
Ausência de Anitta gerou comentários e memes nas redes sociais (Reprodução)
O rapper porto-riquenho Residente, que é também escritor, cineasta, fundador do Calle13 e já ganhou 24 estatuetas, foi o artista com mais indicações: nove ao total. Na sequência vem o colombiano Maluma, que gravou Sim ou Não com Anitta, com 7 indicações; Shakira, com 6; Juanes e Mon Laferte, com 5 cada um, e Luis Fonsi, do fenômeno ‘Despacito’, com 4 indicações.
Entre os brasileiros que concorrem com latinos em categorias mistas estão Cesar Camargo Mariano, pelo CD ‘Joined’; Antônio Adolfo, por ‘Hybrido/ From Rio to Wayne Shorter’; e Eliane Elias, por Dance of Time. Hamilton de Holanda divide com Marcos Portinari e Daniel Santiago a indicação para produtor do ano pelo álbum ‘Casa de Bituca’.
Há ainda as categorias dedicadas à música brasileira. Concorrem a melhor álbum de MPB Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise (‘Dos Navegantes’), Alexandre Pires (‘DNA Musical’), Silva (‘Silva Canta Marisa’) e o português António Zambujo (‘Até Pensei Que Fosse Minha’, com músicas de Chico Buarque). Tiago Iorc, a dupla AnaVitória, Ludmilla e Mano Brown estão entre os indicados para melhor álbum pop. E concorrem a disco de rock/alternativo Curumim (‘Boca’), Metá Metá (‘MM3’) e Nando Reis (‘Jardim Pomar’).
Nando Reis está, também, entre os indicados para melhor canção com Só ‘Posso Dizer’. Entre as músicas indicadas estão ‘Noturna’ (Marisa Monte, Silva & Lucas Silva), ‘Pé na Areia’ (Cauique, Diogo Leite & Rodrigo Leite), ‘Trevo’ (Ana Caetano & Tiago Iorc) e ‘Triste, Louca ou Má’ (Francisco, El Hombre). Na categoria álbum de música cristã em português estão Fabio de Melo, com ‘Clareou’, e Aline Barros, com ‘Acenda a Sua Luz’.
Ausência de Anitta
Apesar de muitos artistas brasileiros de renome terem sido anunciados, a ausência de Anitta chamou a atenção de parte do público. Além de surpresa, a não-indicação da cantora gerou indignação em seus fãs, que se manifestaram nas redes e destacaram sua importância e popularidade para a música brasileira.
Outros internautas, no entanto, reagiram com memes à ausência da cantora na lista dos melhores artistas latinos de 2017.
Veja algumas publicações feitas no Twitter sobre o assunto:
anitta foi barrada no grammy latino será se ela vai anunciar a própria premiação de música latina pic.twitter.com/fdFyV0Bz5i
juan (@kingzcyrus) 26 de setembro de 2017
anitta foi ignorada mais uma vez pelo grammy latino, a luta continua pic.twitter.com/klLz644aWi
anitto (@stopgley) 26 de setembro de 2017
“fandom da anitta ta revoltado porque a a fav não foi indicada ao grammy latino”
o fandom: pic.twitter.com/COEl55jkmI
karol (@anittxz) 26 de setembro de 2017
Cadê a Ivete Sangalo e Anitta no Grammy Latino eu não aceito tamanha audácia pic.twitter.com/D0w1lPH7Zm
Lucas Henrique (@lucassampa24) 26 de setembro de 2017
Gente amo a Anitta mais qual categoria do grammy latino ela seria indicada se ela lançou álbum só em 2015 so lançou paradinha e WISY
FLA😘 (@twomorroowland) 26 de setembro de 2017
anitta e pabllo injustiçadas do grammy latino mas felizmente lud representando a trindade do pop brasileiro
WILL I SEE YOU (@comentsbr) 26 de setembro de 2017
não acredito que a anitta não foi indicada ao grammy latino sendo que é a brasileira mais tocada atualmente em três linguas
Matheus Caseca (@casecando) 26 de setembro de 2017
Por Igor Miranda (@silvercm) e Estadão Conteúdo