Thomas Ceccon, campeão olímpico dos 100m costas nas Olimpíadas de Paris 2024, se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais no último domingo (4). O atleta italiano foi flagrado dormindo no gramado, do lado de fora da Vila Olímpica.
O ato inusitado foi motivado pelo intenso calor e pela ausência de ar-condicionado nos quartos dos atletas. Ele também reclamou do barulho no local.
O responsável pelo flagra foi o remador saudita Husein Alireza, que compartilhou a imagem nas Stories do Instagram junto com a frase: “Descanse hoje, conquiste amanhã”.
“O irmão conseguiu seu descanso e abocanhou a medalha de ouro”, escreveu um internauta que compartilhou o vídeo.
Nos últimos dias, a capital francesa vem enfrentando uma onda de calor severa, com temperaturas chegando a uma sensação térmica de 40°C.
A ausência de climatização nos dormitórios da Vila Olímpica gerou inúmeras críticas dos atletas de diversas nacionalidades, incluindo Ceccon.
“Não há ar-condicionado na Vila, é quente. E a comida é ruim. Muitos atletas se mudam por esse motivo: não é um álibi ou uma desculpa, é a realidade do que talvez nem todos saibam. Normalmente, quando estou em casa, sempre durmo à tarde. Aqui, eu realmente luto entre o calor e o barulho“, declarou Ceccon durante uma coletiva de imprensa recente, conforme reportado pelo ‘Daily Mail’.
Veja imagens do atleta dormindo no gramado:
Problemas na Vila Olímpica
O Comitê Olímpico Internacional (COI) justificou a falta de ar-condicionado nos quartos por razões ambientais.
Entretanto, alguns comitês olímpicos, como o do Brasil, decidiram investir do próprio bolso para proporcionar conforto aos seus atletas.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) desembolsou cerca de R$ 290 mil para a instalação dos aparelhos de ar-condicionado nas acomodações dos brasileiros.
Thomas Ceccon, aos 23 anos, é uma das estrelas do esporte italiano e da natação mundial. Além de conquistar o ouro nos 100m costas, o nadador também garantiu o bronze no revezamento 4x100m livre em Paris.
Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, Ceccon já havia se destacado ao ganhar uma prata nos 100m costas e um bronze no revezamento 4x100m medley.
A onda de calor em Paris não afetou apenas o desempenho dos atletas, mas também destacou questões ambientais e logísticas na organização dos jogos.
A falta de ar-condicionado na Vila Olímpica foi uma decisão consciente voltada para a sustentabilidade, mas acabou gerando desconforto e críticas entre os participantes.
O impacto do calor e a reação dos atletas nas redes sociais trouxeram à tona discussões sobre o equilíbrio entre sustentabilidade e bem-estar dos competidores, enfatizando a importância de condições adequadas para o desempenho esportivo de alto nível.
Confira o vídeo do atleta dormindo na grama por conta do calor, que viralizou nas redes sociais:
Italy's Swimmer, Thomas Ceccon sleeping outside because he was fed up with no A/C in the Olympic village. Bro, got his rest and locked🥇 pic.twitter.com/YIjjG3lwFo
— Del Walker 🇵🇸 (@TheCartelDel) August 4, 2024
Fonte: X
#COMENTE