Foto: Reprodução/TV Globo Fernanda - BBB

Pra piorar, fala polêmica de Fernanda foi na ‘semana da Síndrome de Down’

Fernanda, participante do  ‘Big Brother Brasil 24’, causou grande polêmica e mal-estar ao fazer comentários considerados capacitistas em relação a outra competidora, Beatriz. A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down não demorou a reagir, publicando uma nota de repúdio.

  • Hey! Que tal dar uma olhadinha nas ofertas do dia? Depois não vai dizer que eu não avisei! Basta clicar aqui. Tem descontos em TODAS as categorias.

Durante uma conversa, Fernanda descreveu Beatriz como “dodói” e mencionou que estava faltando cromossomo ali, levantando uma onda de indignação.

A organização expressou profunda preocupação com a veiculação de tais comentários em um programa de grande audiência, especialmente na semana dedicada à conscientização da síndrome de Down, marcada pelo dia 21 de março.

A data tem como objetivo esclarecer sobre essa condição genética e combater o preconceito ainda enraizado na sociedade.

A nota ressalta o paradoxo das falas de Fernanda, considerando sua condição de mãe de uma criança com autismo, que enfrenta desafios diários de inclusão.

A Federação solicita que a TV Globo tome providências, exija uma retratação da participante e promova conteúdo educativo sobre a síndrome de Down e outras condições similares.

Além disso, o comunicado lembra que atitudes e comentários discriminatórios podem configurar crime, conforme estabelecido pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Esta enfatiza a igualdade e a necessidade de combater a discriminação em todas as suas formas.

Veja também:
BBB 24: público descobre que Fernanda já foi presa por crime 'inusitado'

Confira a fala de Fernanda:

Conscientização sobre Síndrome de Down

A polêmica surgiu em um momento crucial para a conscientização sobre a síndrome de Down, com várias iniciativas programadas em todo o país.

No Senado Federal, personalidades como a jornalista e pedagoga Melina Sales e a professora de Educação Física Priscilla Mesquita de Almeida foram convidadas a falar sobre o tema, destacando suas experiências pessoais e profissionais.

No Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Fiocruz se uniram para criar uma cartilha educativa, enquanto o Centro Universitário Maurício de Nassau, em Recife, organizou uma série de oficinas abordando a síndrome de Down, demonstrando a importância da inclusão e do respeito à diversidade.

Confira um trecho da Nota de Repúdio emitida pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down:

“Assim, tais comentários atentam contra a Convenção e contra as pessoas. Reforçamos que este comportamento implica na continuação estrutural do preconceito contra as pessoas com deficiência, infringindo a lei n° 13.146/15 (LBI – Lei Brasileira de Inclusão) que deixa bem claro, em seu Art. 88, que é crime praticar, induzir ou incitar discriminação contra pessoas em razão de sua deficiência.”

Equipe de Fernanda se pronuncia de novo

Em um desenvolvimento recente que tem gerado muitas discussões, a equipe de Fernanda, participante do ‘Big Brother Brasil 24’, veio a público na última terça-feira (19), para se posicionar sobre as declarações polêmicas feitas pela confeiteira dentro do reality.

Veja também:
Em busca da Alma Gêmea: afinal, quantas vezes o cantor Fábio Jr. já se casou?

Fernanda, que se tornou centro de uma grande controvérsia por seus comentários considerados capacitistas em relação a outra concorrente, Beatriz, recebeu um comunicado oficial de sua própria equipe, expressando claramente que tais atitudes não são endossadas por eles.

O pronunciamento destaca: “Não existe desculpa plausível capaz de apagar ou diminuir a dor de todos PCDs e suas famílias nesse momento. Fernanda errou e ponto. Independente da intenção, foi uma fala infeliz.

Além disso, a equipe de Fernanda enfatizou seu compromisso com a conscientização e o respeito às pessoas com deficiência (PCDs) e suas famílias.

“Enquanto equipe, não compactuamos com o que foi dito e temos ciência que também é nosso papel alertá-la sobre o assunto aqui fora, para que ela possa compreender e se retratar com outras mães que travam batalhas semelhantes as dela”, afirmaram os administradores das redes sociais da participante.

Com essa declaração, a equipe também ofereceu carinho, respeito e compreensãoa todas as pessoas com deficiência e suas famílias, reconhecendo a importância de um diálogo aberto e empático sobre essas questões.

  • Hey! Que tal dar uma olhadinha nas ofertas do dia? Depois não vai dizer que eu não avisei! Basta clicar aqui. Tem descontos em TODAS as categorias.

Participante é criticada após fala polêmica sobre ‘matar os filhos’ no BBB

Sou jornalista, mas nas horas vagas gosto de fingir que sou influenciador digital. Me segue no insta! @meunomenaoedolfo

Compartilhar