Fotos: Divulgação Juliette - plágio Emicida

Com Juliette, campanha da Bauducco sai do ar após sérias acusações

Juliette e Duda Beat viram seus nomes em meio a um furacão de críticas após o lançamento de ‘Magia Amarela‘.

A canção, que fazia parte de uma campanha publicitária para a marca de alimentos Bauducco, recebeu acusações de plágio e apropriação do projeto AmarElode Emicida.

Evandro Fióti, empresário e irmão do rapper, não poupou palavras, afirmando que a situação ilustra uma falta de ética nesse mercado [musical]”. Ele pretende levar o assunto aos tribunais.

O público, especialmente os fãs de Fióti e Emicida, notou semelhanças gritantes entre as duas obras, tanto no nome como na estética visual. Ambos os projetos envolvem referências a vitrais e até mesmo as tipografias dos títulos são parecidas.

Em uma transmissão ao vivo pelo Instagram, Evandro Fióti falou: “Reflitam sobre isso de verdade. Tem banda de artistas brancos, que a gente encontra em todo lugar, que mal lançou um disco e em um ano já ganhou o Grammy. A gente levou 12 anos para ganhar o Grammy. E o trabalho com o qual a gente ganhou o Grammy acabou de ser roubado conceitualmente“.

Ele ainda acrescentou:Tem noção do ódio que isso gera? Tem noção da vontade de botar fogo em tudo? É isso o que eles esperam da gente, mas não vou usar essa arma”.

O mais curioso é que a equipe por trás de ‘AmarElo’ e a marca Bauducco relataram uma chance de fazer uma colaboração, mas as conversas não avançaram devido à falta de acordo mútuo.

Veja também:
Jorge e Mateus celebram 20 anos de carreira com nova turnê em 2025

Desenvolvida como parte da estratégia de divulgação da nova identidade visual da Bauducco, ‘Magia Amarela‘ foi composta por Daniel Ferrara, Giana Atalhaus e Guga Meyra e teve sua estreia em um evento corporativo da empresa.

Juliette - Duda Beat - Emicida

Fotos: Reprodução/Instagram

Juliette no olho do furacão

Juliette, que já foi acusada de plágio várias outras vezes, se declarou apenas via assessoria de imprensa. 

“Informamos que a música ‘Magia Amarela’ faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual”. Ela também revelou que sua equipe está em diálogo com os organizadores da campanha para mais informações.

Duda Beat, por sua vez, publicou e depois apagou um post sobre o assunto no Instagram. Em uma mensagem no X/Twitter, ela mencionou que Felipe Vassão, um dos compositores do projeto ‘AmarElo‘, teria participado inicialmente da equipe de ‘Magia Amarela’.

Vassão, por sua vez, rapidamente desmentiu a alegação, dizendo:Não tenho nenhum envolvimento com a nova música ‘Magia Amarela’ da Juliette e Duda Beat”.

Diante do tumulto, a Bauducco anunciou o cancelamento da campanha. Em nota, a empresa esclareceu que a iniciativa tinha “o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico de sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos”.

A marca também enfatizou que Juliette e Duda Beat não tiveram nenhum envolvimento no processo criativo do projeto. Esquisito, né?

Plágio? Manu Gavassi acusa Juliette de copiá-la em videoclipe: ‘extremamente triste’