Foto: Djenifer José Loreto - Paixão de Cristo - Nova Jerusalém

José Loreto vive transformação ao interpretar Jesus na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Interpretar Jesus em Nova Jerusalém não é apenas um desafio artístico, mas uma vivência profunda, segundo José Loreto. O ator dá vida ao protagonista do espetáculo Paixão de Cristo, encenado todos os anos no maior teatro ao ar livre do mundo, em Pernambuco. Em entrevistas recentes, ele revelou que interpretar o papel está sendo uma verdadeira transformação em sua jornada pessoal e profissional.

“É uma experiência que vai além da arte personificar esse Jesus, esse personagem tão mundial, tão importante. Estou muito feliz”, afirmou Loreto durante as gravações dos filmes promocionais do espetáculo.

Com estreia marcada para este ano, Loreto tem se dedicado intensamente ao personagem. Em conversa com o Canal de Léo Dias, ele contou que está mergulhado em leituras e pesquisas: “Estou me preparando muito para fazer esse Jesus e tenho certeza de que vai ser lindo e vou convencer todo mundo”.

O ator também destacou como o processo de caracterização tem sido tocante: “Esse processo de transformação me dá mais gás, me dá mais motivação, me deixa mais interessado em viver essa outra vida de Jesus”, disse.

A peça tem um histórico de transformar a visão de quem interpreta Jesus. Em 2023, Allan Souza Lima compartilhou como o papel reacendeu sua espiritualidade:

Jesus é um personagem universal. É uma história que mexe com a fé de muita gente e vem mexendo com a minha. Depois de 14 anos eu voltei a rezar”, declarou.

José Loreto - Jesus - peça

Foto: Djenifer

No ano anterior, Gabriel Braga Nunes também falou sobre o impacto do papel. Mesmo sem seguir uma religião, o ator destacou que o conteúdo da peça o fez refletir sobre valores essenciais.

Veja também:
Luan Santana completa 34 anos e celebra nova fase como pai

“É uma história que independe de religião, porque estamos falando sobre o bem, sobre ética, sobre comportamento. É uma chave revolucionária”, disse em entrevista ao ‘G1’.

Mas talvez o relato mais intenso tenha sido o de Juliano Cazarré, que viveu Jesus em 2019. Para ele, a experiência foi um divisor de águas em sua vida espiritual:

“Interpretar não aumentou a minha fé. Me trouxe a fé. Eu não tinha a fé. Foi o fato de eu ter ido fazer Jesus na Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, que me trouxe a fé”, revelou ao ‘Blog Lumine TV’.

Apesar do conteúdo bíblico, a peça não tem caráter religioso, segundo Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, entidade responsável pela montagem. “A peça aborda uma temática religiosa, mas não tem como foco a religião. Tanto é que a maior parte do público, cerca de 70%, vê a Paixão como entretenimento”, explica.

Ainda assim, ele reconhece que o espetáculo vai além do entretenimento. A encenação tem se tornado uma experiência emocional e espiritual, tanto para o público quanto para o elenco. Isso se deve, em grande parte, à fidelidade com que o texto foi escrito: “Todas as falas proferidas por Jesus na encenação são exatamente como estão na Bíblia”, afirma Pacheco.

Idealizada por Plínio Pacheco, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é hoje um dos eventos mais marcantes da Semana Santa no Brasil. A cada ano, atrai milhares de pessoas, tocando não apenas pela grandiosidade da produção, mas também pelas mensagens universais de amor, fé e transformação que carrega.

Veja também:
Por que Britney Spears raspou o cabelo e ficou careca em 2007?

Com José Loreto no papel principal, a expectativa é que a nova temporada reforce ainda mais o poder dessa história milenar, capaz de emocionar quem assiste – e transformar quem a vive no palco.

Veja fotos dos atores que já atuaram como Jesus na peça – Jose Loreto, Juliano Cazarre, Allan Souza Lima e Gabriel Braga Nunes:

José Loreto e outros atores

Fotos: Divulgação

‘Se Jesus fosse vivo, tava no show de Pabllo Vittar’: Paulo Gustavo em cena polêmica