Coldplay presenteia os fãs

colocou em seu site uma nova versão da música

colocou em seu site uma nova versão da música “Viva la Vida”

O grupo britânico Coldplay colocou em seu site uma nova versão da música “Viva la Vida”, adaptada por Thin White Duke – pseudônimo do produtor Stuart Price -, para que os fãs possam fazer download até 5 de janeiro.

Agora que seu último álbum aparece, quase por unanimidade, como um de mais destaque de 2008, os músicos britânicos colocaram na internet um remix de “Viva la Vida” feito por Thin White Duke, que já trabalhou com músicas de Madonna, Keane e The Killers.

Assim como outros grupos, como o Muse, que todos os anos deixavam nesta data uma música inédita para os fãs, o Coldplay quis agradecer com este presente “o incrível apoio recebido durante 2008”, segundo afirmam no próprio site.

Além disso, o Coldplay também incluiu em sua página na internet um vídeo no qual, com gorros de Natal, interpretam uma música natalina junto com o ator Simon Pegg.

O curioso é que a banda escolheu para uma nova versão exatamente a música envolvida em um processo de plágio. No começo do mês, o guitarrista Joe Satriani moveu uma ação por infração de direitos contra o Coldplay, dizendo que seu single “Viva La Vida” incorpora “partes originais substanciais” de sua canção de 2004 “If I Could Fly”.

Veja também:
John Lennon decidiu o fim dos Beatles, diz Paul McCartney

A banda de rock britânica negou a acusação, dizendo que quaisquer semelhanças foram “inteiramente coincidentes”. O guitarrista quer levar o caso a julgamento popular, pede indenização por danos e “quaisquer e todos os lucros” atribuíveis à alegada infração de direitos autorais.

“Joe Satriani é um grande músico, mas ele não escreveu nem exerceu qualquer influência sobre a canção ‘Viva La Vida’ . Pedimos respeitosamente que ele aceite nossas declarações nesse sentido e lhe desejamos boa sorte em seus trabalhos futuros.”, disse a banda em comunicado divulgado no site.

Compartilhar