Fotos: Divulgação

Por que grandes nomes do sertanejo estão fora da Festa do Peão de Barretos?

Se você, por acaso, é fã de música sertaneja, já deve ter notado que a Festa do Peão de Barretos 2019 conta com algumas ausências importantes. Certos nomes, que estão entre os mais importantes da cena atual, não foram incluídos na grade de apresentações.

Isso, é claro, isso levanta algumas especulações. Figurando entre os mais tocados do ano até agora, não seria natural que o maior evento do nicho trouxesse shows, por exemplo, de Marília Mendonça e Zé Neto e Cristiano? Outras ausências sentidas pelo público da festa são as duplas Henrique e Juliano e Maiara e Maraisa.

Leo Dias, colunista do portal ‘Uol’, destacou em publicação recente que todos os artistas citados trabalham para o mesmo escritório: a WorkShow. Segundo o jornalista, a empresa já vem se desentendendo com a organização da festa de Barretos desde o ano passado.

Agora, de acordo com Dias, eles decidiram criar empecilhos para que seus contratados tocassem no festival e os organizadores optaram por não ceder, deixando-os de fora da programação de 2019.

Como o cachê da festa de Barretos é reconhecidamente baixo, já que o festival é realizado em prol do Hospital do Câncer do município, a WorkShow decidiu engessar, segundo o jornalista, e pediu os valores normais que já cobra por apresentações de seus artistas. A organização do evento não teria topado.

Suposta origem da confusão entre Barretos e WorkShow

Leo Dias apontou que tudo começou na festa de 2018, quando o show de Gusttavo Lima no evento seria gravado para ser transformado em DVD. Ostentando o título de embaixador pelo segundo ano consecutivo (ele, inclusive, foi o primeiro na história a receber essa regalia), o cantor contou com alguns luxos que, segundo o jornalista, teriam incomodado Henrique e Juliano.

Além disso, a dupla Zé Neto e Cristiano havia sido convidada para o cargo de embaixadores da festa neste ano. Pouco tempo depois, o convite teria sido retirado. Leo Dias afirma que a situação envolve uma grande marca de cerveja: os executivos teriam se ofendido com um vídeo caseiro da dupla dizendo que só consumiam bebida de outra empresa.

As alfinetadas de Maiara e Maraisa contra Simone e Simaria, algo de conhecimento público, também não teriam caído bem. As irmãs baianas foram escolhidas, finalmente, para o cargo de embaixadoras da festa, mas as gêmeas de Mato Grosso, sem oficializar nada, estavam sendo cotadas para o posto.

Na época, Maraisa chegou a usar as redes sociais para criticar a escolha, gerando burburinho entre os fãs.

A versão da organização da festa

Em nota enviada à imprensa, a organização da Festa de Peão de Barretos explicou as ausências dos nomes da WorkShow. Segundo os responsáveis pelo evento, a falta de alguns artistas é “natural”.

“A ausência de alguns artistas é natural, uma vez que as decisões da programação são impactadas por razões que vão desde a disponibilidade de agenda dos artistas, compatibilidade de objetivos entre contratante e contratado e até por negociações financeiras ou contratuais”, disse a organização da Festa do Peão de Barretos.

Veja também:
Marília Mendonça canta música feita para o filho que está esperando; confira