Estudo mostra músicas que médicos adoram e odeiam ouvir enquanto fazem cirurgias

Bee Gees (foto) e Pink Floyd estão entre bandas adoradas (Divulgação)

Bee Gees (foto) e Pink Floyd estão entre bandas adoradas (Divulgação)

O Hospital Universitário do País de Gales, em Cardiff, Reino Unido, fez uma pesquisa que mostra quais as músicas que os médicos adoram e odeiam ouvir enquanto realizam procedimentos cirúrgicos.

A animada “Stayin´ Alive”, dos Bee Gees, foi uma das mais citadas pelos médicos na parte de canções adequadas para o momento. Em contraponto, a tranquila “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, também é adorada pelos doutores durante as cirurgias.

Aparentemente, não houve muito critério entre as faixas escolhidas como inadequadas para o momento. “Another One Bites The Dust”, do Queen, e “Scar Tissue”, do Red Hot Chili Peppers, não são recomendadas para serem escutadas ao longo dos procedimentos cirúrgicos.

Outra pesquisa, do British Medical Journal, revela que 80% dos médicos e enfermeiros preferem ouvir música durante o trabalho na sala de cirurgia. Foi constatado que a prática melhora a qualidade do procedimento. Geralmente, a trilha sonora é escolhida pelo cirurgião-chefe – ou seja, respeito à hierarquia.

Veja a lista de melhores e piores músicas para se ouvir durante uma cirurgia, de acordo com os médicos do Hospital Universitário do País de Gales:

Recomendadas

“Stayin´ Alive” – Bee Gees

“Smooth Operator” – Sade

“Wake Me Up Before You Go-go” – Wham!

“Comfortably Numb” – Pink Floyd

Veja também:
Ex-funcionária pede R$ 1 milhão de indenização a Aline Barros: 'me demitiu por ser gay'

“Fix You” – Coldplay

Não recomendadas

“Another One Bites The Dust” – Queen

“Everybody Hurts” – R.E.M.

“Knives Out” – Radiohead

“Scar Tissue” – Red Hot Chili Peppers

“Knockin´ On Heaven´s Door” – Bob Dylan

Por Igor Miranda