Fotos: Divulgação/Splash News nirvana

30 anos depois: icônico ‘bebê do Nirvana’ processa a banda por exploração sexual

Você pode até não conhecer esse nome, mas definitivamente sabe de quem se trata: Spencer Elden é o icônico e inesquecível “bebê do Nirvana“.

Agora, 30 anos após o lançamento de um dos álbuns mais importantes da história do rock mundial, o jovem decidiu processar a banda que o utilizou para estampar a capa do álbum ‘Nevermind’. Na imagem icônica, ele aparece nu, aos 4 meses de vida, nadando em direção a uma nota de um dólar.

Veja também:
Nirvana: Kurt Cobain se matou ou foi assassinado? Conheça a teoria

O argumento para a ação judicial torna a história ainda mais bizarra e inacreditável: ele está acusando o grupo do falecido Kurt Cobain de exploração sexual e pornografia infantil.

‘Nevermind’ foi lançado em 24 de setembro de 1991 pela banda Nirvana e consagrou hits como ‘Smells Like Teen Spirit‘ e ‘Come As You Are‘. O clássico vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo todo.

No processo aberto no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, Spencer alega ter sido explorado sexualmente após ter a foto pelado reproduzida e divulgada pelo mundo.

Ele diz que seus pais nunca assinaram autorização ou direito de imagem. Por serem amigos do fotógrafo, teriam ganhado US$ 250 pelo ensaio fotográfico exclusivo na época.

Além dos integrantes da banda, o processo conta com Courtney Love – viúva de Kurt Cobain – como ré e também a gravadora que lançou e distribuiu o disco. Os advogados de Spencer dizem que ele sofreu exploração sexual infantil comercial, desde quando era menor de idade até os dias atuais”. 

Veja também:
15 músicas do Nirvana para celebrar os 54 anos de Kurt Cobain

O modelo infantil da foto famosa diz que sente que se parece com “um trabalhador do sexo – agarrando-se por uma nota de um dólar”.

O icônico disco Nevermind

Foto: Divulgação

A defesa alega, ainda, que Spencer Elder sofreu danos permanentes com o lançamento e divulgação do álbum do Nirvana:sofrimento emocional extremo e permanente com manifestações físicas.

Hoje, aos 30 anos de idade, ele pede uma indenização de US$ 150 mil (cerca de 787 mil reais) de cada uma das partes. As informações são do jornal ‘The Guardian’.

Público estranha mudança de posicionamento do bebê do Nirvana

Fãs do Nirvana mais atentos estão se questionando nas redes sociais se essa não é apenas uma tentativa de Spencer Elden ganhar dinheiro, já que, anos atrás, ele topou refazer a foto e não demonstrava nenhum sentimento de exploração com relação ao álbum.

Em 2001, ele refez a cena para uma matéria da revista ‘Rolling Stone’ norte-americana. Em 2008, com 17 anos, aceitou posar novamente debaixo d’água, imitando a foto que estampa o álbum do Nirvana.

Na ocasião, ele afirmou: “Estranho pensar que tanta gente já me viu pelado – me sinto como a maior estrela pornô do mundo“.

Veja também:
Você vive cantando essas 20 músicas e nem imagina seus verdadeiros significados

Já em 2016, Elden recriou novamente o ensaio para comemorar o aniversário de 25 anos do álbum ‘Nevermind’ para o jornal ‘New York Post’.

Ele, inclusive, sugeriu fazer a foto pelado, mas o fotógrafo, John Chapple preferiu o jovem vestindo uma bermuda.Ele achou que seria esquisito. Então, usei meu shorts“, disse Spencer na época.

Veja:

Foto: Reprodução / Facebook

  • Sabia que leitor do Revista Cifras tem descontos exclusivos e frete grátis na primeira compra em quadrinhos, livros e QUALQUER produto comprado no site da Amazon? Para garantir, basta realizar a compra clicando por aqui.

Claudia Ohana diz que arrasou em cover de Nirvana, mas volta atrás: “errei”

Compartilhar