Ed Sheeran dá “jeitinho” para fugir de acusação de plágio por “Shape Of You”

'Shape Of You' tem sido comparada a'No Scrubs', do trio TLC (Divulgação)

‘Shape Of You’ tem sido comparada a ‘No Scrubs’, do trio TLC (Divulgação)

Ed Sheeran já foi acusado de plágio algumas vezes nos últimos tempos. Músicas como “Photograph” e “Thinking Out Loud”, por exemplo, foram contestadas por autores de outras composições.

O caso mais recente a envolver Ed Sheeran relaciona o seu hit mais recente, “Shape Of You”, a uma música do trio pop TLC. A canção de Sheeran tem sido comparada à faixa “No Scrubs”, lançada pelo grupo feminino ainda na década de 1990.

As comparações entre as duas músicas começaram a surgir, inicialmente, nas redes sociais. Internautas montaram as canções em série para mostrar as semelhanças melódicas que existem entre elas.

Tratava-se de um prato cheio para que representantes do TLC acionassem Ed Sheeran na justiça, para cobrar direitos autorais e outros valores envolvidos. No entanto, Sheeran e sua equipe tomaram uma atitude curiosa para evitar qualquer processo.

No banco de dados da ASCAP, organização americana de controle de compositores e editores musicais, Ed Sheeran e seus representantes solicitaram uma atualização nos créditos de “Shape Of You”. Inicialmente, apenas os nomes de Sheeran e do produtor Steve Mac constavam na autoria da canção. Agora, foram acrescidos os nomes de Johnny McDaid, Kandi Burruss, Tameka “Tiny” Cottle e Kevin “Shekspere” Briggs.

Os nomes dessas quatro pessoas que entraram posteriormente são, justamente, os compositores de “No Scrubs”, do TLC. Desta forma, todos os envolvidos receberão pelos direitos autorais de “Shape Of You” – e não precisarão acionar Sheeran judicialmente.

Veja também:
Saiba quais são os astros da música mais bem pagos do mundo atualmente

Além de se tratar de uma estratégia inusitada, Ed Sheeran praticamente admite que copiou a melodia de “No Scrubs” na concepção de “Shape Of You”. Apesar do caso ter chegado a público, até o momento, nenhum envolvido se manifestou oficialmente sobre o tema.

Ouça, abaixo, um vídeo que compara as duas músicas:

No registro abaixo, uma internauta divulga um vídeo em que canta e toca, no piano, as duas canções. Confira:

Por Igor Miranda (@silvercm)

#comentários

Compartilhar