Iron Maiden é acusado de plágio em nova música por Uriah Heep

Iron Maiden é acusado de plágio em nova música por Uriah Heep

'The Red And The Black', do Iron Maiden, foi alvo da acusação (Divulgação)

‘The Red And The Black’, do Iron Maiden, foi alvo da acusação (Divulgação)

“The Book Of Souls”, novo disco do Iron Maiden, é um sucesso. O álbum chegou ao topo das paradas de 24 países – inclusive o Brasil.

Apesar do êxito, uma polêmica sobre uma música do novo disco tomou conta das redes sociais nos últimos dias. No fim da semana passada, o perfil da banda Uriah Heep no Facebook publicou que a música “The Red And The Black”, do Maiden, seria muito semelhante a “I Hear Voices”, lançada pelo Heep em 1998.

“Ouça a essa nova música do Iron Maiden do álbum Book Of Souls. Logo depois da introdução [de baixo]. Isso é I Hear Voices, do [disco de 1998] Sonic Origami, ou o quê?”, afirma a publicação do perfil oficial do Uriah Heep. Apesar da postagem no Facebook, nenhuma acusação foi formalizada em âmbito judicial. Até o momento, nenhum integrante do Iron Maiden se manifestou oficialmente sobre o assunto.

Não é surpresa a semelhança. O Uriah Heep, um dos grandes nomes do hard rock da década de 1970, é uma das influências declaradas do Iron Maiden, que também absorveu muito o som de bandas como Thin Lizzy e Wishbone Ash. Veja abaixo a publicação no Facebook e compare as músicas:

Listen to this new Iron Maiden song from the Book of souls album. Right after the intro. This is "I hear voices" from Sonic Origami or what? https://www.youtube.com/watch?v=ov31p8Ue0P8

Posted by Uriah Heep on Quinta, 17 de setembro de 2015

https://www.youtube.com/watch?v=ov31p8Ue0P8

Veja também:
Ricky Martin: como o astro se assumiu gay e por que demorou tanto para isso

Por Igor Miranda

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar