Internautas acusam Luiza Possi de plagiar Scalene em nova música e clipe

Cantora se viu em meio à polêmica acusação de plágio (Divulgação)

Cantora se viu em meio à polêmica acusação de plágio (Divulgação)

Na última sexta-feira (1), a cantora Luiza Possi esteve entre os assuntos mais comentados na web. Em parceria com o cantor paraense De Maria, a filha de Zizi lançou sua mais nova música e clipe: ‘Amanheceu’.

Os internautas, entretanto, chamaram a atenção para um fenômeno curioso. A princípio, todos acharam coincidência que o título da música era o mesmo de uma canção da banda brasiliense Scalene.

Em seguida, começaram a perceber e apontar que as semelhanças não acabavam por aí. Usuários das redes sociais acreditam que a letra da música, o arranjo acústico e o próprio videoclipe guarda semelhanças até demais com o trabalho do Scalene.

Isso gerou uma onda de repercussão negativa de fãs da banda, que acusam Luiza de plágio. Veja os dois vídeos e compare:

RESPOSTA

No sábado (2), os envolvidos na polêmica decidiram se pronunciar e tentaram se defender. Pelo Twitter, o paraense De Maria afirmou que não conhecia a canção do Scalene até então. Segundo ele, a letra foi escrita em agosto de 2017 e apresentado ao produtor Rick Bonadio em outubro.

Leia trechos da declaração:

“Ontem (01/06), vi pela primeira vez o clipe da @bandascalene e não há qualquer semelhança entre as canções a não ser o título e as polaróides utilizadas no vídeo. Minha carreira não começou agora e sempre tive a essência de um sonhador. Hoje vivo este sonho que é fazer a minha música alcançar um público maior. Nunca foi do meu caráter me apropriar das músicas de ninguém. A brevidade da vida já foi inspiração pra tantos cantores, poetas e artistas pelo mundo. Eu sou um desses e amanhã podem vir outros que se dediquem a isso! Sempre acreditei que a Arte é a celebração de pensamentos, ideias e visões de mundo. Fazemos música por acreditarmos em algo maior e em como isso reverbera na história de cada um que nos ouve. Meu sincero respeito por todos aqueles que fazem da sua voz a propagação do bem.”

Veja também:
Vocalista da banda Huntress, Jill Janus comete suicídio aos 43 anos

Luiza Possi também reagiu e optou por uma resposta mais amigável. Também pelo Twitter, ela apenas afirmou que não conhecia a canção – mas que tinha ouvido e gostado. Ela também sugeriu que adoraria conhecer em breve o Scalene. Por fim, agradeceu Bonadio e De Maria pelo convite.

Já o produtor apenas retuitou a declaração de De Maria. A banda Scalene não se manifestou sobre o assunto.

Após as respostas dos envolvidos, fãs continuaram com as acusações. Alguns deles, no entanto, passaram a acreditar em uma versão que isenta Luiza: ela teria sido “usada” por Bonadio e De Maria.

*Por José Elias Mendes