da mediocridade atravessando o portal cósmico da arte e que espreita atentamente nossos movimentos libertários e plurais”, acrescentou.

Veja também:
Gusttavo Lima volta a surpreender com reação após ser atingido por copo em show

Na sequência, a artista lembrou que, por conta das letras políticas, já tinha sofrido outros tipos de ataques em outros locais, mas disse que esta foi a primeira vez que lançaram um ovo na sua direção.

“Nós já tínhamos sofrido tentativa de censura em shows (homens invadiram a house mix ameaçando desligar o som da mesa), já reviraram meu camarim e jogaram meus pertences no chão, já ameaçaram chamar a polícia enquanto eu cantava “lambe-lambe” na passagem de som. Mas um ovo, confesso que nunca”, contou.

Veja também:
Ana Cañas posta foto de mulher com corpo cheio de pelos e escreve desabafo

Ana Cañas lamentou a falta de respeito do ato, que ela acredita ter sido premeditado. “Eu merecia respeito. Por ser mulher, por ser artista e estar fazendo o meu trabalho”, escreveu. E concluiu: “Sou vegana mas faço desse ovo um omelete de amor pra geral”.

Leia a íntegra do texto publicado por Ana Canãs:

View this post on Instagram

me jogaram um OVO da platéia no último show. após cantar as quatro primeiras músicas do show – que falam abertamente sobre a sexualidade feminina e a derrubada do patriarcado, um ovo atravessou o palco e explodiu no chão. confesso que, na hora, fui atingida pela energia agressiva de alguém que simplesmente quis me ferir, ainda mais em cima do palco, um lugar sagrado, mágico. foi como um choque de realidade da mediocridade atravessando o portal cósmico da arte e que espreita atentamente nossos movimentos libertários e plurais. alguém que, provavelmente, premeditou o ato, guardando um ovo na bolsa. OU SEJA: estamos incomodando. x anônimx escolheu um momento de fala – sobre a despadronização dos corpos e a beleza das mulheres reais, para realizar o seu "ataque". nós já tínhamos sofrido tentativa de censura em shows (homens invadiram a house mix ameaçando desligar o som da mesa), já reviraram meu camarim e jogaram meus pertences no chão, já ameaçaram chamar a polícia enquanto eu cantava "lambe-lambe" na passagem de som. mas um ovo, confesso que nunca. na hora, em cima do palco, respirei fundo e convidei a pessoa a se retirar do show caso não concordasse com as idéias, mas que eu não permitiria que nos agredissem porque ali era um espaço do AMOR. e que eu merecia respeito. por ser mulher, por ser artista e estar fazendo o meu trabalho. felizmente, esse show realizado na feira literária de mucugê na chapada diamantina foi um dos shows mais bonitos do ano! o público baiano me emocionou diversas vezes cantando todas as músicas e manifestando carinho extremo. inúmeras crianças agarradas na beira do palco, sorrindo, gritando e uma delas chegou a amarrar o meu tênis enquanto eu cantava. então… àqueles que semeiam ódio, desafeto, agressão, ignorância e atos de violência, digo e repito: aqui nós plantamos o AMOR ❤️ a arte, a cultura, a poesia, a equidade, o respeito e a beleza de um mundo onde todxs tem direito à felicidade. aquelxs não podem suportar a idéia de um mundo assim, guardem seus ovos, voltem pra casa e melhorem. que uma LUZ atinja os seus corações. sou vegana mas faço desse ovo um omelete de amor pra geral 🍳❣️ + + + foto @thiagogamah

A post shared by Ana Cañas (@ana_canas) on

Polêmica com pelos

Recentemente, Ana Cañas pegou seu público de surpresa ao publicar uma foto em sua conta do Instagram. Ela republicou a imagem de uma mulher que apresenta o corpo repleto de pelos. Sobre o assunto, que é considerada tabu, ela escreveu uma reflexão na rede social.

Ana Cañas quis utilizar a imagem e o texto para exaltar a naturalidade do corpo feminino e defender a ideia da não-depilação. A tendência tem crescido e se popularizado entre mulheres, embora também seja alvo de críticas.

“Bora desconstruir a ideia de ‘feminilidade’?”, sugeruy a cantora na legenda da publicação. “Nossos corpos, nossas regras. Pelos são uma escolha, não pode ser uma imposição. Primeiro passo: respeitar. Segundo: aprecie sem moderação. Fogo no patriarcado”, continuou.

A cantora já trouxe o assunto diversas vezes para suas redes sociais, mas a intensa repercussão negativa desta vez a fez ficar indignada com os comentários que recebeu. Muitos, inclusive, pensaram que seria ela própria na foto – o que não é verdade.

No dia seguinte, ela fez uma nova publicação em seu perfil e escreveu um longo texto, em tom de desabafo. “Inacreditável a quantidade de comentários machistas (incluindo os de muitas mulheres) no post da mina com os pelos”, afirmou.

“Por que os pelos incomodam tanto? Por que a liberdade de uma mulher com seu próprio corpo incomoda tanto?”, questiona a cantora. “Sigo forte na missão de denunciar e desconstruir essas estruturas que nos oprimem e cerceiam. Torço para que, um dia, os pelos no corpo de uma mulher não sejam um espanto nacional”, continuou.

View this post on Instagram

INACREDITÁVEL a quantidade de comentários machistas (incluindo os de muitas mulheres) no post da mina com os pêlos à vonts – postado ontem. tô de cara. porquê os pêlos incomodam tanto? porquê a LIBERDADE de uma mulher com seu próprio corpo incomoda tanto? o patriarcado segue tolhendo a liberade individual / coletiva quando se trata da autonomia dos nossos corpos e isso vai da estética ao prazer, passando pela padronização e muitas outras camadas de silenciamento, opressão e violência. entre os que entram para ofender, os que utilizam o argumento "isso é falta de higiene" (oi?) e a enxurrada de minions que invadiu o post para me xingar, sigo FORTEEEEE na missão de denunciar e desconstruir essas estruturas que nos oprimem e cerceiam. torço para que, um dia, os pêlos no corpo de uma mulher não sejam um ESPANTO nacional, mas sim a atual máquina fascista que vem triturando os direitos das minorias nessse país. até lá, meu KOO peludo pra esse patriarcado ESCROTO. RESPEITA as mina as mâna as môna!!! FOGO FOGO FOGO 🔥🔥🔥🔥 via @universa_uol @uoloficial

A post shared by Ana Cañas (@ana_canas) on

Compartilhar