Foto: Divulgação João Donato

João Donato, famoso pianista e compositor, morre aos 88 anos

João Donato – grande nome da música brasileirafaleceu aos 88 anos na madrugada desta segunda-feira (17) no Rio de Janeiro. Instrumentista, arranjador, cantor e compositor, deixa um legado inestimável no cenário musical do país.

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

A causa da morte foi uma série de complicações de saúde, sendo que na semana passada ele havia sido hospitalizado devido a uma infecção pulmonar. A triste notícia foi confirmada pela família do músico através das redes sociais.

Em uma homenagem ao artista publicada na internet, a família escreveu:Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias. Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo”.

A cerimônia de despedida do músico será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, conforme a família informou. O horário ainda será divulgado.

Resta aos fãs e admiradores de João Donato lembrar da importante contribuição dele para a música brasileira e sentir falta da sua inovação e versatilidade.

João Donato - piano

Foto: Divulgação

A trajetória de João Donato

Nascido em 1934, no Acre, João Donato começou sua jornada musical tocando piano clássico. Ainda no fim da década de 1940, Donato deixou sua terra natal para morar no Rio de Janeiro, onde floresceu como pianista, compositor e arranjador, impactando gerações de músicos com seu estilo autêntico e revolucionário.

Veja também:
Junior abre o jogo e revela os segredos por trás da icônica foto na banheira de miojo

Fã de uma variedade de gêneros, Donato introduziu em sua obra influências da bossa nova, do samba, do jazz e da música eletrônica. Suas habilidades excepcionais ao piano e sua visão inovadora lhe valeram um lugar de destaque e respeito no cenário musical.

João Donato fez grandes parcerias ao longo da carreira, com artistas tanto nacionais quanto internacionais, como: Tom Jobim, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Astrud Gilberto e Mongo Santamaria.

Durante sua carreira, Donato emplacou vários hits como ‘A Rã‘, ‘Amazonas‘, ‘Bananeira‘ e ‘Até Quem Sabe‘. Ele foi, também, um precursor na experimentação musical, adotando sons eletrônicos em suas composições e desbravando novos caminhos para a música.

O extraordinário talento de Donato foi reconhecido internacionalmente em 2010, quando ganhou um Grammy Latino na categoria de ‘Melhor Álbum de Jazz‘ pelo trabalho em ‘Sambolero‘.

Já em 2018, recebeu um ‘Prêmio da Música Brasileira’. Além disso, teve mais duas indicações ao Grammy Latino:

Em 2016 na categoria de ‘Melhor Álbum Instrumental‘ com ‘Donato Elétrico’ e, em 2022 na categoria de ‘Melhor Álbum de Música Popular Brasileira’, com ‘Síntese do Lance’.

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

Relembre um dos sucessos da carreira de João Donato:

Veja também:
11 anos sem Chorão: os detalhes que nunca te contaram sobre a morte do vocalista do Charlie Brown Jr.

Luiz Schiavon, tecladista e fundador do RPM, morre aos 64 anos de idade

Compartilhar