Janis Joplin, a Rainha do Rock n’ Roll, completaria 70 anos

Janis Joplin; consagrada por sua voz, atitude e intensidade, a “Rainha do Rock n’ Roll” completaria 70 anos no próximo sábado. Antes dela, as mulheres no universo musical tinham que ter por obrigação bons modos, elegância e comportamento exemplar. Joplin quebrou todos esses tabus e conquistou o público com um vocal gritado e muita entrega no palco.

Bebidas, drogas e muita música… Esse era o dia a dia da cantora que começou a ganhar a vida assim que saiu do Texas e foi para San Francisco, Califórnia. Inspirada em grandes nomes do blues e folk como Bessie Smith e Billie Holiday, pouco tempo depois foi considerada “a maior cantora de blues da sua geração”.

Já como estrela, Joplin protagonizava escândalos em suas apresentações e no cotidiano. Em sua breve passagem pelo Brasil, a cantora fez topless na praia de Copacabana, cantou em bordéis, foi expulsa do Copacabana Palace por nadar nua na piscina e quase foi presa por suas atitudes, digamos, excêntricas. Enfim a frase “sexo, drogas e rock n’ roll” estava personificada.

O álbum que gravou em 1967 com a banda de acid rock Big Brother and the Holding Company saiu poucos dias depois da participação explosiva da banda no Monterey Pop, festival em que Jimi Hendrix queimou sua guitarra no palco.

Janis lançou seu principal álbum em 1968, “Cheap Thrills”. De gênio difícil, largou o Big Brother e formou a Kozmic Blues Band. Com ela gravou o disco “I Got Dem Ol’ Kozmic Blues Again Mama!”, em 1969, e se apresentou no festival de Woodstock.

Veja também:
Lembra dele? Longe do É O Tchan, Jacaré vive atualmente com a família no Canadá

Brigou mais uma vez com os integrantes e logo arranjou outro grupo, Full Tilt Boogie Band. O resultado só seria ouvido em 1971, no disco póstumo “Pearl”.

Janis foi encontrada morta num hotel em Los Angeles, no dia 4 de outubro de 1970, aos 27 anos, vítima de overdose de heroína e possivelmente combinada com álcool.

Janis Joplin é lembrada até hoje pela voz marcante e pelos temas de dor e perda que escolhia para suas canções. Definitivamente deixou saudades.

https://www.youtube.com/watch?v=YhLinEY7Zn8

Por Reuel Almeida

Compartilhar